A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
PIM VI (6)

Pré-visualização | Página 1 de 2

15
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP 
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA 
ANGELA MARIA KLOPPENBURG – RA: 2064941
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI 
 GASTRONOMIA, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E SERVIÇO SALA E BAR
NOVO HAMBURGO / RS 
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA 
ANGELA MARIA KLOPPENBURG – RA: 2064941
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI
GASTRONOMIA, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E SERVIÇO SALA E BAR
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VI; apresentado como pré-requisito para aprovação do bimestre vigente, nas disciplinas de “Organização de Eventos” e “Serviços de Sala e Bar” do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. 
Orientador: Prof.: Rodrigo Stolf
NOVO HAMBURGO / RS 
2021
RESUMO
O brasileiro é um povo festivo e isso pode ser visto como um importante propulsor do setor de eventos e dos serviços de sala e bar, pois a grande sociabilidade dos brasileiros proporciona inúmeros eventos. Esse mesmo contexto apresentava um crescimento consistente no pré-pandemia, que tenderá a voltar lentamente de acordo com relatórios do Sebrae. Seguindo isso e a proposta do PIM VI para o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia na disciplinas Sala e Bar e Organização de Eventos, realizou-se pesquisas nos materiais prévios e executou-se um evento chamado de “NOITE ITALIANA”, para tal convidou-se apenas a família da autora devido aos protocolos sanitários da Pandemia do Covid-19. No planejamento do evento e em sua realização desenvolveu-se as ações de montagem da mesa, dobradura do guardanapo, preparação do prato de entrada, prato principal, sobremesa e do drink. Todas essas etapas seguiram as dicas e proposições do material de aprendizagem disponibilizado no decorrer do bimestre.
Palavras-chave: Gastronomia. Sala e Bar. Eventos. Organização.
	
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2 DESENVOLVIMENTO	5
2.1 PRATO DE ENTRADA	6
2.2 PRATO PRINCIPAL	7
2.3 SOBREMESA	10
2.4 SALA E BAR	11
2.5 DOBRA DO GUARDANAPO	12
3 CONCLUSÃO	14
REFERÊNCIAS	15
1 INTRODUÇÃO 
Para o Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) VI com o foco em gastronomia, organização de eventos e serviço sala e bar, desenvolveu-se a atividade com o tema de “Evento Italiano”. Esse assunto foi escolhido devido a riqueza de pratos a serem propostos, bem como a cidade de residência da autora apresentar um núcleo turístico italiano em uma das localidades do município, por isso eventos com esse foco podem apresentar uma boa repercussão local.
Os convidados para a realização do evento compõem a família da própria autora, sendo caracterizado por quatro filhos e o marido, totalizando cinco pessoas. Essa escolha intimista justifica-se pelas questões da Pandemia de Covid-19 e o respeito as regras sanitárias e de distanciamento social propostas pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Efetivamente para o “Evento Italiano” desenvolveu-se como prato de entrada “Grissini de parmesão” acompanhado pelo drink “Negroni”. Já para o prato principal proporcionou-se uma clássica macarronada italiana, preparada com massa fresca caseira com “molho concassé”, sendo que a massa foi também feita pela própria autora. Para finalizar serviu-se uma charmosa “Panacota” como sobremesa.
No que condiz a organização, preparo e realização do evento efetivou-se a decoração da mesa com um jogo de souplat de crochê e com guardanapos dobrados com os preceitos aprendidos nas vídeos aulas. 
Essa atividade foi realizada no dia 09 de maio de 2021 na residência da própria autora, aproveitando a presença de seus entes próximos devido a confraternização do dia das mães.
2 DESENVOLVIMENTO 
 
