Buscar

Fatores Humanos e Psicologia na Aviação Civil - Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores Humanos e Psicologia na Aviação Civil - Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Pergunta 1
A terceira geração do CRM, ou Gerenciamento de Recursos de Cabine, ampliou seu público-alvo para todos os envolvidos nos sistemas de aviação, compreendendo não apenas tripulantes, como também mecânicos, despachantes e gestores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as gerações do CRM, pode-se afirmar que os principais resultados das mudanças efetuadas através da terceira geração do CRM são relativos a:
a) integração do CRM com as habilidades técnicas de pilotagem, identificação dos erros humanos que baseiam a filosofia e oferecimento de um treinamento contínuo.
b) integração da filosofia do gerenciamento de cockpit nas operações aéreas, identificação das habilidades técnicas que aprimoram os membros da organização e oferecimento do treinamento de CRM de modo prático.
c) integração do programa avançado de qualificação, utilização das ferramentas de LOFT e Auditorias de Segurança Operacional e oferecimento de todos os treinamentos baseados na filosofia do CRM de modo periódico. 
d) integração da filosofia do CRM nas operações aéreas, identificação das habilidades comportamentais que aprimoram os membros da organização e oferecimento do treinamento de CRM de modo periódico. 
e) integração das habilidades técnicas de voo com as não técnicas do CRM, implementação do gerenciamento do erro humano e das ameaças e oferecimento do treinamento de CRM de modo periódico. 
Pergunta 2
Atualmente, a definição mais adequada para o CRM afirma que este é um método eficaz e engloba todos os recursos humanos da organização, objetivando garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o treinamento do Gerenciamento de Recursos de Cabine, pode-se afirmar que a filosofia CRM foca:
a) nas habilidades comportamentais, nas relações interpessoais e nos processos de comunicação assertiva.
b) nas habilidades comportamentais, cognitivas e interpessoais que possam influenciar na realização das atividades de cada função.
c) nas habilidades de resoluções de problemas, de gerenciamento de erros e comportamentais que possam influenciar na realização das atividades de cada função.
d) nas habilidades técnicas, comportamentais e nos processos de comunicação.
e) no gerenciamento das situações adversas, nas habilidades comportamentais e cognitivas e nos relacionamentos interpessoais no trabalho em equipe. 
Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
“No ambiente organizacional, liderar refere-se ao processo de condução de um grupo de trabalho, tendo a habilidade de motivar positivamente esse grupo a fim de que os envolvidos contribuam com os objetivos da organização.”
Autor: COVEY, S. R. Liderança baseada em princípios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre liderança, pode-se afirmar que, segundo Covey, as principais qualidades de liderança são relativas a:
a) um bom relacionamento interpessoal, acreditar nas pessoas, ser movido por servir, ter uma vida equilibrada e correr riscos.
b) ser produtivo, proativo, transmitir poder, manter o aprendizado contínuo, ser sinérgico e motivador. 
c) manter o aprendizado contínuo, ser movido por servir, ter confiança nas outras pessoas, ser equilibrado, sinérgico e produtivo. 
d) manter o aprendizado continuo, ser inteligente, proativo, refletir energia positiva, acreditar nas outras pessoas e ser extremamente produtivo.
e) ser inteligente, proativo, extremamente produtivo, possuir boa relação interpessoal e transmitir confiança e poder. 
Pergunta 4
Leia o trecho a seguir:
“O ambiente aeronáutico é um laboratório de testes de liderança e poder, pois apresenta cenários e complicações específicas do setor e assegura que somente os melhores sobrevivam.”
Fonte: MAYERS, L. Leadership in the aviation industry. New York: McGraw Hill, 2009.
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre o comportamento de liderança e poder na atividade aérea, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os comportamentos de liderança e poder se referem à posição do comandante, juntamente com suas funções e responsabilidades. 
II. ( ) O comandante é o responsável pela segurança das pessoas e bens materiais transportados em um voo. 
III. ( ) O comandante é o líder da tripulação, e pode representar perfeitamente as relações de poder na aviação. 
IV. ( ) Os sistemas da aviação necessitam de bons líderes, que exerçam seus papéis de poder de forma positiva sobre os grupos de trabalho e em prol da segurança. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) V, F, V, F. 
b) F, F, V, V. 
c) F, V, F, F.
d) V, V, F, F.
e) F, V, V, V.
Pergunta 6
A difusão de ferramentas e treinamentos como o CRM, LOFT, LOSA, TEM, AQP e NOTHECS poderão ampliar a quantidade de profissionais que administram de forma eficaz as condições latentes no ambiente de trabalho, antes que elas causem danos às pessoas, propriedades e/ou ao meio ambiente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o treinamento de voo orientado, ou LOFT, pode-se afirmar que:
a) O LOFT é uma ferramenta de avaliação e gerenciamento de riscos e ameaças ao voo analisada por especialistas. 
b) O LOFT é um treinamento que utiliza a simulação realística para ensinar os tripulantes, mediante uma variedade de cenários com situações rotineiras, anormais e de emergência. 
c) O LOFT é uma ferramenta que trabalha as habilidades técnicas de pilotagem e comportamentais do CRM, através da observação de voos reais por profissionais capacitados. 
d) o treinamento de voo orientado ocorre com a construção de cenários provenientes de bases de dados coletados em voos reais, que tenham apresentado condições adversas e falhas humanas.
e) o treinamento de voo orientado tem o objetivo de aperfeiçoar o desempenho de todos os envolvidos nos sistemas de aviação, pois segue a geração do CRM como Gerenciamento de Recursos das Organizações. 
Pergunta 7
Quando se trata de operações aéreas, situações que fazem com que profissionais e gestores saiam de sua zona de conforto são frequentes. O que diferencia a neutralização desses acontecimentos que, posteriormente, se converterão em operações bem-sucedidas de pequenos problemas que podem vir a se tornar grandes crises futuramente, é a capacidade da tomada de decisão. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre liderança, analise as afirmativas a seguir.
I. Liderança está relacionada ao processo de direcionar de várias formas as atividades de uma equipe.
II. O estilo de liderança é baseado nos processos organizacionais e nas pessoas que compõem a equipe. 
III. Os principais tipos de liderança são a autocrática, a democrática e a liberal. 
IV. Os principais tipos de liderança são baseados nas teorias dos traços da personalidade, dos estilos de liderança e das situações de liderança.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) II e III. b) I e IV. c) I e III. d) I e II. e) II e IV.

Outros materiais