Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO NOS CAMPOS DA AMAZÔNIA
Assim como outras faces da vida na Amazônia, a educação feita aqui também possui rostos diferentes. Existe uma educação feita para quem vive nas cidades, nos perímetros urbanos, e outras tantas feitas para quem vive nos campos. trataremos, a seguir, um pouco da educação feita no campo. Um dos muitos desafios enfrentados pelas políticas governamentais na Amazônia é planejar ações educativas que possam chegar às diferentes partes desta imensa região brasileira, tão diversa e tão necessitada de propostas de educação possíveis.
 Em todos os cantos deste imenso cenário verde, vozes clamam por uma educação do campo baseada na realidade regional. No quadro educacional da educação do campo amazônico, um grupo em especial precisa de atenção: os professores e alunos de escolas multisseriadas. Centenas de professores e alunos estão espalhados por esta região, de proporção territorial homérica. Gente que todos os dias enfrenta o desafio de fazer educação. Professores, professoras, alunos, pais, mães e responsáveis jogam-se à difícil tarefa de promover a chamada educação formal. Os professores vivem o desafio de ensinar alunos de séries diferentes em um mesmo espaço, ao mesmo tempo. 
Em geral, nas escola multisseriadas do Pará os professores ensinam crianças da educação infantil ao 5º ano na mesma sala de aula. Por vezes são também responsáveis pela limpeza da escola e pelo preparo da merenda escolar, carregando materiais didáticos e de limpeza. Muitos moram distantes das escolas. Precisam caminhar por quilômetros ou remar em canoas por horas para chegar às suas salas de aula. realidade não só do Pará. 
No estado do Amapá, os professores que trabalham com o sistema modular de ensino chegam a utilizar duas lanchas para chegar às escolas. Os alunos também vivem os seus dramas pessoais. Centenas de alunos acordam às 3 da manhã para se prepararem para ir à escola. Percursos cotidianos feitos em estradas, rios, igarapés, em carros, motos, bicicletas e a pé. 
Muitos saem à noite e só chegam em suas casas também à noite. Motivo que gera constantes preocupações de pais e responsáveis. MEU DIA A DIA NO MULTISSERIADO O trabalho é intenso, só aguenta quem tem paixão pelo trabalho e compromisso com a sociedade. Assim acontece comigo, trabalhei na escolinha da comunidade, onde moro, eu tinha 26 crianças de pré-escola à 4ª série. (...) eu trabalho num único horário e as disciplinas eram oito, e a cada dia eu trabalhava uma matéria de acordo com cada série. (...) Salomão Mufarrej Hage (org.). Educação no campo na Amazônia. Belém: Gutemberg, 2005, p. 40. 
REFLETINDO SOBRE A LEITURA
 Responda em seu caderno: 
1- Quais os principais desafios de professores e estudantes da zona rural na Amazônia? 
2- Quais os maiores desafios que você enfrenta em sua vida

Mais conteúdos dessa disciplina