Buscar

Metodologias de Pesquisa // Prova 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS – IEAR
Curso: Metodologias de Pesquisa em Educação.
Período: 2021.1
Professor: Rodrigo Lima.
Discente: Maria Eduarda Vasconcelos Batista.
PROVA 2
Questão 1. De acordo com Chizzotti, no texto “A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios”, as metodologias qualitativas de pesquisa se diferenciam tanto das metodologias quantitativas quanto do que ele chama de “modelo convencional” (p. 228) de pesquisa. Identifique e explique as especificidades das metodologias qualitativas que justificam a afirmação do autor. (3,5 pts)
R= O método qualitativo pode ser entendido, como uma metodologia de pesquisa com múltiplas abordagens, com a capacidade de compreender e analisar objetos de estudo muito distintos. Adotando ao longo do tempo uma perspectiva mais crítica diante da sociedade, a pesquisa qualitativa ocupou e ocupa um papel fundamental nas pesquisas dos campos da sociologia, antropologia, psicologia, e da educação. A pesquisa qualitativa se opõe ao método quantitativo, influenciado pelo positivismo, e dependente de uma quantificação padronizada que busca uma estatística dita como legitima, mas que muitas vezes não atendem as necessidades dos pesquisadores. Com um caráter limitado as pesquisas com foco em mensurar resultados, acabam por limitar campos de pesquisa e estudo, ou simplemente falham em fornecer respostas aos questionamentos que implicam os problemas da sociedade e da vida cotidiana.
Questão 2. Com base no texto de Gil, “Como elaborar projetos de pesquisa”, identifique quais das modalidades de pesquisa, classificadas com base nos procedimentos técnicos utilizados, podem ser caracterizadas como metodologia qualitativa e explique o porquê (3,5 pts).
R= No quarto capítulo da obra “Como elaborar projetos de pesquisa”, o autor articula uma possível resposta para a pergunta: Como classificar as pesquisas? Inicialmente ele propõe classifica-las por meio de seu objetivo, podendo ser descritiva (estuda determinado grupo de pessoas ou fenômeno, com o auxilio de técnicas padronizadas, como questionários, coleta e análise de dados e observação sistemática. Ex: Levantamento.), exploratória (objetivo é tornar o problema/ objeto de estudo, mais explícito e familiar, levantando hipóteses e aprimorando ideias. Ex: Pesquisa bibliográfica e Estudo de Caso), e explicativa (procura estabelecer fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de algum fenômeno, aprofundando o conhecimento acerca da realidade, e a causa/razão de um fato. Ex: Pesquisa experimental e Ex-post facto.
Além disso, o autor também propõe uma classificação por meio do que ele chama de delineamento (vem do inglês design), que se refere ao planejamento da pesquisa de uma forma mais abrangente, envolvendo sua diagramação, o ambiente em que serão coletados os dados, e em quanto tempo, estes serão analisados. Tendo em vista esse eixo, o autor define a classificação por delineamento em dois campos: o do papel que engloba os estudos que cuja a fonte de dados não seria fornecida por pessoas (Ex: Pesquisa Documental e Pesquisa Bibliográfica). O outro campo, envolve dados fornecidos por pessoas. (Ex: Pesquisa Experimental, a Pesquisa Ex-post facto, o Levantamento, o Estudo de Caso, a pesquisa-ação e a pesquisa participante). 
Entretanto mesmo após tratar esse assunto, o autor reeintera que as classificações demonstradas, não devem ser tomadas com absoluta rigidez, não encerrando o debate que permea o assunto. No âmbito da metodologia qualitativa podemos compreender todas as pesquisas que tratem da compreensão humana e a subjetividade como legitimas com a inserção do pesquisador no campo estudado. Que se distanciam das quantificação ou da mensuração de resultados e estatísticas. Como exemplos de pesquisa qualitativa podemos sugerir: Pesquisa documental, Estudo de Caso, Etnografia, Ex-post facto, Pesquisa Bibliográfica. Como exemplo de pesquisa quantitativa: pesquisa de levantamento. 
Questão 3. Os textos de Peirano, “Etnografia não é método”, e de Crosaro, “Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas”, tratam da questão da entrada do(a) pesquisador(a) no campo de pesquisa. Discuta, com base nos textos citados, a questão do pertencimento/distanciamento do(a) pesquisador(a) junto aos sujeitos do campo de pesquisa, no método etnográfico.
R= Os textos abordam de diferentes maneiras o olhar do pesquisador que se utiliza da Etnografia. Um método de pesquisa em que o estudioso se insere no campo e chega a interagir com os objetos de pesquisa. O grande desafio da etnografia é justamente aquilo que a torna especial, a proximidade com o objeto e a presença ativa no campo faz com que o pesquisador tenha uma perspectiva mais atenta, de dentro da situação. Mas por outro lado essa proximidade pode se tornar um empecilho, havendo a necessidade de um afastamento, e a adoção de um olhar mais crítico a fim de assegurar a objetividade da pesquisa.

Outros materiais