Buscar

ESTUDO DE CASO NATURA - POLICARPO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Que razões estiveram na origem da crise da Natura no final da década de 1990? Que informações obtidas a partir das pesquisas realizadas foram consideradas relevantes e serviram de base a criação da nova linha de produtos?
A partir das informações trazidas pelo texto analisado nesse estudo de caso, diversas lições sobre a citada marca podem ser observadas, sua criação e significativa ascensão são marcos significativos até hoje, e de igual forma, os desafios enfrentados e os resultados de suas superações. E nesse sentido, quando tratamos das razões que configuraram a origem da crise[footnoteRef:1] da Natura no final dos anos noventa pesquisas[footnoteRef:2] e dados econômicos apontaram que os produtos da empresa não possuíam um diferencial estratégico em relação aos da concorrência. E nesse mesmo cenário a empresa passa a concorrer com a capilaridade das vendas de empresas concorrentes em razão da abertura comercial no Brasil no final dos anos 1990. [1: A crise foi assim pontuada devido a queda de vendas (e consequentemente redução do faturamento) ocorridas nos anos 1999, uma vez que quando comparado as vendas do ano anterior marca-se um declínio de 8,5%. ] [2: Vale dizer que as pesquisas desse período foram realizadas a partir da ampla rede de consultoras e as informações que essas podiam oferecer devido suas experiencias de contato direto com dezenas de consumidores (mulheres em sua maioria). ] 
	 Também com os resultados das pesquisas descobriu-se outras consideráveis informações, por exemplo, que o preço da linha de produtos Natura era considerado elevado para a maioria das consumidoras, e estes comentam que consumiria mais vezes, se fosse mais baixo. As clientes expressavam o desejo de comprar produtos com preços mais em conta para seu uso diário, e a Natura que outrora investia seus esforços em linhas especiais, usadas em situações exclusivas, agora se via impulsionada a criar uma linha mais simples, para uso cotidiano. 
	Como já dito, as informações advindas das consumidoras facilitaram a captação de informações personalizadas para que a empresa olhasse de novo para sua realidade, e a esse passo a mesma visualizou seu potencial para desenvolver novos cosméticos aproveitando o que a fauna e a flora do nosso pais poderia possibilitar, servindo-se da biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de novos produtos que não apenas ofereciam qualidade mas também agregam um diferencial que poderia ser amplamente aproveitado pela Natura. A esse passo, a empresa inicia um novo ciclo de crescimento com sua nova linha de produtos, apresentando características distintas e impulsionado as vendas. É importante ressaltar também o erguer de uma base que tratava das questões sustentáveis e de biodiversidade fazendo parte da entrega de valor da marca.

Continue navegando

Outros materiais