Buscar

Questões - Enzimas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Caxias do Sul 
Disciplina: Bioquímica Geral
Questões de revisão - Enzimas
1.O que é uma enzima? 
R: São proteínas que controlam a velocidade e regula as reações químicas do organismo,
Até mesmo podendo acelerar as reações químicas do mesmo.
2.Quais são as principais funções da enzima? 
R: Enzimas são proteínas que atuam policiando a velocidade e ajustando as reações que ocorrem no organismo. As enzimas catalisam (estimulam, incentivam) reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos. Resumindo: as enzimas aceleram as reações químicas do nosso organismo, existindo assim uma enzima para cada tipo de reação.
3.Qual a finalidade do cofator e da coenzima. 
R: Uma coenzima é um composto orgânico não proteico que se liga a uma enzima para catalisar uma reação, enquanto um cofator é uma substância (diferente do substrato) cuja presença é essencial para a atividade de uma enzima. Conseqüentemente, as coenzimas são um tipo de cofatores. A principal diferença entre coenzima e cofator é que as coenzimas são moléculas orgânicas, ao passo que os cofatores podem ser moléculas orgânicas ou inorgânicas.
Além disso, as coenzimas estão fracamente ligadas à enzima, mas existem alguns outros cofatores, que estão fortemente ligados à enzima. Fora isso, a coenzima pode ser removida facilmente da enzima, enquanto o cofator só pode ser removido desnaturando a enzima. Então, essa é outra diferença entre coenzima e cofator. 
4.Quem são os cofatores e as coenzimas? 
R: Co-fatores são substâncias inorgânicas indispensáveis para o funcionamento das enzimas. Coenzimas são moléculas metalorganicas ou orgânicas que, juntamente com as enzimas, tem função catalítica.
5.O que é especificidade enzimática 
R: Isso significa que cada enzima é específica para determinado substrato, é o sistema chamado de "chave fechadura". Imagina que a enzima é uma chave e o substrato uma fechadura. Precisa de um encaixe perfeito para funcionar, certo? Isso é a especificidade da atividade enzimática. 
EX: a enzima amilase quebra apenas amido
6.Explique o mecanismo de ação da enzima chave-fechadura e ajuste induzido.
R: As enzimas são macromoléculas que atuam como catalisadoras, ou seja, aceleram uma reação sem serem consumidas no processo. Essas macromoléculas podem ser proteínas ou serem formadas por RNA (riboenzimas).Substrato é o nome dado ao reagente sobre o qual uma determinada enzima age. Ela se liga ao substrato formando um complexo enzima-substrato e transformando-o em produto. O substrato liga-se a uma região específica da enzima denominada de sítio ativo 
7.Comente os principais fatores que afetam a velocidade das enzimas 
R: Temperatura, ph e quantidade de substrato presente no meio. As enzimas possuem um meio ideal para catalisar reações e por isso, considero esses os principais fatores que afetam a velocidade das enzimas, pois eles modificam o ambiente que elas irão "trabalhar".
8.Explique a inibição da atividade da enzima 
R: A inibição enzimática é a redução da velocidade de uma reação enzimática provocada por uma molécula. As moléculas que provocam essa ação inibitória são chamadas de inibidores e podem ser tanto constituintes da própria célula como podem ser substâncias estranhas a ela. Quanto ao tipo, a inibição enzimática pode ser inespecífica ou específica. A inibição inespecífica é aquela que o inibidor, como um agente desnaturante, diminui a atividade de todas as enzimas. Já a inibição específica, o inibidor diminui a atividade de uma única enzima ou de um grupo restrito de enzimas. Este tipo de inibição pode ser do tipo reversível ou irreversível.
9.Classifique os inibidores e de um exemplo de cada uma.
R: O inibidor é o oposto do catalisador, pois ele aumenta a energia de ativação e conseqüentemente reduz a velocidade da reação. Essa substância reduz e até destrói a ação do catalisador.
Exemplo:
A velocidade da decomposição da água oxigenada é reduzida pelo meio ácido (H+). 
O ácido entra em reação com as impurezas que estão na água oxigenada. Tais impurezas são eliminadas com a reação, e sem elas a decomposição da água oxigenada não é catalisada, portanto a decomposição torna-se mais lenta.

Continue navegando