Buscar

Anatomia do Nariz e cavidade do nariz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nariz e cavidade do nariz
O ar entra pelas narinas, que conduzem ao vestíbulo do nariz. A parte inferior do vestíbulo contém pelos que retêm as maiores partículas que podem entrar durante a respiração. A ponte do nariz é formada pelos ossos nasais e o restante do esqueleto do nariz consiste de diversas placas de cartilagem. O septo do nariz divide a cavidade do nariz em esquerda e direita.
O teto ósseo da cavidade do nariz é formado pela lâmina crivosa do osso etmoide. As paredes laterais, são formadas pelas conchas nasais superiores e médias do osso etmoide e pelas conchas nasais inferiores, ossos independentes. O assoalho da cavidade do nariz é formado pelo palato duro, ósseo, e mais posteriormente pelo palato mole, muscular; eles separam a cavidade do nariz da cavidade da boca. A cavidade do nariz abre-se posteriormente na nasofaringe através das coanas.
Os seios paranasais abrem-se nas cavidades do nariz; eles são espaços aéreos localizados nos ossos frontal, maxilar, etmoide e esfenoide. Os ductos nasolacrimais, que drenam fluidos (lágrimas) da superfície dos olhos, também drenam nas cavidades do nariz.
O vestíbulo do nariz é revestido por epitélio escamoso estratificado que é contínuo com a pele. O restante do nariz, a sua cavidade e os seios paranasais são revestidos por uma mucosa, que contém numerosas glândulas mucosas globosas. A parte da mucosa localizada no alto da cavidade do nariz, logo abaixo da lâmina crivosa do etmoide, é um epitélio especializado chamado epitélio olfatório, que é suprida pelo nervo olfatório (I), que passa através dos orifícios da lâmina crivosa para alcançar o cérebro.
· A mucosa tem um extensivo suprimento sanguíneo que aquece o ar inalado, além de saturar o ar de água na sua passagem, assim protegendo as membranas da cavidade do nariz e as delicadas porções dos pulmões de ficarem congeladas ou secas.
· Uma camada de muco que cobre as mucosas protege o sistema respiratório por reter pequenas partículas que conseguem ultrapassar os pelos das narinas. Os cílios se movem de tal maneira que carregam o muco com as partículas para a faringe, onde ele pode ser removido pela tosse ou engolido.
Infecções das mucosas
Infecções ou alergias podem inflamar as mucosas da cavidade do nariz, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem, as membranas se intumesçam e a secreção de muco aumente, o que resulta em congestão e deixa o “nariz escorrendo”.
Essas infecções podem se espalhar pelas mucosas dos seios paranasais, bloqueando suas conexões com a cavidade do nariz, fazendo com que fiquem cheias de muco. Uma pressão aumentada nos seios, causa dor de cabeça. A infecção atingindo a faringe, causa “dor de garganta”; se espalhando para os brônquios e pulmões, causa tosse e possivelmente bronquite.

Outros materiais