Buscar

Acadêmico

Prévia do material em texto

Acadêmico: Rodimar de Ramos
Professora: Tarcila Lilia Piazza
Curso: Direito
Matéria: Introdução ao Estudo do Direito
 Fontes do Direito
DIREITO CIVIL
 FONTES DO DIREITO CONCEITO DE DIREITO: conjunto de normas jurídicas que disciplinam a vida em sociedade, com o fim de assegurar a pacificação e harmonia nas relações sociais, promovendo o bem maior – que é a paz social.
Fonte mediata ou direta – LEI. A lei é a fonte geradora do Direito no ordenamento jurídico brasileiro, caracterizada por ser norma jurídica escrita, genérica, abstrata, imperativa, dotada de sanção em caso de desobediência de seu comando. 
Fonte indireta ou mediata 
– basicamente divide-se em: 
Fonte interpretativa: doutrina (trabalho dos estudiosos em direito) e jurisprudência (trabalho dos magistrados, uniformizando suas decisões sobre determinados fatos semelhantes).
 Fonte integrativa: analogia, princípios gerais e equidade. 
DIVISÃO DO DIREITO:
 - Direito Público e Direito Privado. 
- Direito Objetivo e Direito Subjetivo
Fontes do Direito Administrativo
O Direito Administrativo é o ramo do Direito Público em que há predominância do interesse do Estado; disciplina os interesses gerais. Quer dizer: é o ramo do Direito que visa disciplinar as relações do Estado com a sociedade.
Nossa dica de hoje diz respeito às Fontes do Direito Administrativo*, confira:
FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO
LEI – Fonte primária e principal do Direito Administrativo. Vai desde A Constituição Federal (art. 37) até os demais atos normativos expedidos como, por exemplo, decretos, resoluções e regimentos. Assim, a lei como fonte do Direito Administrativo é a lei em seu sentido amplo, ou seja, a lei feita pelo Parlamento e também atos normativos expedidos pela Administração.
DOUTRINA – São teses de doutrinadores que influenciam nas decisões administrativas, como no próprio Direito Administrativo.
JURISPRUDÊNCIA – É a reiteração de julgamentos no mesmo sentido. A jurisprudência não é seguimento obrigatório. Trata-se, apenas, de orientação aos demais órgãos do Poder Judiciário e da Administração. Entretanto, se o Supremo Tribunal Federal editar súmula vinculante, esta, por determinação da Constituição, art. 103-A, será obrigatória para toda a Administração Pública, direta e indireta, de todos os níveis da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e para todo o Poder Judiciário. Por exemplo, a Súmula Vinculante nº 21: “É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo”.
COSTUMES – São condutas reiteradas praticadas pelos agentes públicos com consciência de obrigatoriedade.
Fontes do direito processual
 Fonte material: É a fonte de produção, refere-se ao ente que tem competência para elaborar as normas, ou seja, é aquela que cria o Direito.
Fonte formal: É aquela que revela o direito. É a exteriorização. As fontes formais de subdividem em: fontes primárias/imediatas: são as leis, Constituição Federal, Emendas à Constituição, Tratados, convenções e regras de Direito Internacional e fontes secundárias/mediatas: analogia, costumes, jurisprudência, doutrina e princípios gerais do direito

Continue navegando

Outros materiais