Buscar

TED 2 - Gravidez na Adolescência Resenha do Documentário Meninas de Sandra Werneck, produzido entre novembro de 2004 e agosto de 2005

Prévia do material em texto

Disciplina: Desenvolvimento Humano II – Adolescência 
3º período 2021/1 – Psicologia 
Docente: Elgislane Demétrio de Araújo 
Discente: Ana Paula Pereira
TED: Gravidez na Adolescência – Resenha do Documentário “Meninas” de Sandra Werneck, produzido entre novembro de 2004 e agosto de 2005. 
Link: https://www.youtube.com/watch?v=f9X8WSWiI2I
O Documentário “Meninas” retrata a história de quatro adolescentes grávidas que moram na periferia da cidade do Rio de Janeiro – RJ, produzido e dirigido por Sandra Werneck no período de novembro de 2004 à agosto de 2005. 
As adolescentes que participaram do documentário são: Evelin de 13 anos, grávida do namorado que saiu a pouco tempo do tráfico da Favela da Rocinha; Luana de 15 anos, reside com a mãe e quatro irmãos e afirma que a gravidez foi planejada; Edilane de 14 anos e Joice de 15 anos, ambas grávidas do mesmo namorado.
O documentário acompanha o cotidiano das quatro adolescentes durante 12 meses com o objetivo de mostrar o dia a dia das adolescentes com suas famílias e os como lidam com a gestação precoce, assim como a percepção de futuro dessas adolescentes. 
A equipe do documentário estabeleceu um bom relacionamento com as pessoas acompanhadas, não interferindo nas situações vivenciadas, permitindo estabelecer um ambiente de confiança para expressar as percepções e opiniões sobre a gravidez e o impacto na vida dos sujeitos da produção. 
As adolescentes retratadas possuem alguns pontos em comum, como morarem na periferia do Rio de Janeiro, em comunidades carentes, pertencem à famílias em vulnerabilidade socioeconômica, e buscavam alguém para preencher “o vazio afetivo” da ausência do pai, da atenção da família, algumas cuidavam dos irmãos menores e da casa. 
Outro aspecto em comum é a dificuldade das adolescentes perceberem a responsabilidade de cuidar de um bebê e do impacto em suas vidas, principalmente considerando que não possuem uma fonte de renda, assim como os futuros pais, sendo totalmente dependentes financeira e emocionalmente de seus genitores. 
Durante o documentário percebe-se os traços de típicos da adolescência das jovens futuras mães, os conflitos emocionais, a busca pela própria identidade, a visão pouco realista da vida, o processo de mudança do corpo e a descoberta da sexualidade.
Outro aspecto importante é o fato de que a maioria das mães das adolescentes e seus namorados também foram mães durante a adolescência e como esse fato reduziu as possibilidades/oportunidades de melhorar suas condições de vida.
Assim, o documentário revela a difícil realidade daquelas jovens mães e do ciclo de dificuldades e limitações com poucas oportunidades com a interrupção dos estudos ou do trabalho para cuidar dos filhos, numa condição que não tinham como cuidar de si mesmas.

Mais conteúdos dessa disciplina