Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Relação Professor Aluno - Conhecimento 
As mudanças nem sempre são confortáveis, podendo até ser frustrantes algumas vezes, porém, o receio não pode nos impedir de tentar melhorar. Castanho e Castanho (2013, p. 180) nos fazem uma citação interessante: “as intenções do avaliador definem os instrumentos [...]”, se nosso objetivo é ensinar, auxiliar e formar o aluno universitário, os instrumentos utilizados para avaliá-lo devem ser coerentes com a observação, a ação, a mediação e o diálogo.
Conforme os conteúdos da Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, sobre MUDANÇA DE PRÁXIS e como criar condições para isso, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O professor pode manter uma postura de detentor do saber, hierarquicamente superior aos estudantes.
	
	B
	O professor pode exigir do docente habilidades cognitivas de baixa complexidade, como a memorização.
	
	C
	O professor pode desestimular a formulação de perguntas e o questionamento.
	
	D
	O professor pode realizar, através do diálogo com o aluno, experiências de autoavaliação sobre seus sentidos.
Você acertou!
A alternativa correta é a D, uma vez que “O professor pode:
• Criar situações-problema para estimular os saberes trabalhados que exijam a conversação do aluno com os colegas, com os professores e ainda com outras variadas fontes.
• Estimular a prática de registros de situações vividas ou presenciadas no cotidiano como geradora de reflexão da ação, individual e depois coletivamente, buscando uma dialética entre os alunos.
• Exigir do docente o uso de suas habilidades cognitivas de alta complexidade na formulação de respostas a questões que requeiram sua autonomia intelectual.
• Realizar um gráfico evolutivo dos alunos para auxiliar o docente na gestão de suas aprendizagens e do seu desenvolvimento.
• Estimular a formação de perguntas através de uma pausa pedagógica é um recurso muito importante, na correria de completar conteúdos podemos nos perder na essência deste. Essa pausa “assenta a poeira”, acalma a histeria da quantidade e exalta a qualidade.
• Realizar, através do diálogo com o aluno, experiências de autoavaliação sobre seus sentidos. Deixar que o docente exponha seus conhecimentos na ação, e não somente no papel.
• Enfrentar a dubiedade entre a quantidade e a qualidade de conteúdos. Lembrando que a quantidade retira o valioso tempo de reflexão que qualifica a formação do discente.
• Desenvolver avaliação na forma de projetos que incluam várias disciplinas, direcionando ao perfil profissional que se quer formar.
• A utilização do chamado “salto triplo” que funciona da seguinte maneira, o aluno recebe uma situação-problema, a analisa, sem consulta, e seleciona quatro soluções para o problema, em forma de questões. Em seguida o aluno escolhe duas dessas questões, justifica a escolha e estuda a situação com várias fontes de consultas, por vinte e quatro horas. E então cada aluno recebe uma folha individualmente, com cinco questões preparadas pelo professor. Somando-se as três etapas se compõe a nota do discente. O “salto triplo” é interessante, ao final de módulos, segundo Castanho e Castanho (2013).
Diante dessas sugestões, notamos que há diversas maneiras de inovar a avaliação.” (Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: MUDANÇA DE PRÁXIS)
Questão 2/5 - Relação Professor Aluno - Conhecimento 
A evolução do mercado de trabalho, segundo Castanho e Castanho (2013), "veio acompanhado da desmedida contradição entre capital e trabalho no capitalismo, gerando grandes consequências à educação. Porém, essas relevâncias tardam um pouco a aparecer, pois não existe uma relação linear entre o mundo do trabalho e a escola." É preciso estabelecer a mediação entre essas solicitações que formam a totalidade das afinidades sociais e produtivas.
Conforme os conteúdos da Rota 5 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO sobre ADAPTAÇÃO DAS SALAS DE AULA ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DO MERCADO, analise as afirmativas a seguir.
I. No ensino superior, as mudanças na educação são menos perceptíveis do que nos outros níveis do sistema escolar.
II. Sob o sistema taylorista/fordista de gestão no trabalho o ensino superior era marcado para atender as demandas cada vez mais diversas do mercado de trabalho.
III. Com as novas imposições do mercado, surge a insegurança, e torna-se necessário o conhecimento científico de todas as áreas.
IV. A proposta curricular para o ensino superior ganha novas proporções, da formação especializada passa para a formação generalista.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, III e IV
Você acertou!
