Buscar

Atividade Reflexiva IV_Prática do Ensino de Matemática_Sociedade do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade: IV
Nome: Fábio de Figueiredo
RGM: 24755141
Título: Atividade Reflexiva
		Vivemos na era da Sociedade do Conhecimento e da Educação. Temos, hoje, nossos pensamentos ajustados para a busca incessante pela nova "verdade", pelo conhecimento tecnológico mais recente, pelas referências científicas mais assertivas e comprováveis e por diversas outras formas de acesso à informação que, involuntariamente, nos mantém ativos na construção contínua de nosso conhecimento.
		Bill Gates apud ULBRA (2009) afirma:
	"[...] escolas e demais espaços de construção do conhecimento passarão a ser frequentados por pessoas de todas as idades, pois a aprendizagem deverá ocorrer por toda a vida." (2009, p. 149).
		Diante da responsabilidade dos docentes ante a esta voraz realidade, precisamos adequar nossa carreira ao desafio de não ficarmos ultrapassados. É imperativo que os professores estejam sempre com suas mentes ativas e abertas a novos conhecimentos, e que entendam muito bem a dinâmica atual do aprendizado, onde o aluno passa a ser o protagonista. Cabe assim ao professor, compreender que ele deve ser um eterno aluno, a fim de que mantenha sua relevância em sala de aula.
		Particularmente, tenho realizado vários treinamentos online na minha área de atuação. Nestes treinamentos, além das atividades teóricas e práticas, tenho buscado realizar também bastante integração com os professores e demais alunos. Percebo que embora a informação e o conhecimento estejam bastante disponíveis, não podemos abrir mão da vida em sociedade e da relação profissional colaborativa, quer seja com especialistas, quer seja com generalistas.
		Nisso tudo, aprendi que a noção de qual caminho seguir em termos de formação continuada passa por nossa vocação mutante. Por vezes, somos surpreendidos com a descoberta de uma aptidão nova ou de um interesse disruptivo. Não é à toa que a sociedade está mudando, nós somos seus agentes de mudança.
Bibliografia
ULBRA. Pedagogia e ambientes não escolares. Curitiba: Ibpex, 2009.

Continue navegando