2 pág.

Resumo Talamo

Disciplina:Anatomia II722 materiais26.058 seguidores
Pré-visualização1 página
Falta: Área 321, lesão em area associativa, loc das areas de broca e wernicke, vasc do tronco cerebral, nucleos talamicos.

Área 321 - Área somatossensorial primária (sensibilidade do corpo) – recebe fibras do VPL e VPM do tálamo.

Lesão em área associativa – Incapaz de entender a aferência (por exemplo, lesão das áreas 19 e 18, o indivíduo vê uma caneta-área 17 e olhos intactos- mas não consegue compreender que se trata do objeto caneta).

Broca - Lobo frontal esquerdo, lateralmente, área 44 de Brodmann.

Wernicke – Lobos parietal e temporal (parte da área parieto-têmporo-occipital).

Vascularização do tronco cerebral – não dado em aula, mas lá vai:
Ponte: ramos da artéria basilar das aa cerebelar anterior inferior e superior;
Bulbo: ramos da vertebral, espinhal anterior e posterior, posterior inferior do cerebelo e basilar;
Mesencéfalo: cerebral posterior, cerebelar superior e basilar.
Tálamo – estratégia comportamental
Grupo nuclear anterior – recebe fibras do feixe mamilo-talâmico e envia outras para o cíngulo; relaciona-se aosistema límbico.
Grupo nuclear medial (possui um núcleo medial dorsal –relacionado ás funções superiores, como as do córtex pré-frontal, By Gray)– eferência para o córtex pré-frontal e amígdala. Ambos relacionados ao sistema límbico.
Grupo nuclear lateral:
VA (ventral anterior) – aferência do globo pálido e eferência para área motora do lobo temporal;
VL (ventral lateral) – aferência do neocerebelo e mesma eferência do anterior;
VPL ventral póstero-lateral) – aferência do lemnisco medial e trato espinotalâmico lateral e eferência para áreas somestésicas (da sensibilidade) = giro parietal asendente(ou pós-central, or bust?);
VPM (ventral póstero-medial) – aferência do nervo trigêmeo (que conduz a sensibilidade da hemiface) e mesma eferência do anterior.
Núcleo pulvinar – uma pequena expansão na poção póstero do tálamo, onde estão os corpos geniculados, que retransmitem as aferências para as áreas apropriadas (o medial relacionado à audição, o lateral, à visão).
OBS.: PARA DECORAR: a soma do número das letras “a” é 3
medial + audição= 3As
lateral + visão = 3As.
Lâmina medular interna do tálamo – conjunto de fibras nervosas que formam um y, e marcam as divisões do tálamo; possuem núcleos (acúmulos de corpos de neurônios) intralaminares, os quais com o Núcleo Reticular do tálamo (externo ao mesmo) mandam fibras para a formação reticulada, e se relacionam ao fenômeno de despertar e dormir.
(mesma aula, mas não é mais tálamo)
Corpo de Luys – núcleo subtalâmico de controle motor, cuja lesão leva ao hemibalismo (movimentos amplos involuntários, ipsilaterais - do mesmo da - lesão em metade do corpo).
Habênulas+pineal= epitálamo, que é posterior a cavidade o diencéfalo; relacionado ao controle do ritmo circadiano e da função gonadal (pineal, pelo menos).