Buscar

Tripé de Sustentabilidade na Magazine Luiza

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DECAD – CAD403 MODELOS DE ORGANIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Atividade prática experimental - Tripé de sustentabilidade
1. Acredito que a Magazine Luiza seja uma empresa que cumpre bem a proposta do triple bottom line, nos três segmentos. 
a. Na questão de responsabilidade ambiental, mesmo não sendo uma empresa que atua diretamente na extração de minérios ou derivados, ou até de forma que prejudique diretamente a natureza, a Magazine ainda sim busca demonstrar sua preocupação com o meio ambiente, através de alguns pontos como: Gestão de resíduos sólidos e recicláveis; emissões de carbono; esforços voltados para evitar a poluição; eliminar desvios do processo; reduzir desperdícios e muitos outros pontos. Isso sem dúvidas evidencia um importante compromisso com o meio ambiente.
b. Quanto ao âmbito econômico, a Magazine Luiza também parece cumprir com excelência esse importante pilar do triple bottom line, visto que é uma empresa consciente que cresce cada dia mais de forma orgânica/sem muita injeção de capital, fazendo sua gestão financeira e patrimonial tão bem ao ponto de conseguir sobrar parte do lucro para fins sociais, que entra no próximo ponto do triple bottom line.
c. Por fim, no panorama social, a Magazine Luiza demonstra um enorme interesse em investimentos sociais, com foco em: Cultura, educação, saúde e esporte. O investimento nesses projetos sociais demonstra o pilar da preocupação social do triple bottom line, que acredito eu, foi cumprido.
i. Acredito que a dimensão econômica da empresa impacte as iniciativas de preocupação ambiental e social, já que se uma empresa está com um endividamento muito alto, ou com muitos problemas, seu foco primário deve ser em sobreviver e sair dessa situação, ou até mesmo a empresa pode não ter condições de no momento realizar quaisquer investimentos referentes ao ambiente ou sociedade.
ii. A gestão da empresa deve ter um foco primário em sobreviver e crescer, a partir do momento em que a empresa tem condições de realizar feitos pela sociedade e pelo meio ambiente, devem surgir tais preocupações, visto que principalmente no início de uma empresa ela pode falir por diversos motivos, como má administração do capital de giro, falta de vantagens competitivas e etc, então o foco deve ser em primeiro melhorar o panorama econômico.
iii. Acredito que sim, já que a Magazine Luiza é uma empresa que possui um valor de mercado na casa dos 12 dígitos, então é uma empresa solida e muito bem estruturada, com um bom controle de suas dívidas e um domínio em seu Market share. Com isso em vista, é um fato que pequenas porcentagens de seu lucro já sejam suficientes para a Magazine Luiza promover grandes impactos positivos socioambientais.
2. Como visto na pesquisa de Oliveira Caio et al (2008): 
a. Dessa forma, o papel da alta administração é fundamental para perceber e modificar a sensibilização da organização quanto aos problemas socioambientais, seja no ambiente externo da empresa, seja no interno. Nesse sentido, novas abordagens têm surgido para que empresas proativas reforcem, por meio da alta administração, um comprometimento da organização com a sustentabilidade (SANCHES, 2000). O estilo de gestão participativo pode influenciar o entendimento e o comprometimento dos colaboradores, pois é capaz de orientar a cultura organizacional para a sustentabilidade por meio da inclusão e da cooperação na tomada de decisão.
Como dito no trecho, essas novas abordagens vem para que as empresas reforcem um comprometimento da organização com a sustentabilidade, o que foi muito visível no caso da Magazine Luiza, já que ela demonstrou uma preocupação relevante com o meio ambiente e a sociedade, sendo que a empresa não atua em setores de extração de minérios e etc, que causam danos ao meio ambiente, é visível que é um pensamento moderno o da Magazine Luiza, pois visa um futuro sustentável fazendo sua parte, não só para o meio ambiente mas para si próprio e a sociedade.

Continue navegando