Buscar

Resumo Farmacologia 02

Prévia do material em texto

@medvet_study.layla
6
Medicina
 Veterinária
Resumo Farmacologia
M
Resumo Farmacologia 02
Conceito em farmacologia 
· Remédio: É todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar.
Temo não pode ser usado onde proprietário estiver presente
Tudo aquilo que cura, alivia ou evita uma doença. Substancia, medicamento, procedimento, fé ou crença.
· Medicamento: São substancias ou preparações elaboradas em farmácias (manipulados) ou industrias que deve seguir determinações legais de segurança, eficácia e qualidade
· Fármaco ou princípio ativo: Substancia de estrutura química conhecida doada de propriedade farmacêutica e com capacidade de modificar uma função, fisiológica já existente (princípio ativo)
Para a preparação do Ácido Acetil Salicílico (AAS) são necessárias casca de arvores, do gênero Salix (Salgueiro). Esse medicamento não pode ser chamado de natural pois contém o ASS de forma isolada, porém, se as cacas das arvores fossem retiradas e imediatamente feito um chá com elas pode ser considerados um medicamento natural pois além da presença do AAS há várias outras sustâncias 
Diferenças entre medicamentos de referência, similar e genérico
· Medicamento de referência: É um medicamento inovador que possui marca registrada, com qualidade, eficácia terapêutica e segurança, comprovados, através de testes científicos, registrados pelo órgão de vigilância sanitária no pais. (ANVISA)
Suas Características são:
Sua patente válida por até 20 anos.
São intercambiáveis 
Para sua identificação; o medicamento traz um nome comercial.
· Medicamento similar: Um produto de referência, comprovada segurança, eficácia e qualidade (ANVISA). 
· Medicamento Similar: Em características como forma, tamanho, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.
Necessita comprovar a equivalência terapêutica para ser intercambiável.
Placebo
Placebo: (do latim placere, que significa ¨agradar¨) toda e qualquer substancia sem propriedade farmacológicas, mas com resposta positiva, administrada como se tivesse propriedade terapêuticas.
Muito usada em pacientes psiquiátricos (hipocondríacos), na receita coloca-se apenas o nome da substancia adjuvante.
Usado na veterinária para tutores hipocondríacos.
Placebo também pode ser usado em pesquisas na intenção de testar a eficácia do medicamento, um exemplo disso foram os testes realizados para vacina do corona vírus. Algumas pessoas receberam a vacina outras receberam o placebo.
Produto de uso Veterinário.
Toda substancia química, biológica, biotecnológica ou preparação manufaturada cuja a administração seja aplicada de forma individual ou coletiva, direta ou ministrada com alimentos, destinada a prevenção, ao diagnóstico, a cura ou tratamento das doenças dos animais, utilizados nos animais ou no seu habitat, protejam, restaurem ou modifiquem suas funções orgânicas e fisiológicas, bem como os produtos destinados a embelezar os animais.
(Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, lei n° 12,669/2012)
Efeito Colateral: Qualquer efeito apresentado pelo fármaco diferente do efeito principal a ele referido. Esse efeito pode ser benéfico, neutro ou prejudicial. Alguns podem chama-lo também de efeito secundário do medicamento. É esperado e explicado pelo mecanismo de ação.
Nos mastócitos e basófilos, a histamina é conservada em grânulos intracelulares, num complexo com uma proteína ácida e uma heparina, é liberada por mastócitos por exocítose durante reações inflamatórias ou alergias. A liberação da histamina é substancia responsável pelos sintomas de inchaço e irritação presente nas alergias pois causam dilatação e aumentam a permeabilidade dos pequenos vasos sanguíneos.
A histamina também atua como um neurotransmissor nas funções neurológicas, reações de alerta.
Por isso causa sonolência, pois o medicamento bloqueia toda histamina presente no organismo, sendo neurotransmissor ou de resposta imunológica.
Reação Adversa: reação nociva (ruim) e sem intenção ao organismo que ingere o medicamento em doses usuais ou em superdosagem para tratamento de uma enfermidade, profilaxia ou exames.
Não é esperada ou explicada pelo mecanismo de ação.
Como a reação adversa não é esperada, ela só estará descrita na bula se for rotineira, mas normalmente não apare por lá.
Obs.: Diazepam pode causar convulsões.
Efeitos de Primeira Passagem: É o efeito que ocorre quando há biotransformação do fármaco antes que este atinja o local de ação. Perda parcial de droga após a absorvição (diminuição da biodisponibilidade da droga).
· Ocorre em todas as espécies, mas herbívoros tem maior capacidade de biotransformação do que onívoros ou carnívoros pois apresentam uma maior quantidade de enzimas no fígado que predispõe a biotransformação.
· Microbiota (ruminantes e aves) pode ocasionar biotransformação e redução da biodisponibilidade 
Potência: A potência refere-se à quantidade de fármaco (geralmente expressa em miligramas) de que se necessita para produzir um efeito.
Cursa dose-resposta: É a representação gráfica da expressão matemática da relação entre a dose de um princípio farmacologicamente ativo e seu efeito.
EMÁX= resposta máxima que o fármaco produz.
EC50 ou ED50 = concentração necessária para atingir 50% da resposta máxima.
Dose letal 50% (DL50) Expressa o grau de toxidade aguda de substancia químicas. Correspondem as doses que provavelmente matam 50% dos indivíduos de uma população-teste.
Índice terapêutico: O índice terapêutico de um fármaco é a razão entre a dose tóxica e a dose capaz de produzir a resposta desejada.
· Quanto maior o índice terapêutico de uma droga, maior sua margem de segurança, pós indica a distância entre a dose letal mediana e a dose efetiva mediana.
I.T maior que 1 = larga margem de segurança 
I.T. próximo de 1 = dose letal e terapêutica muito próximas 
Janela Terapêutica: faixa entre a dose mínima eficaz e dose máxima eficaz.

Continue navegando