Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

Prévia do material em texto

Pergunta 5
“Quando Mamie [Phipps Clark] nasceu em 1917, a população negra ainda vivia segregada e à margem de serviços de educação e saúde nos Estados Unidos. Para ajudar a reverter esse quadro, ela se dedicou ao estudo da psicologia e fez um mestrado sobre como a questão racial impacta a identidade de crianças negras. Em 1943, se tornou a primeira mulher negra a obter o doutorado na Universidade de Columbia (foi também a segunda pessoa afro-americana a alcançar o título, pois a primeira havia sido seu marido, Kenneth Clark).
Junto com Kenneth, ficou conhecida pelos experimentos com bonecas brancas e negras, que mostraram como o racismo prejudica a autoimagem da população negra. Seu estudo ajudou a acabar com a segregação em escolas públicas em 1954.”
(LOPES, L. Conheça 10 mulheres que mudaram a história da ciência mundial. Galileu. 8 mar. 2018. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/03/conheca-10-mulheres-que-mudaram-historia-da-ciencia-mundial.html. Acesso em: 15 mar. 2019.)
“Nise da Silveira (1905—1999)
Psiquiatra renomada, a brasileira foi aluna de Carl Jung. Lutou contra métodos de tratamento comuns na sua época, como terapias agressivas de choque, confinamento e lobotomia. Durante a Intentona Comunista, em 1936, foi presa por possuir livros marxistas e acabou conhecendo o escritor Graciliano Ramos, que a transformou em uma personagem de seu livro “Memórias do Cárcere”.”
(10 GRANDES mulheres da ciência. Galileu. 8 mar. 2017. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/03/10-grandes-mulheres-da-ciencia.html. Acesso em: 15 mar. 2019.)
Considerando os trechos expostos e a presença feminina na Psicologia tanto atualmente quanto no passado, pode-se afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tanto no passado quanto nos dias atuais, a Psicologia é um campo de estudos majoritariamente masculino, no qual pouquíssimas mulheres já se aventuraram.
2. 
Os estudos de Mamie Clark, assim como os da brasileira Nise da Silveira, tiveram relevância quase nula para a sociedade.
3. 
Sempre houve mulheres envolvidas nas pesquisas científicas da Psicologia, como pode ser facilmente observado em qualquer publicação que apresente a história dessa ciência.
4. 
Não havia participação de mulheres em pesquisas da Psicologia nos primórdios de sua criação; elas passaram a fazer parte há alguns anos, apenas.
5. 
A brasileira Nise da Silveira revolucionou o tratamento dado a pessoas com transtornos mentais, enquanto Mamie Clark contribuiu fortemente para o fim do racismo institucionalizado.
Resposta correta

Continue navegando