Buscar

Fórum Legislação Social e Trabalhista

Prévia do material em texto

Para responder ao questionamento do Fórum, analise a situação geradora de aprendizagem a seguir:
Uma empresa de pequeno porte, que atua no ramo da indústria têxtil, possui cerca de 12 empregados. Um deles, o Sr. Chevrolet da Silva, recentemente foi dispensado por justa causa. A empresa aplicou as seguintes penalidades ao empregado:
Em 31/07 – advertido pelas faltas injustificadas dos dias 24/07, 26/07 e 30/07; e pelo ato de insubordinação, por se recusar, reiteradamente, a seguir uma orientação/ordem de trabalho de seu superior hierárquico; Em 02/08 - advertido pela falta injustificada do dia 01/08/2017;Em 15/08 – advertido por chegar ao trabalho com 25 (vinte e cinco) minutos de atraso, sem apresentar justificativa;Em 25/08 – advertido por comparecer ao trabalho sem uniforme e sem justificativa para tanto, violando normas gerais da empresa (segunda vez que tal fato ocorria); Em 30/08 – suspenso por 03 dias, por faltar injustificadamente no dia 28/08, recusando-se, ainda, a esclarecer todas as faltas injustificadas; Em 06/09 – dispensado por justa causa, ao chegar atrasado por 18 minutos sem justificativa, e com base em todo o histórico de punições e faltas.
Agora, é com você: Como consultor/gestor de Recursos Humanos/Departamento Pessoal, analise a conduta adotada pela empresa:
Além do ato de insubordinação supracitado, informe as duas outras hipóteses, presentes na situação geradora de aprendizagem, que fundamentariam a justa causa (Obs.: Cite os termos legais – CLT, art. 482 – não basta dizer simplesmente que o trabalhador faltou, ou que chegou atrasado, ou que trabalhou sem uniforme. Você precisa explicar o que esses atos/fatos geram, ou seja, quais faltas/penalidades. Exemplo: o fato de não seguir uma ordem de seu superior caracterizou a insubordinação, que é hipótese de justa causa). Justifique a sua resposta.
Analise os aspectos procedimentais da aplicação da justa causa: houve imediatidade na aplicação das penalidades? Houve proporcionalidade entre a falta cometida e pena aplicada? Houve gradação das penas? A empresa exerceu o caráter pedagógico na aplicação das penas?
Em sua opinião, a justa causa foi devidamente aplicada e atende aos ditames legais? Verifique as respostas dos demais colegas e analise se eles concordam ou não com você. Se houver discordância, debata o assunto.
RESPOSTA
A justa causa foi aplicada de forma correta, o colaborador ele não obedeceu as normas da empresa, realizando assim várias insubordinações, não cumprindo as regras internas da empresa. Tendo uma conduta totalmente contraditória com as regras da organização. Creio que houve sim uma proporção referente a pena aplicada como também a falta, o colaborador foi advertido inúmeras vezes.

Continue navegando