Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
Questão 1
A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
RESPOSTA ESPERADA: 
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.
Questão 2
Aristóteles, discípulo de Platão e criador do Liceu, é considerado como sendo o maior dos primeiros filósofos, pois nos legou várias obras e um pensamento sistemático incluindo uma diversidade de temas investigativos. Aristóteles também fundou uma metodologia de ensino denominada Peripatética. Descreva esta metodologia utilizada por Aristóteles.
RESPORA ESPERADA: 
Esta metodologia já alude em seu nome o modo como era utilizada. O termo grego, peripatético quer dizer? aqueles que passeiam? ou itinerantes, ambulantes, ou seja, Aristóteles não ensinava em um lugar fechado e estático, ele ensinava seus discípulos caminhando e passeando, sempre observando o meio, as pessoas, os objetos, a natureza, e a partir das observações da variedade e diferenças dos seres me ditava e refleti a com seu s alunos.

Continue navegando