Buscar

Metodologias de Pesquisa // Prova 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS – IEAR
Curso: Metodologias de Pesquisa em Educação
Período: 2021.1
Professor: Rodrigo Lima R. Gomes
Discente: Maria Eduarda Vasconcelos Batista – 4°P
PROVA 1
1. No texto “Conhecimento”, de Alice Casemiro e Elizabeth Macedo, as autoras apresentam diversas concepções de conhecimento atreladas a teorias de currículo de diferentes correntes de pensamento antes de, ao final, apresentarem sua própria perspectiva. Explique a concepção defendida pela autoras e sua especificidade frente às demais.
R= As autoras demonstram ao final do capítulo uma concepção que se contrapõe as perspectivas previamente abordadas, à medida que defendem que os conhecimentos e saberes, não devem ser rotulados de forma fixa ou definitiva. Pelo contrário, Casemiro e Macedo, propõem que a área de currículo não seja definida por selecionar conteúdos e culturas como um conhecimento legítimo. Mas defendem que o currículo em si deve ser visto como uma produção cultural, e de livre expressão, que se molda a medida em que conhecimento é construído. 
2. No texto “Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos?”, a autora Magda Soares distingue a escrita literária, orientada pela necessidade de expressão individual do(a) escritor(a), da escrita acadêmica, voltada para a comunicação de um conhecimento científico ao público. Explique a crítica que a autora faz à escrita acadêmica na área da Educação e as razões de sua crítica.
R= Ao longo do texto, Soares se dedica a explicar a diferença entre escritores e pesquisadores-autores, como eles veem seu trabalho, e o público que atingem. Em certo ponto, a autora destaca a importância das pesquisas que envolvem as ciências sociais, sobretudo, a área da Educação, pois se trata de uma área que estuda problemas, fatos e fenômenos que ocorrem, e que têm impacto na vida de outros seres humanos. Logo, interessa que esses conhecimentos e saberes, alcancem aos que estão diretamente envolvidos, e são efetivamente afetados pelas práticas que podem ou não estar sendo bem conduzidas. O que iria de encontro com o ramo da divulgação cientifica, que concentra publicações que almejam atingir outros setores da sociedade, não necessariamente a academia, o que por conseguinte não confere muito reconhecimento ao pesquisador-autor. Infelizmente, segundo Soares, a maioria dos pesquisadores-autores, escrevem para registrar seus estudos e descobertas cientificas, para efetivar sua posição enquanto produtores de conhecimento na universidade. Além disso, sempre procuram publicar em revistas e periódicos conceituados, que alcançam apenas aos seus pares, geralmente, profissionais com uma formação semelhante. 
3. No texto “A construção do olhar do pesquisador”, de Evandro Ghedin e Maria Amália Franco, os autores afirmam, na página 74, que “ver não é apenas perceber o objeto, mas fundamentalmente interpretá-lo”. Explique esta afirmação a partir do desenvolvimento da argumentação dos autores.
R= Segundo os autores o pesquisador deve se afastar de uma observação despretensiosa, ou de um olhar passivo, que simplesmente aceita o que vê. Dessa maneira, o olhar do pesquisador deve ser voltado para a compreensão e interpretação do fenômeno, coisa ou objeto estudado. Procurando sempre levantar hipóteses para o que possa estar potencialmente implícito, exercitando o pensamento. Vezes tendo de se afastar do mundo como um todo, para ‘mergulhar’ no mundo do objeto, para dessa forma, o interpretar, de maneira crítica, e transformadora. 
Data de entrega: 11/07/2021
Data final de entrega: 13/07/2021

Outros materiais