Buscar

02-EXPLICAÇÃO 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXPLICAÇÃO
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870.
O que é um país imperialista?
O termo imperialismo é utilizado para referir-se às práticas da política em que uma nação buscava promover uma expansão territorial, econômica e/ou cultural sobre outra nação. A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente em outro.
O que foi a ação imperialista?
O Imperialismo ou Neocolonialismo surgiu no século XIX quando nações desenvolvidas iniciaram um processo de expansão territorial sobre outros locais na África, Ásia e Oceania. ... Como o próprio nome já sugere, o Imperialismo foi responsável pela formação de gigantes impérios ultramarinos.
O que é o imperialismo europeu?
Imperialismo é um conceito criado por Lenin para caracterizar a expansão territorial de alguns países do continente europeu, Estados Unidos e Japão a territórios da América, África e Ásia, nos séculos XIX e XX.
Quais são as causas do imperialismo?
As causas do Imperialismo foram o crescimento produtivo desordenado e incapaz de ser suprido pelos mercados internos das grandes potências, o na prática gerava um crescimento insustentável a médio e longo prazo.
Quais foram os países que se tornaram imperialistas?
Países colonizadores
Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda. Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Japão.
Quais as formas de dominação imperialista?
- Colônias: domínio direto ou total, governado pela Metrópole, com tropas permanentes, pode ser mais de exploração comercial ou de assentamento (abrigar excedente populacional da Metrópole). - Protetorados: controle parcial, a Metrópole mantem a elite local no governo, mas intervindo na soberania do países.
Como os países justificavam suas ações imperialistas no século XIX?
Resposta. Através da necessidade de adquirir novos mercados consumidores capazes de absorver os produtos produzidos na Europa, os países europeus passaram a dominar regiões na Ásia e na África, utilizando-se de ideologias imperialistas, como o etnocentrismo, o darwinismo social e o racismo.
O que desejavam conquistar os países imperialistas?
Resposta. Ampliar do mercado consumidor (escoar a produção industrial), busca de matéria-prima e mão-de-obra barata e abundante, abrigar o excedente populacional europeu e investir capitais excedentes. A ideologia era de levar o progresso tecnológico-científico e a fé cristã a regiões da África e da Ásia.
Como os países europeus descreviam o imperialismo?
Verificado por especialistas. Os países europeus descreviam o Imperialismo como um esforço nobre (por parte dos europeus) de levar aos "povos inferiores" o modelo da civilização (ou seja, ensinar-lhes a viver como os europeus).
Por que será que a Europa se tornou imperialista?
O interesse europeu pela Ásia começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente. Para isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos séculos 19 e 20. Na época da I Guerra Mundial, a maior parte da Ásia estava sob o controle europeu.
O que foi o imperialismo e suas consequências?
O imperialismo resultou na submissão política e econômica de grande parte do planeta a alguns poucos países. Foram profundas as consequências desse fenômeno para o futuro das colônias e das metrópoles.
Porque o imperialismo foi a principal causa da Primeira Guerra Mundial?
Resposta. A disputa entre os países mais ricos (Inglaterra, França e Alemanha) por terras na Ásia e África para exploração de suas riquezas, geraram problemas entre esses países. Cada um queria mais, para mostrar a força da nação.
Quais foram as principais consequências do imperialismo para os continentes?
O Imperialismo devastou a África e a Ásia, de diferentes formas. ... Neste Congresso foram divididas as terras do continente Africano entre os países europeus somados do Império Otomano. No caso da Ásia algo semelhante ocorreu, com uma divisão de partes do território da China e da Índia (hegemonicamente britânicas)
Quais foram os principais países imperialistas do século XIX?
O imperialismo do século XIX
· Reino Unido.
· França.
· Bélgica.
· Itália.
· Alemanha.
· Portugal.
· Espanha.
· Países Baixos.

Mais conteúdos dessa disciplina