Buscar

Resumo Unidade 2 Metodologia Científica - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prof: Helder Chagas 
Disc.: Metodologia científica
Resumo da unidade 2
A prática da pesquisa científica: perspectivas teóricas e metodológicas
Tópico 1: Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa: 
Classificação e tipologias de métodos de pesquisa: uma proposta:
O método de uma investigação científica, por sua vez, pode ser considerado um conjunto “[…] de princípios gerais que norteiam e orientam a conduta do pesquisador durante o decorrer da sua pesquisa. É através do método que se garante a validade do conhecimento descoberto, sendo assim, é a parte mais importante da pesquisa” (CAMPOS, 2015, p. 46).
Objetivo Comum:
Verdade Científica
Estratégias
Técnicas
Procedimentos
Métodos de abordagem:
· Indutivo: Neste método, as constatações particulares levam à elaboração de generalizações, ou seja, a indução caminha a partir fatos singulares para chegar a uma conclusão ampla: parte-se da observação de um fenômeno particular para chegar a uma generalização, o raciocínio parte do registro de dados particulares ou premissas ‘menores/específicas’ (fatos, experiências, enunciados empíricos), para se chegar a uma conclusão ampliada com a possibilidade de uma proposição mais geral ou uma premissa ‘maior’.
· Dedutivo: no raciocínio dedutivo, ao contrário do que se vislumbra no indutivo, parte-se de uma premissa ou ‘verdade’ já estabelecida, ou seja, geral, para provar a validade de um fato ou premissa particular. “Parte-se de uma verdade universal, para se confirmar um elemento que faz parte desse conjunto maior. Portanto, a dedução é uma particularização” (MICHEL, 2015, p. 77).
· Hipotético – dedutivo: Das hipóteses formuladas, deduzem-se consequências observáveis, que deverão ser testadas ou falseadas. Falsear significa tentar tornar falsas as consequências deduzidas das hipóteses. Enquanto no método dedutivo procura-se a todo custo confirmar a hipótese, no método hipotético-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la.
· Dialético: “É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade, ou seja, nele os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, entre outros” (MATIAS-PEREIRA, 2019, p. 47).
· Fenomenológico: utilizado em grande medida em pesquisas qualitativas e com técnicas não-estruturadas, o referido método tem foco na descrição direta da realidade tal como ela é, como ela se apresenta, e, neste sentido, a “[…] realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado” (MATIAS-PEREIRA, 2019, p. 48).
Enfoque qualitativo e quantitativo das pesquisas: 
Enfoque Quantitativo
Enfoque Qualitativo
· A interpretação dos fenômenos acontece, mas esta precisa ser efetivada numa condição comprobatória;
· O que se pretende é generalizar os resultados encontrados em um grupo ou segmento (amostra) para uma coletividade maior (universo ou população);
· Relacionado à resolução de um problema ou resposta a uma pergunta em que existe uma relação dinâmica entre o pesquisador e o contexto;
· Os dados passam a ser detalhados em descrições de situações de eventos, pessoas interações, condutas observadas e suas manifestações;
· As hipóteses não são testadas, elas podem ser elaboradas ou aprimoradas, inclusive durante o processo de pesquisa, ou seja, o processo de indagação é mais flexível e podem ser movidas entre as respostas e o desenvolvimento da teoria.
Existe ainda o enfoque denominado misto que apresenta uma combinação entre os critérios e procedimentos de pesquisa dos enfoques quantitativos e qualitativos. Também se é possível encontrar outras denominações para esse tipo de pesquisa, a saber: pesquisa integrativa, pesquisa multimétodos, métodos múltiplos e estudos de triangulação (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013).
Abrangência do tempo da pesquisa:
São realizados em determinado ponto no tempo, ou seja, de certa forma implica em um corte, uma fotografia na qual a coleta e a análise de dados abrangem apenas um determinado momento em determinado contexto. Os resultados expressam apenas o momento em que a pesquisa foi realizada.
Os estudos longitudinais são realizados abrangendo um período mais longo no tempo, justamente para que se consiga acompanhar mudanças do fenômeno ou de eventos em uma mesma população ou amostra no decorrer do tempo em que a pesquisa está sendo realizada.
Bastante comum na área da psicologia e da medicina.
Estudos Transversais
Estudos Longitudinais
Tipologias de pesquisa:
· Descritiva: como o próprio nome sugestiona, o pesquisador descreve o que ocorre na realidade com o intuito de conhecê-la e interpretá-la, sem, contudo, intervir de maneira direta nesta realidade.
· Exploratória: têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer, modificar ou examinar conceitos e ideias, a considerar a formulação de problemas mais precisos ou de estabelecimento de prioridades para hipóteses que poderão ser testadas em estudos posteriores.
· Correlacionais: objetivam “[…] determinar como os diversos conceitos, variáveis ou características estão relacionados ou vinculados entres si ou, também, se não estão relacionados” (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 103).
· Explicativas: apresentam como finalidade e identificação dos fatores que contribuem, afetam ou determinam a ocorrência dos fenômenos, acontecimentos ou eventos.
Tópico 2: Definir a amostra, coletar e analisar dados em pesquisas quantitativas e qualitativas
População x Amostra
População: Em poucas palavras, a população ou universo de uma pesquisa se refere a um conjunto de elementos definido pelo pesquisador e que possuem determinadas características (GIL, 2019).
Amostra: A amostra é uma parcela da população.
Coleta e análise de dados em pesquisas quantitativas:
Coletar dados, em especial na pesquisa com enfoque quantitativo, implica em o pesquisador desenvolver um plano detalhado e bem estruturado com os procedimentos adequados para reunir os dados necessários para responder aos objetivos ou testar as hipóteses de pesquisa. Para o desenvolvimento desse plano, é indicado que o pesquisador considere alguns aspectos, como por exemplo:
· em quais fontes os dados serão coletados, mediante observação, acesso direto com pessoas, pela via documental, em arquivos ou base de dados etc.;
· onde é possível localizar essas fontes, o que está diretamente relacionado com a definição da amostra e que, por isso deve ser delimitado com precisão;
· com qual meio ou método os dados serão coletados, o que implica na escolha de um ou mais meios e procedimentos que serão utilizados na coleta de dados;
· com os dados coletados, o pesquisador deve se ater a forma mais adequada para arquivar e preparar esses dados para que possam ser analisados adequadamente para atender as condições cabíveis de responder aos objetivos ou testar as hipóteses de pesquisa formulados (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013).Coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas:
A coleta de dados nas pesquisas qualitativas ocorre nos ambientes naturais e cotidianos dos participantes ou unidades de análise e o verdadeiro instrumento de coleta de dados não são as entrevistas ou grupos focais, e sim, o próprio pesquisador. “Sim, é o próprio investigador que, utilizando diversos métodos ou técnicas, coleta os dados (é ele que observa, entrevista, revisa documentos, conduz sessões etc.). Ele não só analisa como também é o meio de obtenção da informação” (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 471).
Fonte: Livro didático da disciplina de metodologia científica fornecido pela instituição de ensino UNIASSELVI.
Bons Estudos!

Continue navegando