Buscar

Fossetas da comissura labial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As fossetas da comissura labial são pequenas invaginações da mucosa que ocorrem no limite do vermelhão dos lábios, nos ângulos da boca. Tal localização sugere que elas ocorram devido à falha na fusão normal do processo embrionário maxilar e do processo mandibular. Aparentemente, as fossetas da comissura labial são mais frequentes em adultos. Em crianças, a sua prevalência é menor. 
Embora as fossetas da comissura labial sejam geralmente consideradas alterações congênitas, essas invaginações muitas vezes desenvolvem-se tardiamente na vida.
São observadas com maior frequência em homens. Em alguns casos, a história familiar sugere uma transmissão autossômica dominante.
Características Clínicas 
As fossetas da comissura labial são geralmente identificadas durante o exame clínico de rotina, e na maioria das vezes, os pacientes relatam nunca ter notado a sua presença. Tais fossetas podem ser unilaterais ou bilaterais. 
Apresentam-se como fístulas cegas que podem se estender de 1 a 4 mm de profundidade. Em alguns casos, uma pequena quantidade de líquido pode ser eliminada da fosseta quando ela é pressionada, sendo, provavelmente, saliva proveniente de glândulas salivares menores que drenam do fundo da invaginação.
Tratamento 
Por serem quase sempre assintomáticas e inócuas, em geral não há necessidade de tratamento.
FOSSETAS LABIAIS PARAMEDIANAS
São invaginações congênitas raras do lábio inferior. Acredita-se que elas se originam de sulcos laterais persistentes no arco mandibular embrionário.
Características Clínicas
Se apresentam como fístulas bilaterais e simétricas em relação à linha média do vermelhão de lábio inferior. A apresentação clínica pode variar de depressões sutis a fossas proeminentes.
O maior significado das fossetas labiais paramedianas é que, em geral, elas são herdadas como um traço autossômico dominante em combinação com a fenda labial (FL) e/ou a fenda palatina (FP) — síndrome de van der Woude.
Tratamento
Se necessário, as fossetas labiais podem ser excisadas por razões estéticas. Os problemas mais significantes estão relacionados às anormalidades congênitas associadas, como a fenda labial e/ou fenda palatina, e o potencial de transmissão do traço para as gerações subsequentes.

Continue navegando