Logo Passei Direto
Buscar

Paper ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
METODOLOGIAS DE ENSINO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
Priscila Ivanowski
Professora: Rosana Julião
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia (1023)
29/06/2017
RESUMO
 Este trabalho traz uma ampla visão da importância da Alfabetização e Letramento e na formação da personalidade humana. Os conceitos de alfabetização e letramento, procurando apresentar as visões e controvérsias acerca dessas duas palavras tão usadas ultimamente na área educacional a importância da alfabetização e letramento. Em seguida uma breve explanação dos métodos de alfabetização no Brasil, embora venha sendo um elemento sempre presente na humanidade desde seu início.
PALAVRA-CHAVE: Alfabetização, Letramento.
INTRODUÇÃO
 Alfabetização e letramento são temas amplamente analisados e discutidos nos meios acadêmicos e profissionais. Mas, embora isso aconteça, o que os censos mostram é que o Brasil precisa avançar consideravelmente nesses aspectos. Diante disso o que podemos perceber é que, embora haja muitas iniciativas em prol de um processo de alfabetização e letramento que possibilite a verdadeira inserção do indivíduo na sociedade, tendo desenvolvido competências linguísticas indispensáveis ao pleno convívio social, o Brasil apresenta ainda altos índices de analfabetos funcionais, ou seja, indivíduos que sabem ler e escrever, mas que não desenvolveram a habilidade de interpretar e usar a língua - leitura e escrita – de maneira sistemática e consciente em seu cotidiano. Alfabetização e letramento são temas amplamente analisados e discutidos nos meios acadêmicos e profissionais. Mas, embora isso aconteça, o que os censos mostram é que o Brasil precisa avançar consideravelmente nesses aspectos.
 CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
 Ao longo das últimas décadas, a alfabetização tem se tornado um tema de constantes pesquisas, debates e confronto de ideias que exige dos professores certo ecleticismo para acompanhar tudo que é divulgado sobre o assunto na mídia, confrontando com a prática existente e incorporando nessa quando necessário. Na década de 80, o debate se limitava à qualidade dos métodos sintéticos e analíticos. A partir daí, iniciou-se um novo foco de debate: o construtivismo Esse método defendia uma aprendizagem centrada no exercício operacional e evolutivo da inteligência : o ensino deve priorizar o desenvolvimento da capacidade de operar, de estabelecer relações. “Os fatos ou as informações só têm sentido na medida em que são compreendidos, ao sê-lo, aprimoram a capacidade de compreensão do sujeito”. (ALVES, 1997, p.34).
 Magda Soares (2007) afirma que a alfabetização ainda está à espera de uma compreensão plena de seu processo, visto que ela precisa de método e teoria. Método porque ninguém aprende a ler e a escrever sem uma orientação segura do processo de aprendizagem, e porque fundamentam o processo.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
 Pode-se afirmar que o letramento é um continuum da alfabetização, visto que os dois processos estão diretamente ligados, embora enfoquem aspectos diferentes. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado, alfabetizado é quem sabe ler e escrever e letrado é quem, além de saber ler e escrever atende às demandas sociais da leitura e da escrita.
 A diferença entre alfabetização e letramento fica clara também na área das pesquisas em Educação em História, em Sociologia, em Antropologia. Pode-se afirmar que o letramento é um continuo da alfabetização, visto que os dois processos estão diretamente ligados, embora enfoquem aspectos diferentes. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado, alfabetizado é quem sabe ler e escrever e letrado é quem, além de saber ler e escrever atende às demandas sociais da leitura e da escrita.
 Isso mostra que o letramento “resulta da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita e a alfabetização” é a ação de alfabetizar, de tornar- se alfabeto. (Soares, s/p, 2003)
 Desse modo percebe-se que a alfabetização é contínua, não possui um ponto final, é um processo constante de transformação.
 Por outro lado, o letramento “é o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.”(Soares, 2003, p.56-57)
Logo a alfabetização e o letramento ora diferem-se pela sua abrangência, ora fundem-se, já que a alfabetização como processo tem um continuum: o letramento.
VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
 O trabalho aqui apresentado consiste em um relatório de Estágio de Observação solicitado no Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi, uma vez que o estágio é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, pois proporciona ao futuro profissional, um conhecimento prático sobre o campo de trabalho que provavelmente atuará. Nesse sentido, durante o estágio de observação a estagiária do curso de Pedagogia, esteve empenhada em um trabalho de campo que possibilitou estar presente em uma instituição educacional, vivenciando e refletindo sobre o ambiente e o cotidiano escolar.
 O estágio foi realizado na escola Escola Municipal Elevir Dionysio, localizada no bairro Fanny, Curitiba - Pr. Assim durante o período de estágio de observação esteve presente nesta escola, cumprindo uma carga horária de 32 horas, no período da manhã, com a turma das series iniciais do Ensino Fundamental, 1° ano.
 Durante o estágio de observação buscou o máximo de informações possíveis da escola, bem como a prática pedagógica cotidiana e as relações estabelecidas nesta unidade de ensino. A Escola Municipal Elevir Dionysio, é uma escola de grande porte e funciona no ensino regular do período matutino 07h e 30min às 11h e 30min e período vespertino 13h e 15min às 17h e 15min, a suma modalidade de ensino é Educação Infantil e Ensino Fundamental.
 A Escola teve inicio no ano de 1957, com o nome de Escola Isolada Vila Guilhermina, com treze alunos e tendo como mantenedora a Secretaria de Educação do Estado. Em 1975, passou a chamar-se Escola Estadual Elevir Dionysio e fazer parte do Complexo Escolar Dom Ático Euzébio da Rocha, passando mais tarde em 1983, a Unidade Independente. A Escola tem o nome de seu patrono, nascido em 1919, na cidade de Almirante Tamandaré. Em 2002 a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba assumiu a escola.
 As dependências do corpo técnico-administrativo são formadas por sala para recepção ao público, sala para trabalho administrativo, sala de múltiplo uso para trabalho técnico individual ou de grupos, lanche e descanso para os funcionários, cozinha, despensa para alimentos, almoxarifado, sanitários para funcionários.
 O planejamento é feito semanalmente para melhorar os aspectos metodológicos dos professores. As crianças estão sempre em desenvolvimento constante, correspondem bem aos comandos dados pelas professoras, gostam muito de fazer atividades, de pintar, sempre estão fantasiando a todo o momento, interagindo com seus colegas e professoras.
 A professora está sempre atenta às dificuldades das crianças, a fim de ajudá-las cognitivamente, buscando trabalhar não somente com livros didáticos, mas contextualizando com outros recursos, como jornais, revistas, folhetos, filmes etc. Percebe-se que há um clima de cooperação, interação e respeito entre o aluno e o professor. 
 O estágio teve início dia 25/04/2017 à 09/05/2017 às 12 horas de observação e as outras 20 horas será de regência nos dias 16/05/2017 à 13/06/2017. O estágio foi realizado com êxito sem qualquer obstáculo por parte da área administrativa da instituição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 É nesse momento que os educadores alfabetizadores são fundamentais para o crescimento pessoal e intelectual desses alunos, para isso muitas vezes eles usam vários meios para incentivar a aquisição de aprendizagem e a permanência dos alunos na escola. Portanto,para que se tenha um processo ensino/aprendizagem significativo, faz - se necessário colocar em prática novas metodologias e propostas pedagógicas diferenciadas, de forma que atenda as dificuldades dos alunos e valorize seus conhecimentos.
REFERÊNCIA
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento/ Magda Soares. 6. Ed. 7º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros/ Magda Soares. – 4º ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos/ Sérgio Antônio da Silva Leite, Silvia M. Gasparian Colello; Valéria Amorim Arantes (org.). – São Paulo: Summus, 2010. – (Coleção pontos e contrapontos).
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Mais conteúdos dessa disciplina