Buscar

APOL 4 sistemas organizacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Comunicação Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Apesar de serem considerados essenciais às empresas, muitas pessoas apresentam dúvidas a respeito do papel dos planejadores estratégicos dentro das organizações, isto é, como é o dia de trabalho destes profissionais, o que eles fazem e como captam corretamente as informações.
Considerando o contexto dos planejadores no apoio ao sucesso dos negócios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Devido ao seu envolvimento com a atividade de planejamento estratégico, espera-se do planejador habilidades que combinem a compreensão sobre as tendências de mercado, visão sistêmica, pensamento criativo, comunicação e entendimento sobre os objetivos da organização.
PORQUE
II – Para elaborar um planejamento bem sucedido à empresa, organizando as estratégias, exige-se que o planejador coordene as suas próprias ações e desenvolva sozinho o seu trabalho, pois assim não sofrerá com a possibilidade de conflitos com os demais setores da empresa. 
Neste contexto é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	A	
As asserções I e I são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	B	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	C	
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 03 da rota da aula 05 (intervalo das páginas 15 até 18) observa-se que:
I – CORRETA: O planejador deve ter uma visão do todo e detalhada da organização, deve conhecer a realidade e tendências de mercado para a realização do plano de comunicação, necessita desenvolver pesquisas, comunicar-se, pois é ele quem alinha os planos da organização com as suas estratégias.
II – INCORRETA: O planejador apresenta responsabilidades que envolvem o trabalho junto a sua equipe e de orientação às equipes de outros envolvidos. No planejamento, o foco é o trabalho em equipe e o planejador não pode se isolar para a realização de suas atividades. O contato com os demais profissionais da organização é essencial para que se determinem os objetivos e quem executará cada plano.
	D	
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	E	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre a prática da redação técnica:
Para se compreender as especificidades da redação técnica, é importante analisar, primeiramente, as diferenças entre as características linguísticas da redação literária e a técnica. Enquanto a redação literária admite liberdades linguísticas como metáforas, dubiedades, subjetividades, trocadilhos e outras formas mais desenvoltas, a redação técnica, necessariamente, exige clareza e objetividade. Não se pode correr o risco de que o interlocutor interprete a mensagem de maneira diferente das intenções do emissor. Na redação literária, o leitor está livre para fazer a interpretação que quiser.
Considerando o texto acima e os conteúdos das aulas, alguns modelos de documentos são emitidos a partir das premissas das redações técnicas.
Analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que se mostram corretas sobre aos conceitos de cada tipo de redação técnica apresentada.
I. Procuração é um documento utilizado somente para estudos científicos.
II. Memorando é um documento de uma empresa utilizado para transferir poderes de uma pessoa a outra.
III. Circular é um comunicado interno destinado a um departamento específico.
IV. Declaração é um documento que comprova a transferência de valores entre duas partes.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	
II e III, apenas.
	B	
III e IV, apenas
	C	
IV, apenas.
	D	III, apenas.
Você acertou!
Somente a afirmativa III está correta. Circular é um comunicado interno destinado a um departamento específico da organização. Memorando é um comunicado interno. Declaração é um documento em que a pessoa firma uma “verdade” em favor de alguém ou de uma situação. Procuração é um documento utilizado para que uma pessoa (outorgante) transfira poderes para outro alguém (outorgado) agir em seu nome (Aula 05, Tema 4, p. 21­31).
	E	I e II, apenas.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
A atividade da liderança é alinhar pessoas, o que significa dizer que o líder comunica a direção, a visão e busca comprometer os indivíduos para a concretização de ações e para atingir objetivos organizacionais (RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 60).
Os autores identificam quatro estilos de liderança.
Relacione corretamente o estilo de liderança à forma de agir do líder em cada um dos estilos.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	A – IV; B – III; C- I; D - II.
Você acertou!
Alternativa correta letra “ a ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p. 61 - 63.
A correta relação entre o estilo de liderança e a forma de liderar é”
A - Liderança coercitiva – é o IV – Neste estilo, o líder influência as pessoas por meio de punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando e de obediência.
B- Liderança controladora – é o III – Neste estilo de liderança, o líder tem tendência a se considerar insubstituível, envolve-se em detalhes, é centralizador, sonega informação, competem com os subordinados e tende a ter dificuldade de ver o todo.
C- Liderança orientadora – é o I- Neste estilo de liderança, o líder entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar; assim evita que o conflito seja potencializado.
D - Liderança integradora – é o II – Para este estilo de liderança, todo indivíduo é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos; o líder respeita o indivíduo como tal, integra as pessoas, encoraja o feedback e o autoconhecimento.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 61 - 63.
	B	A – III; B – II; C – I; D – IV.
	C	A – II; B – I; C – III; D – IV.
	D	A – III; B – I; C – IV; D – II.
	E	A – IV; B – III; C – II; D – I.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Muitas empresas ainda se deparam com obstáculos em adequar as suas estratégias de comunicação aos públicos de interesse, apresentando, muitas vezes, dificuldades em saber utilizar corretamente a linguagem e redigir os seus documentos e correspondências. A forma como a organização se comunica e produz os seus documentos e correspondência pode melhorar ou denegrir a imagem da empresa no mercado. A partir deste contexto, torna-se necessário que os profissionais das empresas apresentem conhecimentos e habilidades para trabalhar a redação técnica visto que ela engloba textos como: contratos, memorandos, atas, relatórios, procurações, entre outros.
A respeito da estrutura e características da redação técnica, admite-se na redação técnica o uso de:
Nota: 20.0
	A	
Metáfora.
	B	
Subjetividade.
	C	
Figuras de Linguagem.
	D	
Linguagem Poética.
	E	Precisão do Vocabulário.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 04 (intervalo de páginas 19 até 20) observa-se que:
a) INCORRETA: característica da redação literária.
b) INCORRETA: característica da redação literária.
c) INCORRETA: característica da redação literária.
d) INCORRETA: característica da redação literária.
e) CORRETA: característica da redação técnica.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
A abrangência de um Sistema de Informação se refere à sua capacidade de atender diferentes áreas funcionais da organização. Quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema. De acordo com esse critério, os SIs podem ser classificados em três categorias (ELEUTÉRIO, 2015, p.96).
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (do inglês Supply Chain Management
– SCM) auxilia na integração dos controles de estoque de empresas que atuam em canais de distribuição específicos tais como o fornecimento de matérias primas para montadoras de automóveis ou equipamentos eletroeletrônicos.
Quanto à abrangência, podemos afirmar que este tipo de sistema de informação (SCM) é caracterizado como:
Nota: 0.0
	A	
Sistema integrado
	B	
Sistema departamental
	C	
Sistema interdepartamental
	D	
Sistema funcionais
	E	Sistema interorganizacional
Alternativa “E”. O SCM é um sistema do tipo interorganizacional. Esses sistemas têm como finalidade integrar as informações de várias empresas, movendo as informações além das fronteiras de uma organização. Eles são especialmente úteis em situações onde há uma forte relação entre um grupo de empresas, o que é o caso do SCM (Aula 05, p. 7).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais