Buscar

RELATÓRIO DA UNIDADE I VIDEOAULA I ICONSULTA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SAÚDE DO IDOSO(1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
DISCIPLINA: PRÁTICA CLÍNICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA SAÚDE DO ADULTO
RELATÓRIO DA UNIDADE I — VIDEOAULA II: CONSULTA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE — SAÚDE DO IDOSO
GISELLE CRUZ BRITO 
MATRÍCULA: UP19117829
BELÉM-PA
2021
INTRODUÇÃO
A partir da seguinte evolução foi possível alcançar um plano de cuidados para a situação descrita: “Senhora de 72 anos com história de queda da própria altura em sua residência, fraqueza, tontura, nega outros problemas de saúde, perdeu sete quilos em dois meses, após a morte do marido, pele e mucosas secas, turgor diminuído, sente-se sozinha, chora ao falar no marido, sinais de inquietação durante a entrevista, não consegue andar sem auxílio, T: 37,7°C, PA: 80X50mmHg, P: 100bpm, apresentação Lesão Por Pressão em região sacral, 5x3x1cm, tecido desvitalizado e pequena quantidade de secreção amarelada sem odor fétido. Refere que se sente sozinha e desamparada, não consegue dormir, não tem vontade de comer e sabe que vai adoecer caso não se alimente.” (UNIP, 2021)
OBJETIVOS
Objetivou-se com essa videoaula demonstrar de forma prática a utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem em um caso clínico hipotético de uma cliente idosa. Tornando possível discernir dentre os diversos problemas de enfermagem levantados durante a entrevista os que necessitassem de atuação mais rápida pela enfermagem.
MATERIAIS E MÉTODOS
A aula utilizou a projeção de slides para descrever os pontos chaves do tema abordado: a Sistematização da Assistência de Enfermagem em cada slide. Houve também a disponibilização de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva pela apresentação conjunta de um profissional do campo das LIBRAS. Finalizando com um momento de interatividade em que podemos vislumbrar uma questão elaborada sobre a temática apresentada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tornou-se possível perceber um pouco mais sobre os processos fisiológicos do cliente idoso. Além de identificar alguns problemas: queda da própria altura, fraqueza e tontura e necessidade de auxílio para deambulação. Sendo possível alcançar diagnósticos de enfermagem como o de risco de queda, relacionado à necessidade de auxílio para deambulação. 
O As quedas são eventos de causas multifatoriais, que podem ser fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos incluem aspectos sociodemográficos, cognitivos, hábitos de vida e diversos aspectos fisiológicos. Os fatores extrínsecos incluem aspectos ambientais, que contribuem para os episódios de quedas. A identificação desses fatores de risco é essencial, pois muitos deles são evitáveis pela própria assistência de enfermagem (SANTOS et al, 2020)
Foi possível perceber também o problema que é a Lesão Por Pressão, permitindo vislumbrar mais um diagnóstico de enfermagem que é a integridade da pele prejudicada, caracterizada pela LPP em região sacral, relacionada ao estado emocional abalado. Tendo em vista que as preocupações demonstradas pela paciente por meio de suas perdas alcançam o caráter psicológico dela.
Diversos estudos demonstram que as LPP e QUEDAS são agravos prevalentes na população idosa: “A prevalência de diagnósticos é apresentada na tabela 4. Os diagnósticos mais frequentes foram: risco de quedas (00155), risco de integridade da pele prejudicada (00047), risco de lesão por pressão (00249), síndrome da fragilidade do idoso (00257), sobrepeso (00233), risco de constipação (00015) e obesidade (00232).”. Demonstrando que poderíamos pensar mais formas de atuar nesse sentido para alcançar melhorias nos níveis de saúde da população (DIAS et al, 2018).
CONCLUSÃO
Foi importante perceber a atuação do enfermeiro na promoção da saúde do idoso bem como um pouco sobre a fisiologia desse momento da vida humana. Nesse mesmo sentido, foi possível vislumbrar um plano de cuidados baseados nos problemas apresentados pela paciente do caso em questão, bem como perceber diversas problemáticas prevalentes nessa população.
REFERÊNCIAS
SANTOS, P. H. F.et al. Diagnóstico de Enfermagem de Risco de Quedas em idosos da atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.
DIAS, K. M. et al. Relações entre diagnósticos de enfermagem e nível de dependência para atividades da vida diária de idosos. Einstein (São Paulo), v. 18, 2020.

Continue navegando