Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA I_APLICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DA BNCC AOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Fábio de Figueiredo
	RGM: 24755141
	Instituição: Universidade de Franca
	Data: 24/05/2021
	Curso: Formação pedagógica para graduados não licenciados - Matemática
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ATIVIDADE BNCC 2 - APLICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS AOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 30 linhas).
Digite aqui o seu texto:
	As competências gerais da educação básica da BNCC se articulam de diversas formas perante aos componentes escolares previstos nos cursos de licenciatura que habilitam a atuação na Educação Básica. Para a licenciatura em Matemática, o presente trabalho oferece uma análise e comentários deste estagiário em relação à seguinte competência geral: "Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva."
	Dentre os objetos de conhecimento do ensino fundamental, pode-se trabalhar o tema a seguir na articulação com a supracitada competência geral: "Planejamento e execução de pesquisa amostral e apresentação de relatório". Esta a habilidade a ser desenvolvida possui uma relação pertinente e passível de pleno atendimento, qual seja: "Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas."
	Dado ao amplo aspecto populacional potencialmente envolvido em pesquisas amostrais, mesmo que no âmbito municipal, a utilização de tecnologias digitais vai ao encontro de todas as fases da pesquisa, desde sua coleta de dados até a apresentação de sua conclusão. Para tanto, é indispensãvel prover o aluno de recursos de infraestrutura computacional e de softwares adequados para seu aprendizado. 
	O aprendizado de uma nova tecnologia é acelerado quando da sua utilização individual por cada aluno, permitindo ao usuário a reflexão acerca de quais funcionalidades oferecidas devem ser escolhidas para cada fase e tipo de pesquisa amostral. Os softwares comerciais de bancos de dados, planilhas de cálculo, pesquisa operacional, edição de textos e apresentações visuais, geralmente tem plena capacidade de atender o tratamento de dados propostos para exercícios ao nível de aprendizado nos últimos níveis do ensino fundamental. Associados a hardwares acessíveis e/ou compartilhados entre pesquisadores e pesquisados, tais softwares, além de permitirem ao futuro professor implementar sua técnica didática, também serão instrumentos para alavancar o protagonismo de cada aluno em seu aprendizado. 
	Diferentemente de um simples relatório final, uma pesquisa amostral é mais facilmente compreendida, e porque não dizer valorizada, quando seus resultados são também apresentados de forma gráfica. Nesta opção, a análide de tendências, por exemplo, é facilmente verificada. Tal funcionalidade gera imediato reconhecimento aos alunos que elaboraram e apresentaram a pesquisa, motivando-os cada vez mais a utilizarem e até mesmo a desenvolverem suas próprias ferramentas de tecnologias digitais, uma vez que fazem parte de uma geração que bem familiarizada com tais recursos.
	
	 
REFERÊNCIA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 24 de maio de 2021.

Continue navegando