Buscar

Flashcard 04- Doutrinas do séc XIX, segunda revolução industrial, imperialismo e neocolonialismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FLASHCARDS - HISTÓRIA ENEM
DOUTRINAS DO SÉCULO XIX:
Vieram a criticar o capitalismo ou liberalismo econômico. Ideias iluministas tão muito fortes na Europa e o liberalismo econômico de Adam Smith passou a fazer parte de vários países. 
Críticas e ideias contrárias ao capitalismo: mudanças produzidas pelo capitalismo eram incapazes de conduzir uma igualdade social plena. Liberdade, igualdade e fraternidade para poucos. 
Socialismo utópico: proposta de maior diálogo entre trabalhadores e capitalistas de modo a diminuir as desigualdades sociais. 
Proposta de criação dos falanstérios (cada um recebe de acordo com sua capacidade de trabalho), lucro dividido proporcional para os trabalhadores, proprietário não ficaria com a maioria do lucro. 
Instrução para todos pra evitar a exclusão social devido ao grau de instrução. 
Esse socialismo utópico foi muito estudado por Marx e Engels, que criaram a ideia do materialismo histórico/ideias marxistas/socialismo científico. 
Marx dizia que o que move a história é a luta de classes, exploração da elite sobre a população. Marx propõe o socialismo científico, dizia que os trabalhadores explorados deveriam acabar com a burguesia industrial, com a liderança dos exploradores, e assumir o poder das indústrias e do governo pra uma melhor distribuição de renda. 
Socialismo foi criado pra confrontar o liberalismo e capitalismo. 
O objetivo de se fazer um governo socialista é alcançar o estado de bem-estar social igualitário (comunismo), não precisando mais do governo nem de propriedade privada. 
Comunismo defendia um certo tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades seriam abolidas. Desigualdade gera problemas como violência, miséria e guerras. 
Comunismo jamais saiu do papel. Socialismo visa chegar ao comunismo, mas ainda não conseguiu. 
Anarquismo: não ter governo, recusa a qualquer forma de organização estatal imposta, mas para que a sociedade prospere é preciso organização entre todas as comunidades, que todos visem um bem social comum. Anarquismo também nunca saiu do papel.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: séc 19 pro 20
Diferente da primeira fase que foi quase exclusiva da região do Reino Unido, a segunda RI ocorreu também em outros países da europa, com destaque pra França, pra Itália e Alemanha que se unificaram, Bélgica. EUA também após o fim da escravidão e o Norte vencer o Sul, e Japão, quando ele entra em contato com a cultura ocidental. 
Características: Petróleo e aço no campo das matérias primas, petróleo como combustível, surgimento de motores a combustão. 
Inovações técnicas como geladeira, comidas enlatadas, aprimoramento da medicina com antibióticos, energia elétrica, transportes e comunicação com carros, aviões, televisão, rádio, telefone com telégrafo. 
Aceleração da produção em série: fordismo, toyotismo, taylorismo, sempre utilizando da exploração do trabalhador. Uso de mão de obra infantil. 
Fortalecimento dos sindicatos, greves e rebeliões de trabalhadores. 
Resultados: aprimoramento científico, melhorias das ciências e do debate científico. Darwinismo. Difusão e comportamento industrial, mudanças na dinâmica da vida das pessoas. Lutas de classe e movimentos operários. 
Doutrinas contrárias a mais-valia (exploração do trabalhador). 
Imperialismo/neocolonialismo, devido a necessidade de mais mão de obra barata, conquistaram vários outros territórios como África e Ásia. Guerras mundiais. Tecnologia trouxe as duas grandes guerras.
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO:
Contexto histórico: segunda RI, liberalismo econômico (capitalismo industrial), crescimento demográfico (tirou boa parte da população e colocou para colonizar parte da Ásia e África). 
Imperialismo: dominações política, econômica, social, cultural de países industrializados sobre regiões não industrializadas. 
Imperialismo de influência (EUA – países tinham que priorizar o comércio com eles), de protetorado, imperialismo colonial (colônia é posse de alguma potência). 
Imperialismo no Brasil: segundo reinado e república velha. Principais imperialistas eram EUA e Inglaterra. Compra do café brasileiro e entrada de bens e serviços. 
Neocolonialismo: principal justificativa era civilizar, levar a modernidade pras demais regiões. Eurocentrismo, preconceito cultural, racismo. Justificativa pra exploração. Prática principal era busca de matéria-prima, mão de obra barata e mercado consumidor. 
Expedições religiosas foram catequizar os africanos a serviço do capitalismo. Além da religião tem a ciência, diplomacia, corrupção (lideranças africanas se corromperam a lideranças europeias) e guerra (pra conquistar territórios que se negaram). 
Até hoje existem conflitos étnicos e regionais na África e áreas miseráveis, repercussão do neocolonialismo. 
Resultados: impérios econômicos, multinacionais, exploração colonial, troca desigual (hemisfério norte cada vez mais rico e o sul cada vez mais pobre), primeira guerra mundial. Concorrência econômica das nações industrializadas foi traduzida em guerras.

Continue navegando