Buscar

SUTURAS E FIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROCESSO SELETIVO LIGA DE CIRURGIA PLASTICA
SUTURAS E FIOS
SUTURA SIMPLES
O ideal para realizar uma sutura simples é manter uma distancia sempre entre um ponto e outro de 7mm a 1cm. Esse é o valor considerado normal.
O outro valor que eu devo ter em mente é que a distancia da borda da lesão até a entrada do meu fio deve ser de 0,5cm.
Exemplo: Paciente deu entrada no ambulatório, devido a um corte horizontal feito na mão enquanto estava lavando um copo. 
O que eu devo ter noção? O paciente vai ser suturado, as suturas deverão ser, sempre, perpendiculares ao corte e a distancia entre um ponto e outro deve ser de 7mm a 1cm. Além disso, a distância entre a borda da lesão até o local onde eu vou ter a incisura da agulha deve ser de 0,5cm.
A sutura simples é a sutura comum, aquela que é utilizada dentro da cirurgia plástica, dentro do pronto socorro para poder aproximar tecidos em diferentes partes do corpo. 
Outro fator importante: A agulha deve entrar na pele com um ângulo de 90°. Isso impede que a pele seja lacerada durante o processo de sutura. 
AS TRÊS IMAGENS SEGUINTES PODEM CAIR EM QUESTÕES DISCURSIVAS (FICAR ATENTO)
 
