Buscar

Desafios da Gestão de Pessoas

Prévia do material em texto

Projeto e Organização do trabalho
Eleição do líder
Como surgiu a gestão de pessoas
Como surgiu a gestão de pessoas
Os primeiros departamentos pessoais começaram a surgir a partir do século XIX. Suas principais responsabilidades eram mensurar os custos das empresa e pouco se falava sobre produtividade. 
Com a criação da CLT, entre as décadas de 30 e 50, surgiu a preocupação das empresas seguirem as leis trabalhistas e designar um responsável para acompanhar os trabalhadores dentro destas regras, Gerente de RH.
Como surgiu a gestão de pessoas
A partir da década de 70 o Departamento Pessoal passou a focar nas pessoas. E o que antes era apenas operacional e burocrático, passou a ser humanizado. 
Foram criados os primeiros planejamentos estratégicos para reter talentos e manter funcionários motivados.
Como surgiu a gestão de pessoas
Gestão de pessoas
Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas;
Endeavor, organização formada por empresários bem sucedidos financeiramente e em suas carreiras, que apoiam empreendedores locais com potencial;
Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, apoio da Neoway e coleta do Datafolha, 1000 empreendedores brasileiros dos mais variados perfis, o estudo mostra em quais áreas da empresa os empreendedores sentem mais dor.
Desafios dos Empreendedores Brasileiros
5. Marketing e vendas 
Empreendedores de Alto Impacto são os que mais se preocupam com desafios ligados a marketing e vendas. Na verdade, um em cada cinco classifica esse como o maior desafio da sua empresa. Quando observando os sub-desafios que os Empreendedores Gerais mais destacaram, o cenário já é um pouco diferente: a satisfação do cliente aparece como o principal ponto de atenção deles, seguido do trabalho de divulgação. Isso demonstra que os maiores sub-desafios estão ligados a retenção e geração de novos clientes.
4. Inovação
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação identificada segundo os Empreendedores Gerais. O grupo que mais sente dor em inovação são os de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), com uma média de 6,4. 
Os empreendedores do setor TIC, inclusive, possuem um capítulo especial focado nos desafios do setor no relatório da pesquisa. Realizado com o apoio da JPMorgan Chase Foundation, o capítulo mostra que as empresas do setor com maior potencial de crescimento estão privilegiando cada vez mais a promoção de profissionais que resolvam problemas de forma mais inovadora e dinâmica.
Desafios dos Empreendedores Brasileiros
3. Burocracia (Jurídico e regulação) 
A burocracia também aparece no pódio das maiores dores dos empreendedores, mas, bem, nenhuma grande novidade até aí. O que nos chama a atenção é que os Empreendedores Gerais deram uma nota média de dor (6,5) para esse desafio, contra 5,6 do grupo de Alto Impacto. 
O grupo de Empreendedores Gerais está decrescendo, em média, 16,8% em número de funcionários nos últimos três anos, enquanto o grupo de Alto Impacto cresceu, em média, 39% ao ano, nos últimos cinco anos, em faturamento. Em outras palavras, empreendedores que estão crescendo mais focam em outros desafios da empresa que vão além da burocracia
O maior obstáculo apontado pelos Empreendedores Gerais dentro da área Jurídica e de Regulação está nos impostos. Entre os respondentes dessa categoria, 60% avaliaram o desafio como “extremo”, com respostas 9 e 10 para a média da dor para impostos.
Desafios dos Empreendedores Brasileiros
2. Gestão financeira
Se falar em finanças já é complicado, em ano de crise fazer a gestão financeira da empresa se torna um desafio ainda maior para os empreendedores. Talvez esse cenário seja uma ótima forma de explicar as notas praticamente iguais, e altas, atribuídas pelos grupos pesquisados. Mais uma vez, o grupo de Alto Impacto foi o que deu a maior nota, com uma média de 6,6.
Um outro fator que nos faz ver a influência da crise nesse indicador está no fato de que, entre os Empreendedores Gerais que responderam sobre desafios de gestão financeira, 48% apontam que os custos da empresa estão aumentando acima da receita, um sinal da pressão da inflação dos últimos tempos.
Desafios dos Empreendedores Brasileiros
1. Gestão de pessoas
Pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. Não é à toa que gestão de pessoas teve nota 6,7 – numa escala de 1 a 10. Foi a maior média de dor entre o grupo de Empreendedores Gerais da pesquisa, segmento que representa a grande maioria dos empreendedores brasileiros.
Além desse grupo, todos os outros perfis classificaram esse desafio como o mais dolorido, inclusive os Empreendedores de Alto Impacto, o grupo que cresce mais e por mais tempo em todo o estudo, atribuiu uma nota 7,4 para esse desafio. Como você pode ver, até mesmo aqueles negócios que crescem continuamente enfrentam desafios na hora de liderar seus times.
Desafios dos Empreendedores Brasileiros
“Uma empresa é feita de pessoas e elas que vão garantir o sucesso ou a falta dele em seus negócios, pois de nada adianta você ter todo o dinheiro do mundo para aplicar em um produto ou serviço se não há investimento o suficiente nos talentos que irão lhe ajudar a alcançar o patamar que você tanto deseja. Basta desenvolver um equilíbrio entre a ideia e os modos para executá-la.”
Gestão de pessoas
Ciclo do trabalhador satisfeito
Crescimento
Chegada
Recepção
Atendimento
Produto disponível
Saída com satisfação
Ciclo do cliente satisfeito
Propaganda
Chegada
Recepção
Atendimento
Produto disponível
