Buscar

expressão grafica

Prévia do material em texto

Museu Kunsthaus em Bregenz - Áustria
Peter Zumthor 
Peter Zumthor
Peter Zumthor nasceu em 1943 Basel- Suíça, ganhou os principais prêmios de arquitetura, como o Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2009 da Fundação Hyatt e a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA) em 2013. O arquiteto suíço é frequentemente elogiado pela habilidade detalhada e cuidadosa de seus projetos. Zumthor trabalha com uma variedade de materiais, de telhas de cedro a vidro jateado, para criar texturas convidativas. Ele é considerado por muitos a representação do conceito de artista-arquiteto.
 Embora Zumthor tenha desenvolvido a maior parte de seu trabalho na Suíça, ele também desenhou projetos na Alemanha, Áustria, Holanda, Inglaterra, Espanha, Noruega, Finlândia e Estados Unidos.
"O museu de arte fica à luz do Lago de Constança. É feito de vidro e aço e uma massa de pedra de concreto fundido que confere textura e composição espacial ao interior do edifício. Do lado de fora, o edifício parece uma lâmpada. Ele absorve a mudança de luz do céu, a névoa do lago, reflete luz e cor e dá uma ideia de sua vida interior de acordo com o ângulo de visão, a luz do dia e o clima. " - Peter Zumthor
Museu Kunsthaus em Bregenz - Áustria
Está sempre em constante movimento, sempre mudando seus espaços de exposição para acomodar a arte contemporânea internacional. O design minimalista de Zumthor adapta seus espaços à arte que é exibida em suas exposições, criando uma relação coexistente e redefinida entre arte e arquitetura.
A estrutura minimalista é uma caixa de luz que absorve, reflete e filtra a luz pela fachada e por todo o edifício. As fachadas gravadas, o vidro translúcido brilha à medida que é iluminado pela luz solar ou pela iluminação interior, tornando-se uma parte dinâmica do edifício, pois reage de forma diferente de acordo com a luz, a hora do dia, o clima e o contexto envolvente. 
EDIFICAÇÃO
 Localizado em Bregenz - Áustria
Desenhado e construído entre 1989/1997
Contém 3.440 m²/ 6 pisos
A construção com figuras geométricas básicas
Uma observação superficial da obra de Peter Zumthor, meramente visualizando seus projetos desde o exterior, permite facilmente perceber a reincidência de uma volumetria trabalhada com o mínimo de elementos, de geometria prismática retangular, principalmente horizontal, sem adornos ou recortes.
O projeto é composto por dois edifícios, um que abriga as galerias expositivas com 6 pisos, dois deles subterrâneos e outro com dois pisos.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Os sólidos geométricos são objetos tridimensionais, possuem largura, comprimento e altura, e podem ser classificados entre poliedros e não poliedros (corpos redondos).
Os elementos principais de um poliedro são: faces, arestas e vértices. Cada poliedro possui sua representação espacial e sua representação planificada (planificação de sólido geométrico).
Os nomes dos sólidos geométricos são dados, geralmente, a partir de sua característica determinante. Seja em relação ao número de faces que o compõe, seja como referência a objetos conhecidos no cotidiano.
ANÁLISE GRÁFICA
https://www.youtube.com/watch?v=O27ZqkpevPo&t=71s
REFERÊNCIAS
 
https://senplo.com.br/peter-zumthor/
https://www.greelane.com/pt/humanidades/artes-visuais/peter-zumthor-architecture-portfolio-4065270/
https://pt.furniturehomewares.com/2009-04-13-peter-zumthor-wins-pritzker-prize
https://www.archdaily.com/107500/ad-classics-kunsthaus-bregenz-peter-zumthor
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kunsthaus-Bregenz/73280527.html
https://www.kunsthaus-bregenz.at/about-us/history/?L=1
http://www.anparq.org.br/dvd-enanparq-4/SESSAO%2047/S47-04-GUILHERMINO,%20L.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=O27ZqkpevPo&t=71s

Continue navegando