Buscar

Aap3 - Recursos Naturais e Fontes de Energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aap3 - Recursos Naturais e Fontes de Energia
1 ) O carneiro hidráulico é um dispositivo mecânico utilizado em propriedades rurais para o bombeamento de água de um nível mais baixo à um nível mais alto. Para isso, é utilizado o golpe de aríete e a própria força da gravidade para gerar uma pressão que eleva a água.
Em que consiste o golpe de aríete empregado no funcionamento do carneiro hidráulico?
Alternativas:
a) Interrupção brusca do escoamento de água por uma tubulação. Alternativa assinalada
2) Os carneiros hidráulicos podem ser utilizados na captação de água em propriedades rurais com a finalidade de irrigação e abastecimento de caixas de água das residências. Independente do uso, alguns fatores devem ser levados em consideração antes da proposição de um projeto de instalação de carneiros hidráulicos. A respeito deste assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Uma das vantagens do uso do carneiro hidráulico é que não é necessária a existência de queda d’água para o seu funcionamento.
II. Conhecer a vazão do corpo hídrico de onde a água será bombeada é uma importante fase inicial de projeto.
III. Ao se optar pela instalação de um carneiro hidráulico fabricado comercialmente, não é necessário realizar um projeto.
Após a análise das assertivas, marque a alternativa que contém a resposta correta.
Alternativas:
c) Apenas II está correta. Alternativa assinalada
3) As rodas d’água podem ser utilizadas nas propriedades rurais para a captação de água e geração de energia elétrica. Elas podem ser do tipo sobre axial e a sub axial. As rodas d’água do tipo ___________________ são acionadas quando recebem um fluxo de água ________________, já que suas aletas estão em contato direto com a água, aproveitando a ________________ do curso de água.
Marque a alternativa que apresenta a sequência que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
d) Sub axial; por baixo de seu eixo; energia cinética. Alternativa assinalada
4) As micro-centrais hidrelétricas (MCH) podem ser utilizadas para a geração de energia em propriedades rurais, muitas vezes longe dos centros de distribuição elétrica, em agroindústrias e pequenas comunidades. Uma das vantagens atribuídas a elas é justamente a possibilidade de descentralização de energia, levando eletricidade para os locais em que é oneroso a instalação de redes. Sobre as características das MCH, analise as assertivas a seguir.
I. São instalações que apresentam entre 1,1 MW e 30 MW de potência instalada e uma área do reservatório de até 13 km².
II. A operação das MCH possibilita os usos múltiplos da água, de tal forma que a água utilizada para o fornecimento de energia também possa ser aproveitada na irrigação, por exemplo.
III. Se comparada as usinas hidrelétricas, as MCH têm baixo impacto ambiental e uma das referências é a redução da emissão de gases do efeito estufa, já que não é necessário realizar inundação de áreas com vegetação para construção de reservatórios.
Após a análise das assertivas, marque a alternativa correta.
Alternativas:
· a) Apenas II e III estão corretas. Alternativa assinalada

Outros materiais