Buscar

Reações Químicas: Conceitos e Classificações

Prévia do material em texto

Introdução
	Reações químicas
	Em uma reação química as substâncias que reagem são chamadas reagentes e as substâncias formadas são chamadas de produtos. Durante uma reação química ocorre a interação de átomos, moléculas ou íons que se rearranjam para formar os produtos. Nesse processo, algumas ligações químicas se quebram e outras se formam. Os reagentes podem estar no estado sólido, líquido, gasoso ou em solução.
	Numa transformação química são formadas substâncias novas com propriedades e composição diferentes do material inicial. As novas substâncias não precisam apresentar semelhanças com material original.
	Resumidamente, pode-se afirmar que uma reacção química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Exemplo de reação química:
BaCl2 (aq) + Na2SO4 (aq) ( BaSO4 (s) + 2NaCl (aq) 
	Para que uma reação química ocorra, algumas condições próprias devem ser satsfeitas. Uma condição comum a todas as reações químicas é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação se manifestam macroscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. Deve-se salientar que uma ligação química ocorre devido a interações entre as nuvens eletrônicas dos átomos, e que então reação química apenas envolve mudanças nas eletrosferas.
	
Quando uma reação acontece, alguns fatores evidenciam sua ocorrência. Esses fatores podem ser ou não visíveis. Os efeitos macroscópicos vísiveis ou percebidos pelo olfato podem ser mudança de coloração, formação de precipitado, desprendimento de gás, absorção ou emissão de luz e/ou calor. É bom lembrar que em uma mesma reação podem ocorrer dois ou mais desses fatores. No entanto, certas reações não produzem nenhum fator de evidência visível. 
Tradicionalmente, as reações químicas podem ser classificadas de acordo com o número de reagentes e produtos em cada lado da equação química que representa a reação:
- Reações de síntese, composição ou adição.
Ex.: 2H2 (g) + 2O2 (g) ( 2H2O (l) 
- Reações de análise ou decomposição.
Ex.: 2Cu(NO3)2 (s) ( 2CuO (s) + 4NO2 (g) + O2 (g) 
- Reações de simples troca ou deslocamento.
Ex.: Cl2 (g) + 2NaI (s) ( 2NaCl (s) + I2 (g)
- Reações de dupla troca.
Ex.: NaCl + AgNO3 ( AgCl + NaNO3
Outra classificação categoriza as reações em dois tipos:
- Reações de oxi-redução (em que há transferência de elétrons);
- Reações em que não há transferência de elétrons.
Objetivos
	A partir dos experimentos propostos, compreender as reações químicas e reconhecer os fatores que evidenciam a ocorrência de uma reação, bem como comprovar que a reação aconteceu e saber caracterizá-la de acordo com os grupos e tipos de reações. A aula prática é importante, principalmente, para a observação dos fatores macroscópicos que evidenciam uma reação química.
Referências
Apostila Práticas de Química Geral, 2º Semestre/2009. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas – UFMG. 
Hein, Morris. Arena, Susan.; “Fundamentos de Química Geral”; Ed. Afiliada – Universidade de Illinois (1996). 9ª Edição, 1998.
Vogel, Arthur Israel.; “Química Analítica Qualitativa”; Ed. Mestre JOU – São Paulo, SP (1981). 5ª Edição. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rea%C3%A7%C3%A3o_qu%C3%ADmica

Continue navegando