Buscar

Diante do exposto na aula de hoje

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diante do exposto na aula de hoje, solicito que vocês respondam a seguinte questão:
O problema da dicotomia entre "Nós X Eles" sempre resultou na predominância de um grupo social e/ou étnico sobre outro, resultando na dominação do "grupo superior" sobre o "inferior". Isso aconteceu e acontece de modo reiterado na História e é uma máxima frequente nos debates da internet e nas fake news.
Dessa maneira, solicito que vocês apresentem situações do passado e do presente que demonstrem a corriqueira dicotomia entre grupós sociais e a constante "necessidade de desmerecimento dos outros" para a hipervalorização de si mesmos.
Alguns estudiosos como, Edward Said, explicam que a civilização e a barbárie foram a explicação principal do ocidente sobre culturas de outros locais dividindo os povos do bárbaros, que seriam os nativos de lugares exóticos ou povos de países periféricos. São tidos como irracionais, supersticiosos, obstinadamente conservadores, movidos pela emoção, sexualmente descontrolados, propensos à violência, e assim por diante. São essas diferenças que motivam e justificam o colonialismo e outras formas de dominação, pois se acredita que um determinado povo é superior ao outro, podendo então se invadir e fazer valer suas vontades. É notório que um determinado povo tende a acreditar que sua cultura é melhor qua a do outro o próprio O nacionalismo faz isso, porém a globalização derrubou muitas frointeira, não fazendo mais sentido falar da cultura de determinado local. Como outros exemplos do passado temos as colonizações espanholas e portuguesas entre os séculos XV e XIX sobre paises menos desenvolvidos, a própria escravidão colocava de um lado os que acreditavam ser a elite dominante por ser branca e do outro lado o negros africanos por serem de um país pobre e de cultura diferente, não muito no passado tivemos a segunda guera mundial em que revelou um dos maiores genocidas da história, Adolf Hitler, que massacrou e matou milhoes em campos de concentração, invadiu povos e países em busca da criação da raça absoluta e superior. 
Assim como no passado, hoje manifestações de preconceito, discriminação, diversas formas de violência, física, simbólica, bullying, homofobia, intolerância religiosa, politica, estereótipos de gênero, exclusão de pessoas deficientes, entre outras, estão presentes na nossa sociedade, no Brasil mesmo temos uma disputa enorme entre esquerda e direita que beira a barbarie, no sentido da pessoa que discorda alguma atuação já é tratato como escória e inimigo por pensar diferente, temos também as colônias atuais que apesar de aparentemente ser algo arcaico, ocorre até os dias atuais, existem hoje 16 territórios com configuração colonial. Somente o Reino Unido possui territórios como Anguilla, Bermudas, Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, essa reivindicada pela Argentina, Montserrat, Gilbraltar, Ilhas Pitcairn, Santa Helena, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas. Sob domínio norte-americano existe Samoa Americana, Guam, Ilhas Virgens, sob domínio da Nova Zelândia existe Tokelau e sob o francês a Nova Caledônia. Todos os territórios citados somam juntos uma população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas que ainda não adquiriram sua autonomia política integral e vivem subordinados às metrópoles, que se acham diferentes, superiores culturalmente, socialmente e juridicamente.

Mais conteúdos dessa disciplina