PONTO EM “U” VERTICAL, SUTURA DE DONATTI
SUTURA EM BLOCO
A sutura em bloco tem uma função especifica: a de aproximar tecidos mais profundos. 
No caso clinico anterior, em que um paciente da entrada ao pronto socorro devido a um corte feito na mão enquanto estava lavando louca. 
O médico plantonista deverá ter a capacidade de identificar se aquele corte é um corte profundo que tenha a necessidade de suturar de camadas mais internas para camadas mais externas, ou se é um corte superficial, em que eu consiga fechar realizando somente uma sutura com pontos simples. 
Geralmente, a sutura em bloco é realizada quando o ferimento tem uma extensão muito grande, é uma lesão muito profunda. E, quando a lesão é muito profunda, não se deve suturar apenas a superfície, porque o buraco que fica entre os tecidos pode desencadear muitas complicações. 
Qual é a importância da sutura em bloco?
A sutura em bloco tem a importância de aproximar tecidos mais profundos, diminuindo a tensão da pele. Ela é muito utilizada em diversas cirurgias no âmbito da cirurgia geral, da cirurgia plástica e, dependendo da extensão da lesão, também é utilizada no pronto socorro.
SUTURA INTRADÉRMICA
É uma das suturas mais utilizadas dentro da cirurgia plástica. Ela é muito importante, já que é considerada a sutura mais estética possível. É uma sutura toda feita por dentro (entre a derme e a epiderme). Ela vem aproximando uma borda a outra e favorece o caráter estético do procedimento.
Após realizar esse tipo de sutura, é possível ver apenas a linha da incisão. Exige uma técnica muito mais aprimorada (não é qualquer pessoa que é capaz de fazer uma boa sutura intradérmica).
Uma técnica aprimorada e um profissional capacitado é fundamental.
FIOS
Os fios, em geral, têm a necessidade de manter uma alta resistência durante o tempo desejado. Então, o individuo que se cortou e suturou (teve seu tecido aproximado), vai ficar de 7-10 dias para fazer a retirada desses pontos. Caso o ponto arrebentasse antes desse período, causaria um enorme problema e um prejuízo gigantesco. Dessa forma, os fios devem ter uma alta resistência dentro desse período de 7-10 dias e devem causar uma menor fricção possível no tecido, para gerar uma reação menos danosa. 
A diferença entre usar um fio absorvível e não absorvível esta diretamente relacionada a dois tópicos:
1) Tensão da pele;
2) Região onde estou suturando.
Então, se o individuo teve um corte muito profundo, eu vou realizar uma sutura em bloco. Essa sutura vai aproximando a parte mais interna do tecido para a externa. O corpo vai ser responsável por absorver esse fio interno, dessa forma, o fio deverá ser absorvível. E, em uma região mais superficial, eu posso fechar com um ponto simples com um fio de nylon não absorvível. A pessoa retorna após 7-10 dias e retira os pontos normalmente. 
Então, o fio deve ser considerado de acordo com cada cirurgia e cada estrutura que eu estou trabalhando. 
Exemplo: Em uma mucosa, não cabe realizar uma sutura, utilizando um fio muito bruto, para o estrato de uma região de baixa tensão. É diferente de um individuo que cortou a região plantar do pé, que é uma região de maior tensão. Então, talvez um fio muito fino arrebente com facilidade. Assim, eu vou precisar de um fio que tenha uma espessura maior. Isso está diretamente relacionado a quantidade de zeros que esse fio tem.
Quando compramos uma caixa de fios, conseguimos ver o número de zeros desses fios. Então, eu tenho fios: 1-0 (um zero), 2-0 (dois zero), 3-0 (três zero), 4-0 (quatro zero), ..., 9-0 (nove zero).
O que eu tenho que saber sobre o numero de zeros que os fios tem?
Quanto maior o número de zeros, mais fino esse fio vai ser, ou seja, sua espessura é menor. Eu utilizo fios com uma espessura menor (finos) em lugares que a pele tem uma tensão reduzida, pois, se a tensão for muito alta, o fio vai arrebentar. O contrário também é verdade: Quanto menor o numero de zeros, o fino será mais grosso (mais espesso), e terá que ser usado em áreas de tensão mais alta.
Em cirurgias na face, geralmente, usamos fios 5-0 (cinco zero) ou 6-0 (seis zero), pois são fios mais delicados, mais finos, de menor tensão, e que ficam esteticamente melhor. Ninguém quer ficar com uma cicatriz feia, pouco estética na face. 
No pronto socorro, o fio mais utilizado é o fio 3-0 (três zero), um fio muito espesso. Ele não é o fio mais espesso, mas é um fio bem grosso. Ele é responsável por suturar a maior parte dos tecidos do corpo. 
EM RESUMO: Quanto maior o número de zeros, menor será a tensão da sutura e, consequentemente, melhor será a cicatrização. Então, fios mais finos serão utilizados em locais que eu tenho uma menor tensão e em tecidos mais delicados. Fios mais grossos serão utilizados em locais que possuem uma maior tensão, ou seja, tecidos mais robustos. 
LINHAS DE TENSÃO 
As linhas de tensão podem ser em relação a:
1) Incisura;
2) Sutura. 
Todas elas devem ser traçadas paralelamente a linha de tração. 
Exemplo: No abdome, a linha de tração é horizontal, ou seja, a forca da pele é horizontal. A incisura, ou seja, o corte também deve ser horizontal. 
Um indivíduo que vai operar o apêndice, por exemplo, na região ilíaca, eu vou realizar uma incisura horizontal. Quando o médico vier suturar essa incisura, ele vai fazer uma sutura vertical (sempre perpendicular a incisão). A linha de tensão tem como principal efeito evitar a tensão no local, com o objetivo de obter uma melhor cicatrização. 
EM RESUMO: Se eu vou realizar um procedimento cirúrgico no abdome e eu tenho uma linha de tensão horizontal, a minha incisura (corte) tende a acompanhar a linha de tensão, ou seja, ela também tem que ser horizontal. Já a sutura tem que ser perpendicular a esse corte, ou seja, ela tem que ser vertical.
Se a linha de tensão é horizontal e eu faço uma incisura na vertical, eu vou alterar a linha de tensão. Provavelmente, o tecido ficara com uma tensão elevada, dificultando a cicatrização, a sutura do médico.
NÃO TEM QUESTÕES SOBRE ISSO NA PROVA, ISSO É SÓ UM CONHECIMENTO A PARTE. É DIFERENTE DE SUTURA. 
CASO CLINICO

Outros materiais