Buscar

TICS - ANEMIA FALCIFORME


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade: UNINOVAFAPI
Curso: Medicina
Turma: 34
Aluna: Sheylla Raquel Diniz Cavalcante Aguiar
Disciplina: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s)
Professora: Juliana Macêdo
TAREFA DA SEMANA 07 – CONTINENTE AFRICANO
1. Por que a anemia falciforme é mais comum em populações africanas? 
A anemia falciforme é bastante presente na população negra e mestiça por causa de uma mutação genética que surgiu na África e foi trazida ao Brasil, durante o período da escravidão. 
Essa mutação foi uma adaptação genética que protege os africanos da malária, modificando o DNA, que levou o organismo dessas pessoas a produzir hemoglobina S ao invés da A. E quem tinha a hemoglobina S estava imune à malária. Com o tráfico do povo africano, os casos de malária reduziram bastante, e essa mutação foi difundida pelo mundo. Essa característica genética causa a anemia falciforme, que é uma doença hereditária que altera os glóbulos vermelhos do sangue que ficam parecidos com uma foice, e por isso é falciforme. Essas células têm sua membrana frágil que se rompem facilmente, o que leva à anemia.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anemia falciforme. Biblioteca Virtual em Saúde, 12 maio 2015. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/437-anemia-falciforme. Acesso em: 24 mar. 2021.
2. Relação Teórico-Prático:
O tema abordado na APG foi o Sistema hemolinfopoiético, a atuação dos anticoagulantes, a homeostasia da coagulação, os fatores genéticos que influenciam na coagulação, como se dá o processo da cascata de coagulação sanguínea e está diretamente relacionado ao tema do trabalho de TICs, pelo fato da anemia falciforme ser uma doença do sistema hemolinfopoiético, e causar alterações na coagulação, razão pela qual pode resultar em uma “hipercoagulação”.