Buscar

Etnografia Digital - N1

Prévia do material em texto

Curso de Pós Graduação 
Disciplina Etnografia Digital
Professora Raissa Mariano Cézar 
Apresentação do Case: Retomando a situação-problema proposta no início do curso, você deve imaginar-se como parte da equipe de uma relevante assessoria de comunicação que busca captar um importante cliente: uma marca de produtos de beleza. A marca pretende lançar uma linha de produtos para todos os tipos de cabelo, entretanto, ela acaba de sofrer uma série de ataques virtuais, em função de uma campanha anterior, na qual anunciava um desodorante que prometia o branqueamento das axilas, cujo slogan deixava subentendido que enquanto mais clara fosse a pele, mais bela ela seria. Evidentemente, o público acusou a empresa de racismo e, por isso, o CEO está em busca de uma nova representação que o ajude a realizar um diagnóstico de como a organização está sendo percebida nas redes sociais.
Como pitching, você e sua equipe sugerem realizar uma etnografia digital, tendo como target as consumidoras dos produtos da empresa, mas em especial aquelas que ficaram indignadas e criticaram virtualmente a marca. O objetivo é ouvi-las, acatar as propostas e críticas e, assim, reposicionar a marca.
 
Agora, pense: como a etnografia digital pode colaborar nesse processo? E mais: quais etapas são fundamentais para que essa seja uma estratégia de sucesso para Comunica, a assessoria de comunicação de que você faz parte?
Com o avança da tecnologia o mundo digital esta cada vez mais presente no nosso dia a dia e com a pandemia uma realidade até para os menos engajados e com isso o assuntos e públicos que antes não tinham espaço na rede, passou a ter o seu lugar e o seu posicionamento.
 O cotidiano mudou, a realidade mudou e com isso gostaríamos de sugerir uma pesquisa através de uma Etnografia Digital para com isso levantar a impressão dos consumidores da marca com relação às produtos e se as mesmas sentem que todos os tipos de beleza estão sendo exaltados pelos produtos.
Através da Etnografia Digital, iremos mapear e contatar pessoas que foram contra a campanha e fizeram ataques virtuais, para entender o que elas têm contra a marca e ou produtos. Pois precisamos entender o pensamento deste grupo para confirmar ou não o pensamento da empresa, que ela exalta todos os tipos de beleza.
Nosso próximo passo será formar um Grupo Focal com estas pessoas que fizeram os ataques virtuais e identificar as principais criticas a respeitos da marca/ empresa ou produtos. Ao conversar com este grupo iremos entender o que esperam da empresa e com isso filtrar para a próxima etapa.
Após o Grupo Focal iremos para uma Entrevista em Profundidade Pessoal com alguns selecionados após o filtro para entender o porque eles fizeram esses ataques; O que eles esperam da empresa; O que eles querem e acreditam que a empresa pode mudar ou melhorar.
*Tanto para o Grupo Focal quanto para a Entrevista em Profundidade iremos selecionar perguntas a serem feitas aos entrevistados a serem previamente aprovadas pela marca.
Após todas as etapas iremos analisar os dados coletados para assim definir e trazermos com mais clareza os sentimentos e percepções do público com relação á marca e produtos, e assim termos uma real dimensão de como os clientes a empresa e se realmente a veem como uma empresa que exalta todos os tipos de beleza. 
Para então lançar uma nova campanha, podendo inclusive adapta-la as expectativas conforme o resultado da análise de nossa Etnografia Digital.
Abaixo encaminhamos um simples cronograma contendo as etapas a seguir.
- Apresentação.
- Busca/ Definição do publico alvo
- Fazer o Grupo Focal
- Fazer a Entrevista em Profundidade Pessoal
- Análise de dados/ Análise de discurso
- Lançamento de campanha
Obrigada 
Adriana Visani Barioni
Referências
Aula e Material Curso Etnografia Digital

Continue navegando