Buscar

AYURVEDA DOSHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AYURVEDA DOSHA:
· Vata (ar + éter)
· Pitta(fogo + água)
· Kapha(água + terra)
Vata:  leves, frias, ásperas, secas e mutáveis. Pessoas com o Vata predominante são naturalmente magras, com ossos longos e finos, os olhos são escuros e pequenos. Adoram climas quentes e podem fazer amigos facilmente. Ansioso e agitado.
Responsável por movimento. Tanto o movimento do corpo físico, como também dos pensamentos e sensações. Representa todos os sistemas principais do corpo (circulatório, nervoso, respiratório).
Quando Vata está em excesso na pessoa existe uma maior propensão a ansiedade, insegurança e medo. Quando em equilíbrio surge a alegria, criatividade e espontaneidade.
Mais presente no intestino grosso.
Como os Vata são frios, eles não devem jejuar. Vata se beneficia por um estilo de vida com rotinas, disciplinas e atividades que sejam relaxantes e acolhedoras.
Pitta é representado pelos elementos fogo e água, e se caracterizam principalmente pelos atributos de quente e penetrante. competitivos e intensos. O calor incomoda bastante o Pitta que adora as estações e os ambientes frios. Brigando em casa, vermelho,excesso de peso, má digestão, comida pesada..desequilibrio.
Quando Pitta está em excesso na pessoa existe uma maior probabilidade de irritação, raiva e impaciência. Quando em equilíbrio se manifesta com a inteligência, liderança e coragem.
Extremidades quentes.
Pitta se beneficia com um estilo de vida onde não precisa estar no controle todo o tempo. Devem evitar atividades competitivas, e diminuir alimentos picantes e ácidos. Em desequilíbrio a comida cai mal, mucos.
KAPHA frio, pesado, lento e úmido. Os tipos Kapha têm um corpo mais firme, pele macia e lisa, olhos grandes, o cabelo é forte e brilhante.
Quando Kapha está em excesso na pessoa surge as emoções de tristeza, depressão, carência e apego. Quando em equilíbrio se manifesta com as qualidades do amor, cuidado e paciência. se beneficia com um estilo de vida com muita ação e movimento. Muito bom também fazer coisas diferentes do que está acostumado, e ter uma alimentação leve com temperos quentes. Estar em boa companhia, e manifestar o seu afeto é o segredo maior para uma vida saudável de Kapha. Em desequilíbrio sono, desanimo, pulmão, muco.
Cada tecido um dosha,o seu predomina apenas, mas cada órgão um dosha.

Outros materiais