Planejar um evento depende de vários fatores que vão desde a organização, passando pela execução e chegando ao feedback. Esse processo contém inúmeros detalhes a serem constantemente conferidos e certificados para que tudo ocorra da forma planejada. 
Dentro da necessidade de organização elaborou-se uma lista com os objetivos básicos a serem seguidos:
· Equipamentos necessários para o feitio dos pratos 
· Elementos para o preparo do ambiente e da mesa;
· Produtos e ingredientes a serem providenciados. 
Essa lista foi de grande valia para diminuir os riscos de erro e prováveis esquecimentos, pois o processo como um todo não é algo que se domina de primeira.
O tema geral selecionado foi o de “Noite Italiana”, o local foi a sala de jantar da casa da própria autora e os convidados sua família. A decoração e a montagem da mesa são pontos importantes e que contam muito para o sucesso da organização de um evento. Os convidados precisam assemelhar a decoração ao tema proposto pelo organizador. 
Antes de iniciar a decoração e a montagem da mesa, todos os utensílios foram previamente lavados com água quente e após a secagem foram devidamente higienizados com panos descartáveis e álcool 70%, e então posicionados na mesa (Imagem 1). Para a decoração do jantar, foi utilizada toalha de mesa, cobre manchas e souplat de crochê, já para criar um ambiente agradável e aconchegante, usou-se arranjos de flores, os quais haviam acaba de ser presentes dados a autora, pela comemoração de dia das mãe. Fechando a temática prática da organização posicionou-se sob a mesa um pote com espaguetes crus e uma garrafa de vinho, para remeterem ao clima Italiano. Como trilha sonora ouviu-se ao som ambiente uma coletânea de músicas Italianas. 
Imagem 1: Disposição da mesa
Fonte: Próprio aluno
 Iniciando os trabalhos do evento serviu-se as crianças, após a filha mais velha e então o marido, nessa primeira etapa o prato escolhido como entrada foi um Grissini.
2.1 PRATO DE ENTRADA 
Para a entrada serviu-se Grissini com queijo parmesão, a receita para tal foi seguida a partir de vídeos do Youtube como os do canal “Amo pão caseiro”. Esse prato nada mais é que pãezinhos compridos como palitos, que medem em média de 25 a 30 centímetros e são muito deliciosos e crocantes, eles são ótimos e harmonizam muito bem com aquela “cervejinha” gelada, porém no presente trabalho ofertou-se como acompanhamento outro drink mais elaborado, o “Negroni”. 
Optou-se por fazer Grissini com uma modelagem lisa e com os ingredientes tradicionais da receita.
Seguiu-se cerca dez passos para realizar a receita. Dissolveu-se o fermento na água, acrescentando os demais ingredientes, com exceção do queijo. Sovou-se a massa até ela ficar consistente, para então adicionar o queijo ralado e sovar mais um pouco, após ela ficou descansando por cerca de 20 minutos. Cortou-se a massa em tiras e fez-se palitinhos que foram colocados numa assadeira, pincelou-se os palitinhos com água e adicionou-se mais um pouco de queijo e orégano, finalizando o processo levou-se a forma ao forno pré-aquecido a 160ºC por um período de 15 minutos. Feito isso retirou-se a forma e eles estavam prontos para serem servidos conforme a imagem 2 retrata.
Imagem 2: Grissini prontos para serem servidos
Fonte: Próprio aluno
Feito o prato de entrada, apresenta-se o prato principal uma típica macarronada italiana.
2.2 PRATO PRINCIPAL
O prato principal selecionado foi uma macarronada, algo tipicamente italiano. Como primeiro passo fez-se a massa caseira, esse elemento deu um toque especial e pessoal à receita.
A massa caseira é fácil de fazer porque exige poucos ingredientes para seu preparo, basicamente farinha, água e ovos. Os preceitos dessa receita foram seguidos a partir de vídeo explicativo de Rafael Camargo (2017). Uma dica importante aprendida nesse vídeo foi de que para cada 100g de farinha adiciona-se um ovo, e essa medida corresponde ao consumo médio de uma pessoa. Então nessa regra fica mais fácil tanto calcular a quantidade a se fazer quanto a quantidade a se servir, pois para se servir cinco pessoas teve-se que utilizar cinco ovos e 500g de farinha.
O preparo da massa caseira seguiu os modelos tradicionais expostos no vídeo de Camargo (2017), o formato escolhido para ela foi o de macarrão em tiras (Imagens 3 e 4). Como acompanhamento desenvolveu-se um molho de tomate concassé que foi aprendido

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.