Buscar

Farmacologia Avaliação Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
Farmacologia 
1A função geral da norepinefrina é mobilizar o cérebro e o corpo para a ação. A liberação de norepinefrina é menor durante o sono, aumenta durante a vigília e atinge níveis muito maiores durante situações de estresse ou perigo, na chamada resposta de luta ou fuga. No cérebro, a norepinefrina aumenta a excitação e o estado de alerta, promove a vigilância, aumenta a formação e recuperação da memória e concentra a atenção; também aumenta a inquietação e a ansiedade. Disserte sobre as etapas envolvidas na neurotransmissão adrenérgica e o que ocorre em cada uma delas.
Resposta esperada
*Síntese de norepinefrina: a tirosina é hidroxilada em di-hidroxifenilalanina (Dopa) pela tirosina hidroxilase. Esta etapa é limitante na velocidade na formação de norepinefrina. Por sua vez, a Dopa é descarboxilada, formando dopamina no neurônio pré-sináptico. *Captação nas vesículas de armazenamento: a dopamina é transportada para dentro de vesículas sinápticas e é hidroxilada pela dopamina hidroxilase, formando norepinefrina. *Liberação de norepinefrina: o aumento de cálcio intracelular após um potencial de ação provoca a fusão das vesículas sinápticas com a membrana celular resultando em exocitose do conteúdo das vesículas para a fenda sináptica. *Ligação aos receptores: na fenda sináptica, a norepinefrina se liga aos receptores pós-sinápticos no órgão efetor ou aos receptores pré-sinápticos no terminal nervoso resultando em uma cascata de eventos intracelulares. *Remoção da norepinefrina: a norepinefrina pode entrar na circulação sistêmica ao se difundir para fora do espaço sináptico, ser inativada pela catecol-O-metiltransferase (COMT) no espaço sináptico ou sofrer recaptação para o neurônio. *Metabolização da norepinefrina captada: quando a norepinefrina é captada de volta para o neurônio, ela pode ser captada para o interior das vesículas sinápticas e ser reutilizada posteriormente, ou pode permanecer no citoplasma e ser oxidada pela monoaminoxidase.
2Farmacologistas estão constantemente procurando maneiras novas ou melhores de tratar doenças ou enfermidades. Se descobrirem algo que pode ser útil, não pode ser colocado em uso geral até que anos de testes cuidadosos tenham sido feitos. Os estudos de pesquisa são o que vincula a pesquisa farmacológica a uma droga que está se tornando disponível para médicos e pacientes. Assim, cite dois exemplos de ensaios que podem ser realizados com um novo fármaco antes que este possa ser testado em ensaios clínicos. Além disso, indique também a finalidade de cada um dos exemplos.
Resposta esperada
*Ensaios in silico: triar atividade biológica de uma nova molécula, triar possibilidade de absorção oral através das regras de Lipinski. *Ensaios enzimáticos: testar a atividade da molécula em questão sobre uma enzima específica. *Ensaios com cultura de células: analisar a atividade da nova molécula sobre a viabilidade da célula, bem como ativação de receptores e indução de resposta celular. *Ensaios in vivo: analisar a atividade da nova molécula em organismos mais complexos, com intuito de averiguar sua farmacocinética.

Continue navegando