Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL 2- Análise de Vantagem Competitiva NOTA 60

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:  
A tomada de decisões é um assunto que vem despertando o interesse em pesquisadores e estrategistas há muito tempo devido às implicações que as decisões acertadas ou equivocadas provocam não só na organização, mas em todos os públicos afetados por elas. 
Ao longo do tempo foram desenvolvidos alguns modelos que buscavam simplificar a visualização geral das variáveis sem alterar a essência, auxiliando na identificação de possíveis relações entre os elementos, permitindo compreender relações complexas e servindo como base para estabelecer e aprimorar parâmetros. 
Assinale a sentença que indica corretamente os quatro principais modelos de tomada de decisão, de acordo com os conteúdos da Rota 6.
Nota: 10.0
	
	A
	intuitivo, racional, coletivo e individual
	
	B
	intuitivo, racional, bottom up e top down
	
	C
	estatístico, social, ambiental e político
	
	D
	racional, avaliativo, projetivo e difuso
	
	E
	racional, processual, anárquico e político
Você acertou!
Resposta correta: e, conforme conteúdo do Tema 3 da Rota 6, página 8, em que se listam os principais modelos de tomada de decisão, conforme Choo, 2003: os modelos racional, processual, anárquico e político, sendo que o mais utilizado é o racional.
Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
De acordo com a psicóloga Virgínia Marchini, fundadora do Centro de Desenvolvimento do Potencial Intuitivo, de São Paulo, a mente intuitiva abre-se à respostas inovadoras e não dogmáticas, mas aprender a confiar na intuição é um grande desafio, pois o senso comum ainda considera a intuição um conhecimento de risco. Ela afirma que é possível desenvolver a intuição por meio de algumas técnicas.
Fonte: https://super.abril.com.br/comportamento/o-que-e-intuicao/
Robins (2000) explica como é possível entender a maneira como se toma decisões utilizando a intuição, por meio da teoria da imagem, que é desenvolvida a partir de três elementos básicos.
Assinale a alternativa que indica corretamente quais os três elementos dessa teoria.
Nota: 10.0
	
	A
	fotografias, desenhos e holografias
	
	B
	fotografias, vídeos e músicas
	
	C
	imagens, desenhos e músicas
	
	D
	imagens, testes e estruturas
Você acertou!
Resposta correta: d, conforme conteúdo do Tema 2.1 da Rota 6, página 7. De acordo com Robins (2000), nesta teoria, existem três elementos básicos: imagens, testes e estruturas. As imagens são compostas de três visões: os princípios ou valores básicos, as metas, e os planos ou meios para alcançar essas metas. Os testes englobam o teste de compatibilidade (respondendo se ela se alinha aos princípios, metas e planos) e, se necessário, o teste de rentabilidade, que compara as consequências de uma alternativa contra as de outras. Já as estruturas (ou quadros) se referem ao contexto de uma decisão, conferindo-lhe significado.
	
	E
	meditação, visualização e projeção
Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
 
Os estrategistas devem ter uma habilidade específica: a capacidade de pensar considerando os resultados prováveis, se antecipar e calcular as chances de acerto das decisões, procurando prever resultados de forma mais acurada, para aumentar a possibilidade de tomar a decisão correta. Mas, apesar de muitas vezes terem os dados necessários e estes apontarem para uma decisão como sendo a mais racional, os estrategistas constantemente utilizam uma outra forma de conhecimento para definir suas escolhas. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a qual forma de conhecimento o texto acima se refere, de acordo com os conteúdos da Rota 6.
Nota: 10.0
	
	A
	análise SWOT
	
	B
	pesquisas de opinião
	
	C
	intuição
Você acertou!
Resposta correta: c, conforme o Tema 2 da Rota 6, na página 5. Muitos estrategistas e empreendedores, entre outras pessoas, seguem a intuição ao tomar decisões. Robins (2000, p. 68) define a decisão intuitiva como “processo inconsciente criado a partir de um refinamento da experiência”, que “não opera necessariamente de um modo independente da análise racional”, mas que “os dois se complementam entre si”.
	
