Buscar

As fases da corrida de 100 metros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atletismo
AS FASES DA CORRIDA DE 100M
Depois de verificar algumas referências básicas e rever alguns conceitos das corridas de velocidade, a Série Desenvolvimento da Velocidade vai descrever as fases da corrida de 100 metros, que servem de parâmetros para muitos técnicos, atletas ou simples admiradores possam analisar taticamente o desenrolar dessa modalidade de corrida de velocidade.
Essas fases são atributos primários para o entendimento da composição tática da corrida, e a sua assimilação pode levar a técnicos, atletas a aperfeiçoarem os seus treinos para diminuição dos treinos; seja por treinos técnicos, físicos ou mentais.
As fases da corrida de 100 metros são denominadas como Tempo de reação; Aceleração; Transição; Manutenção da velocidade. Mas vamos às descrições de cada uma dessas fases.
Tempo de reação: O tempo de reação é a fração de segundo em que o corredor leva para realizar o movimento de explosão no bloco de partida após o disparo. Geralmente muitos técnicos encontram muitas dificuldades em desenvolver uma boa largada para os atletas, sejam por medo de condicionarem erroneamente os seus atletas em que em situações de pressão eles possam a vir queimar se serem desclassificados; seja para que não haja sacrifício da técnica em detrimento de uma largada razoável, cuja a transição fique prejudicada. O ideal é que o treino de saída de bloco seja realizado em um turno totalmente dedicado para essa atividade, e que todos os aspectos como explosão, posicionamento no bloco e principalmente técnica de saída sejam cuidadosamente treinados. Também é altamente recomendável treino complementar de musculação principalmente na região dos isquiotibiais e do vasto lateral que são as musculaturas mais envolvidas no processo de partida. Uma sugestão de treino é que o treino técnico e o treino de musculação específica sejam realizados sempre no mesmo dia seguindo a ordem anteriormente descrita. Lembre-se de que: A saída do bloco é um susto.
Mesmo em 1936 Jesse Owens já sabia que o tempo de reação era fundamental. Detalhe para o 'bloco de partida'
Aceleração: A aceleração dá-se no intervalo de pista dos 2 – 10 primeiros metros, onde que em uma corrida em que houve uma boa saída do bloco, a aceleração mediante a execução de uma boa técnica de coordenação do conjunto ‘inclinação do tronco, braços e pernas’ pode definir o vencedor, e isso surge efeito até mesmo psicologicamente, onde o adversário desesperado para acompanhar aquela aceleração se vê em um estado onde já não pensa na técnica, na tática e pode acabar a vir perdendo para um adversário que por ventura tenha uma desaceleração muito mais repentina do que a dele. É o estado onde se há a maior necessidade de tração das sapatilhas com o piso, então, também é uma variável a escolha da sapatilha ideal para o piso e o estilo de passada de aceleração do corredor para que haja uma boa tração e por sua vez uma boa aceleração. Lembre-se do conjunto: Inclinação, braços e pernas.
Mesmo em situações de competição, Tyson Gay e Bolt demonstram uma ótima técnica como mostra foto.
Transição: A transição é o momento em que o corpo passa da posição de inclinação da partida, ainda no estado de aceleração, para a posição ideal de corrida. Essa transição deve ser estudada pelo o técnico para que não haja perda da técnica de coordenação motora, e que por sua vez, não ocorra a perda da velocidade. Esse estudo pode ser feito pelo o técnico no momento em que termine a aceleração bruta após a saída de bloco, onde há toda descarga de energia pelo corredor, e que ele comece a canalizar essa força bruta em técnica. Esse evento de transição se dá normalmente após a marca dos 10-15 metros, e é recomendado que se faça essa transição o mais tarde possível; lembrando se o corredor levantar muito antes de desenvolver a sua aceleração ele perde velocidade; e se o corredor levantar muito tarde perde em velocidade máxima para a manutenção; então é uma fase que deve ser estudada cuidadosamente pelo o técnico e o atleta. Lembrando: Se terminou de acelerar, levante vagarosamente até atingir a posição ideal.
Manutenção da velocidade: Também conhecida como a resistência da velocidade, é uma fase que tomou muita dimensão atualmente com o surgimento do fenômeno Usain Bolt, em que ele era um corredor típico de 200 metros que queria aventurar-se nas corridas de 100 metros; e o resultado disso é que com uma passada muito grande, e a resistência da velocidade (ou seja, atrasando a desaceleração) ele consegue uma vantagem muito grande quanto à duração da sua aceleração, alcance de velocidade máxima e desaceleração tardia (em média de 12-18 metros depois que os seus concorrentes). A manutenção da velocidade pode ser treinada com treinos técnicos como os educativos para que a técnica não seja perdida diante de fraqueza física; treinos de endurance com tiros de 110 a 130 metros (realizados sempre no final dos treinos, e nunca em um treino que já tenha passado da casa dos 200 metros percorridos em tiros), e estudo da passada para diminuição da fase aérea e aumento de sua amplitude. Uma dica de treino para a manutenção da velocidade é o treinador fazer a mensuração sem o conhecimento do corredor de marcas de 110, 120 e 130 metros onde o local de partida e chegada sejam desconhecidos; para que o corredor seja desestimulado a parar quando estiver perto da linha de chegada; com essa técnica o corredor vai ficar condicionado a resistir e além disso vai perder referencial para quando começar o processo de desaceleração. Os tiros nesse caso podem ser realizados em movimento iniciando a 60% da velocidade máxima. Lembrando para fixação de conceitos: Técnica, técnica e mais técnica!
Depois de ser o último a desacelerar a quase 10 metros a mais que o segundo colocado Bolt vai pra galera.
Com a apresentação dessas fases e a sua compreensão fica muito mais clara a idéia de uma corrida tática feita por um corredor, onde ele terá a opção de trabalhar seus pontos fracos e dependendo do momento realizar alguma variação mediante a melhora de seus pontos fortes. Boa semana, e bons treinos. Bons treinos.
Aug 11th, 2009 by Esporte Social 
http://esportesocial.com/2009/08/11/as-fases-da-corrida-de-100-metros/

Outros materiais