Buscar

Gteste_crise_81-82_BB

Prévia do material em texto

Economia Brasileira
GABARITO – Teste
No início dos anos 80s, após o segundo choque de petróleo e sob os efeitos da política dos Estados Unidos de fortalecimento do dólar, houve uma interrupção de financiamento aos países latino-americanos. A partir do segundo semestre de 1980 a economia brasileira foi submetida a um ajuste externo que teve conseqüências recessivas até 1983. Sobre esse tema, em relação ao Brasil, é correto dizer que:
F A interrupção dos fluxos externos de empréstimos foi determinada principalmente pela crise fiscal brasileira
O serviço da dívida externa (pagamento de principal e juros) já vinha ficando cada vez mais pesado para os países endividados depois da disparada dos juros internacionais. A situação foi agravada com o pedido de moratória de vários países, o que criou um clima de desconfiança e paralisia no fluxo de capitais internacionais. 
F O ajuste recessivo contribuiu para a desaceleração da inflação
Apesar da desaceleração da economia a inflação continuava a taxas crescentes. As causas clássicas para explicar a inflação que correlacionavam uma economia aquecida e próxima a pleno emprego, déficit fiscal, problemas de custos que elevariam pressões inflacionárias. Ganham destaques outras explicações e surge a tese da inflação inercial: 
V Antes do corte abrupto do financiamento externo, com a moratória mexicana, o governo já havia iniciado o denominado ajuste externo, mediante políticas restritivas de ordem monetária, fiscal e creditícia. 
Antes de procurar o FMI o país procurou fazer os ajustes necessários para continuar pagando os compromissos externos com medidas de corte recessivo. Ao final não conseguiu e precisou assinar um acordo do FMI

Continue navegando