A assertiva falsa é a I, porquanto “No ensino superior, essas mudanças na educação são mais perceptíveis do que nos outros níveis do sistema escolar.” (Rota 5 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: ADAPTAÇÃO DAS SALAS DE AULA ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS DO MERCADO)
Questão 3/5 - Relação Professor Aluno - Conhecimento 
Existem inúmeras maneiras de estimular o pensamento criativo dos alunos, uma delas é descobrir os interesses de cada um. Incluir a cultura na sala de aula através da literatura, da música e das artes plásticas é um bom começo.
Conforme os conteúdos da Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO sobre O PROFESSOR E A CRIATIVIDADE, analise as afirmativas a seguir considerando as recomendações de Castanho e Castanho (2013) para auxiliar o professor a ser um facilitador da aprendizagem criativa.
I. Aceitar opiniões diferentes da sua.
II. Incentivar os alunos à busca de novos conhecimentos.
III. Criar um ambiente hostil.
IV. Permitir que os alunos pensem.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
Você acertou!
A assertiva falsa é a III, posto que “algumas recomendações de Castanho e Castanho (2013), para auxiliar o professor a ser um facilitador da aprendizagem criativa.
1. Aceite opiniões diferentes da sua;
2. Incentive seus alunos a buscar novos conhecimentos;
3. Crie um ambiente harmonioso;
4. Permita que seus alunos pensem;
5. Ofereça diferentes opções para a resolução de um mesmo problema;
6. Desenvolva o potencial de cada um;
7. Permita-se rir com seus alunos.” (Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: O PROFESSOR E A CRIATIVIDADE)
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, III e IV
Questão 4/5 - Relação Professor Aluno - Conhecimento 
Atualmente o que mais vemos nas salas de aula das universidades são tanto os professores quanto os alunos numa rotina monótona de aulas expositivas, inúmeros trabalhos a serem feitos e entregues em prazos curtos, textos enormes para serem lidos em pouco tempo, professores que lecionam sem motivação e alunos que não conseguem apreender o conteúdo por conta de toda essa rotina.
Conforme os conteúdos da Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, analise as assertivas sobre o tema A NECESSIDADE DE INOVAR NO ENSINO SUPERIOR e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Precisamos pensar sobre o que seria necessário primeiramente ao docente para tornar sua aula no mínimo interessante a ponto de despertar no aluno o desejo de saber mais.
II. ( ) Deve-se ter em mente que ensinar e aprender não podem ser práticas entendidas como um trabalho penoso e sem prazer.
III. ( ) Reinventar a prática pedagógica é uma tarefa realizada por todos os professores.
IV. ( ) A relação discente/docente tradicional, na qual o professor é o detentor do conhecimento e os alunos apenas escutam, deve ser ultrapassada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
A assertiva falsa é a III, uma vez que “É necessário se reinventar. Porém parece que essa não é uma tarefa fácil de ser aceita por muitos, pois é necessário sair da zona de conforto, a resistência a mudanças é bem evidente.” (Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: A NECESSIDADE DE INOVAR NO ENSINO SUPERIOR)B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – V – F
Questão 5/5 - Relação Professor Aluno - Conhecimento 
Ao contrário do que se acredita, segundo Castanho e Castanho (2013), a criatividade não deve estar presente apenas nas aulas de Artes, mas em todo o conteúdo escolar. Existe em nosso país um grande empecilho para o uso da criatividade, que é a realidade. Porém, de acordo com o autor, a criatividade caberá na sala de aula se o professor favorecer o clima, observando a personalidade de cada aluno e sua predisposição para liberar seu comportamento criativo.
Conforme os conteúdos da Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO sobre O PROFESSOR E A CRIATIVIDADE, analise as afirmativas a seguir.
I. Um professor que usa a criatividade é relevante na nossa trajetória educacional.
II. Para alguns professores, o uso da criatividade é um pouco embaraçoso.
III. Hoje em dia todos os professores usam a criatividade em sala de aula.
IV. A ruptura de paradigmas é extremamente importante na educação atual.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
Você acertou!
A assertiva falsa é a III, porquanto “É tão comum, lamentavelmente, encontrar, ainda hoje, professores que deixam de usar a criatividade na sala de aula por insegurança sobre a opinião da diretora, ou de seus colegas de trabalho, ou, ainda pior, quando esse professor se apega à famosa tradição de que “todo mundo aprendeu assim.” (Rota 6 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: O PROFESSOR E A CRIATIVIDADE)
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina