Buscar

ESTUDO DE CASO religião e religiosodades

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
O Brasil possui uma vasta diversidade de religiões, tendo em vista que o país possui influências de uma gama de culturas provindas de diferentes partes do mundo. As religiões são abraçadas por grande parte da população e influenciam no estilo de vida, no modo de pensar e se portar dos cidadãos. Tendo consciência de quão grande é essa variedade, a ONU estabelece uma articulação entre a diversidade religiosa e a Educação, pois é na educação que podemos modificar o pensamento e as atitudes das pessoas no sentido de promover a paz, é a partir das aulas de ensino religioso e de projetos que podemos prevenir conflitos e reconstruir a paz e a confiança entre pessoas de diferentes religiões. Deve-se procurar entender que o Ensino Religioso nas escolas tem como finalidade, ensinar ética, regras de convivência e outros temas transversais, que são importantes e relevantes para o ensino e que podem e devem ser ensinados. 
 A escola é um ambiente onde desenvolvem-se atitudes e valores, porém nos dias atuais um dos maiores problemas enfrentados no âmbito escolar é a violência, não somente física, mas muitas vezes a violência verbal. 
	Nos últimos tempos está sendo crescente o movimento de desenvolver a cultura da paz nas escolas, que acredito que somente através destes movimentos e das aulas de ensino religioso sendo ministradas por professores realmente capacitados que iremos ter resultados positivos nas escolas e consequentemente na sociedade. No cotidiano escolar precisa-se desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas, subsidiadas pelo conhecimento coerente das diferentes culturas e religiosidades assumindo e valorizando a diversidade cultural religiosa. 									O pluralismo religioso é uma característica marcante em nosso país, muitos segmentos têm sua fé marcada em tradições milenares, mesmo com tanto tempo em nosso meio é sempre difícil respeitar o que não conhecemos, daí a importância do diálogo, pois ele é uma das maneiras que trocarmos e aprendermos diversas vivencias religiosas dentro de uma sociedade. Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados aos valores. Dialogar, conhecer, estudar ou pesquisar o universo religioso são atividades que deveriam estar presentes em nosso dia a dia, para acabar com a falta de reconhecimento e com manifestações religiosas. 						Na minha cidade Muçum, Rio Grande do Sul, é uma cidade pequena e não temos tanta diversidade de religiões sendo praticadas, por ser uma cidade quase que a maioria católicos, as manifestações religiosas não acabam acontecendo com muita frequência, mas existe sim, na escola onde oferece ensino para os adolescentes sempre há algum tipo de discriminação. 			Recentemente podemos presenciar nas redes sociais e nas notícias da Globo.com, uma manifestação feita pelo cantor Latino via redes sociais mensagens preconceituosas e que contribuiu para alimentar a intolerância contra as religiões de matriz africana. 	Analisando o caso citado, continuo pontuando que o desconhecimento da diversidade religiosa, faz com que as pessoas se manifestam de forma agressiva contra algumas religiões cometendo manifestações desrespeitosas.									Enfim, para favorecer a cultura da paz, tanto na sala de aula, quanto na sociedade precisamos dar a oportunidade aos cidadãos para os conhecimentos das diversidades religiosas existentes em nosso país	, o diálogo e a informação são ferramentas eficazes para combater a intolerância religiosa nas escolas. Ao entender que as religiões são manifestações culturais legítimas, os estudantes podem aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Doca, no município de Muçum, situada no Rio Grande do Sul, poderia ser feito grupos de estudos das diferentes religiões existentes em nosso país e divulgar os resultados, através de um seminário aberto a comunidade escolar.

Continue navegando