	D
	experiências prévias
	
	E
	dados financeiros
Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o trecho a seguir:
Quando as organizações resolvem entregar produtos ou serviços novos ou modificados em mercados já existentes, estão optando pela estratégia de desenvolvimento de produtos e, normalmente, continuam atuando em um mercado já conhecido.
O desenvolvimento de produtos pode ser uma atividade cara e de alto risco, devido a dois motivos, pelo menos.
Utilizando os conhecimentos adquiridos na Rota 5, assinale a sentença que indica corretamente os dois motivos mencionados acima.
 
Nota: 0.0
	
	A
	Investimentos em testes e registro de patentes.
	
	B
	Investimentos em divulgação e registro de patentes.
	
	C
	Novas capacidades estratégicas e risco na gestão de projetos.
Resposta correta: c, conforme conteúdo do Tema 4 da Rota 5, na página 10. Os dois motivos pelos quais o desenvolvimento de produtos pode ser uma atividade cara e de alto risco, apontados por Johnson et al (2011), são as novas capacidades estratégicas, uma vez que é preciso dominar novos processos ou tecnologias, e o risco na gestão de projetos, considerando que se corre o risco de haver atrasos e aumento de custos devido à complexidade dos projetos e à mudança nas especificações do projeto ao longo do tempo.
	
	D
	Pagamento de licenças e gastos com publicidade.
	
	E
	Pesquisas de mercado e marketing.
Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
Uma organização precisa definir sua estratégia de posicionamento no mercado: a posição que pretende ocupar, na mente do consumidor e demais públicos, ou seja, a imagem que deseja que tenham dela, colocando-a em destaque na mente dos seus clientes-alvo. Normalmente a empresa que se estabelece antes em um mercado tem a vantagem de se posicionar primeiro, obrigando os concorrentes que vão chegando, a brigar pelo espaço.
Marque a alternativa que aponta a sugestão de decisão para uma empresa que entra em um mercado cujos principais concorrentes detêm a liderança em custos, de acordo com os conteúdos da Rota 6.
Nota: 10.0
	
	A
	ela deverá usar a mesma estratégia dos grandes concorrentes e brigar por preço
	
	B
	ela deverá investir em marketing para tornar sua marca conhecida
	
	C
	ela deverá se posicionar pelo enfoque, conhecendo e atendendo melhor às necessidades dos clientes do seu segmento
	
	D
	ela deverá se posicionar pela diferenciação, garantindo seu espaço e seus lucros
Você acertou!
Resposta correta: d, conforme conteúdo do Tema 5 da Rota 6, página 13. De acordo com Castor e Zugman (2008), ao entrar num mercado cujos principais concorrentes detêm a liderança em custos, dificilmente a empresa terá alguma chance se tentar igualar seus custos, devendo portanto buscar um outro posicionamento, por exemplo, oferecendo um atendimento diferenciado, customizado, e assim se posicionar pela diferenciação, garantindo seu espaço e seus lucros.
	
	E
	ela deverá buscar outro mercado com menos concorrência
Questão 6/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Quando uma organização tem sua sobrevivência ameaçada e não está competindo com eficiência, recomenda-se que ela aplique uma estratégia de redução, visando a concentração em uma única linha de negócios. Dessa forma, ela pode obter vantagem competitiva por meio da especialização em um determinado setor.
De acordo com o conteúdo aprendido na Rota 4 e a partir do trecho acima, verifique se as frases abaixo acerca da estratégia de redução são verdadeiras (V) ou falsas (F): 
(   ) Quando se opta pela redução, os tipos básicos de estratégia são abertura de capital, estruturação de franquias e internacionalização.
(   ) Uma das estratégias básicas pressupõe a análise de portfólio, eliminando produtos ou serviços não lucrativos e a busca de alternativas para tornar a organização mais eficiente.
(   ) Uma das estratégias básicas pressupõe
Página12