Buscar

Estudo caso controle

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIURÉTICOS E BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIOESTUDOS CASO-CONTROLE
Liz Schettini
· Quando usar o caso-controle?
· Como ele é dividido?
· Quais os tipos de caso controle?
· Quais as medidas de análise do caso controle?
 Procuram a exposição no passado, estabelecendo-se a doença no presente. Também chamado de estudo retrospectivo, é um estudo individuado, observacional e longitudinal, concebido especialmente para investigar associações etiológicas em doenças raras. Isso porque doenças raras exigem um n amostral muito grande para realizar as análises necessárias em outro tipo de estudo, sendo que são poucos os casos existentes.
 O que ocorre é que são usadas 2 populações de estudo: os casos (que são os seguramente diagnosticados) e os controles (amostra dos “comparáveis” aos casos) na proporção de 1:1 ou mais. Também com a tabela de contingência, ele analisa os doentes e não doentes do presente que foram ou não expostos a certo fator de risco/benefício no passado.
 É preciso que haja o máximo de homogeneidade entre os casos (entre os critérios de diagnóstico, estágio da doença, variantes/tipos clínicos, fontes dos casos) e que haja máxima similaridade entre os casos e os controles (identidade de área geográfica e fatores socioeconômicos e culturais)
· Estudos de caso-controle de base hospitalar: outros casos atendidos no mesmo hospital com outras enfermidades, parentes próximos, colegas de trabalho, vizinhos
· Estudos de caso-controle de óbitos: óbitos por outras causas
· Estudos de caso-controle de base comunitária: parentes próximos, colegas de trabalho, vizinhos
· Estudos de caso-controle de base populacional: casos e controles selecionados da população. Os casos podem ser detectados através de triagem populacional, em área geográfica definida durante um determinado período. Pode-se utilizar registros de hospitais para se identificar todos os possíveis casos da área de estudo ou uma amostra aleatória deles. Os controles são selecionados através de uma amostra probabilística dos indivíduos sem a doença, pertencentes à mesma área geográfica dos casos.
· Estudos de caso-controle aninhado: casos e controles são selecionados no decorrer de uma coorte pré-definida, na qual algumas informações sobre exposições e fatores de risco já encontram-se disponíveis. Para cada caso, controles são selecionados aleatoriamente de indivíduos que encontram-se sob risco no momento do diagnóstico do caso, o que significa um emparelhamento pelo efeito de confusão do tempo. Informações adicionais são coletadas e analisadas no momento da seleção de casos incidentes e controles.
 Ele não produz medidas de frequência (proporção, prevalência, incidência ou mortalidade) pois não utiliza denominadores populacionais. Pode-se estimar 0% de exposição entre casos e entre controles. A medida de associação é o ODDS RATIO (razão dos produtos cruzados)
 Aqui vamos calcular a frequência de exposição (E) dos casos (C) e dos controles (NC), calculada por a/a+c e por b/b+d, respectivamente, para comparação entre as duas. Para o cálculo do odds ratio, faz-se ad/bc.· Quais as vantagens do caso controle?
· Quais as desvantagens do caso controle?
 ATIVIDADE:
1. De um surto epidêmico de diarreia em participantes de uma oficina de trabalho na Fundação Nacional de Saúde, um estudo de caso-controle foi conduzido para investigar o risco de intoxicação alimentar associado com ingestão de maionese. Casos e controles foram identificados através de entrevistas com indivíduos que comeram no buffet servido durante os dias da oficina. Faça os cálculos necessários.
 E (C)=75/85 -> E (C)=0,88
 E (NC)= 152/292 -> E(NC)= 0,52
 OR= 75x140/152x10 -> OR= 6,91
2. Estudo caso-controle para testar a hipótese que uso de cigarros por gestantes se associa a lábio leporino dos bebês (AJPH, 2000). Do total de bebês com lábio leporino (n=73), 25 eram filhos de mães fumantes. Entre os controles (n= 793), 163 também eram filhos de mães fumantes.
	
	SIM
	NÃO
	TOTAL
	SIM
	25
	163
	188
	NÃO
	48
	630
	678
	TOTAL
	73
	793
	866
 E (C)= 25/73 -> E(C)= 0,34
 E(NC)= 163/630 -> E(NC)= 0,26
 OR= 25x630/163x48 -> OR= 2,01
 Vantagens do caso-controle -> população reduzida para o estudo, útil para doenças raras, permite examinar associação entre exposição e doença, facilidade de realização com dados secundários a baixos custos.
 Desvantagens do caso-controle -> não é adequado para EXPOSIÇÕES raras, não estima medidas de morbidade, informações retrospectivas sobre a exposição, dificuldade de identificar a população de estudo, possui vieses (memória, seleção e diagnóstico)

Outros materiais