Saída com satisfação
Realização do Onboarding;
Ferramenta de controle de jornada do colaborador;
Engajamento de pessoas;
Pesquisa de clima;
Pesquisa de pulso;
Plataforma de treinamento e desenvolvimento online;
Plano de carreira;
Comunicação interna;
Avaliação de desempenho;
A cultura do Feedback;
Remuneração variável.
Ferramentas da gestão de pessoas
Treinamento;
Capacitação;
Desenvolvimento inicial dentro da empresa.
Informações sobre a empresa;
Regras e cultura organizacional;
As principais atividades do colaborador;
Detalhes sobre suas funções e demandas obrigatórias;
Seus líderes e as pessoas chave do seu time;
Definição dos seus objetivos e metas;
Alinhamento estratégico e expectativas.
Onboarding
As ferramentas para controlar a jornada do colaborador auxilia na gestão das horas trabalhadas, esse período pode ser semanal ou mensal e garante que os colaboradores cumpram sua jornada de acordo com o que foi estabelecido com a empresa.
Ferramenta de controle de jornada do colaborador
Dentre as diversas formas, a motivação de equipe é uma das que se destaca. Ferramentas para motivar e engajar são fundamentais para a gestão estratégica de pessoas, com elas é possível liderar sua equipe em qualquer lugar e manter a produtividade em alta, promovendo um ambiente de trabalho saudável e gerando conexões com as pessoas.
Engajamento de pessoas
A pesquisa de clima organizacional é muito importante para saber como a empresa está colaborando com o desempenho de todos os talentos que compõe a equipe.
Fundamentais para identificar os pontos negativos e positivos, incentivando no aumento da performance da empresa e dos seus colaboradores.
Wondershare Quiz Creator
ProProfs
Google Docs
MyQuizCreator
Pesquisa de clima
1. Crie o planejamento para conseguir colocar a pesquisa em prática:
Qual a melhor época do ano para realizar a pesquisa?
Quanto tempo levará para finalizar a pesquisa?
Quem será o responsável por disseminar a pesquisa?
Quem vai avaliar os resultados?
Como serão compartilhados os resultados?
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional
2. Defina as perguntas de acordo com os seus objetivos principais:
Estrutura;
Responsabilidade;
Desafio;
Recompensa;
Relacionamento;
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional
Cooperação;
Conflito;
Identidade;
Padrões.
3. Defina o tempo de duraçãoda pesquisa;
Uma dificuldade de ter resultados com a pesquisa de clima está relacionada ao tempo que cada pessoa pode levar para respondê-la. Com todos precisando cumprir com as metas mensais, fica difícil tirar um tempo para responder a pesquisa.
4. Utilize alguma unidade de medida palpável.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional
5. Incentive a participação na pesquisa;
Deixe claro que as respostas são secretas;
Só os dados consolidados serão usados;
Mostre que o objetivo é colher essas informações para buscar melhorar a empresa e o ambiente de trabalho.
Se todos entenderem que sua opinião será ouvida e que os resultados objetivam ações concretas, o engajamento será bem maior.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional
Pesquisa de pulso
É usada pelas empresas que querem entender e mapear tendências, corrigir a trajetória dos projetos, de modo a trazer à luz o ponto de vista dos colaboradores acerca de algum tópico, como lideranças problemáticas, falta de transparência e ruídos na comunicação.
Mais objetivas e diretas que a pesquisa de clima organizacional.
Plataforma de treinamento e desenvolvimento online
As ferramentas de treinamento e desenvolvimento na organização devem acontecer com frequência para ajudar no processo de capacitação e aprimoramento das habilidades, para que todos os funcionários possam entregar os melhores resultados e sua produtividade na realização das atividades da rotina de trabalho.
A melhor forma de oferecer esses cursos é por uma plataforma, os profissionais que recebem treinamentos online desenvolvem o aumento da performance sem precisar se deslocar para isso. Preparando os colaboradores para liderança ou desenvolvimento de talentos para o plano de sucessão.
Plano de carreira
Motivação;
Possíveis trajetórias de carreira e promoções;
Elevar seu cargo dentro da empresa; 
Objetivos profissionais.
Trabalhar o pensamento que os colaboradores podem ser futuros líderes dentro da organização são pontos importantes para o aumento de produtividade, por isso é importante estabelecer essa ferramenta de gestão de pessoas.
Essa estratégia de gestão de pessoas faz com que os profissionais estejam sempre em evolução, se desenvolvendo e capacitando, gerando benefícios próprios e para a empresa como um todo à curto, médio e longo prazo.
Como estabelecer um plano de carreira
Análise dos processos
Setores
Organograma
Situação da empresa
Programação a curto, médio e longo prazo
Plano de ação
Organograma
Organograma
Comunicação interna
Fundamental e fazer isso corretamente no ambiente corporativo proporciona muitos benefícios à empresa. 
Alinhamento das equipes, diminuição de erros e retrabalhos, além do relacionamento interpessoal saudável.
Por isso, ter uma ferramenta para gestão de pessoas para a comunicação interna é necessária, ela facilita o engajamento das equipes realizando ações de endomarketing e constrói uma harmonia no trabalho. Utilizar tecnologias para a comunicação interna é mais eficiente e deixa tudo mais personalizável.
Comunicação interna
Intranet. 
Rede Social Corporativa.
E-mail. 
Reuniões. 
Mural.
Manual do colaborador. 
Caixa de sugestões.
Perfil comportamental.
Videoconferência.
Newsletter
Avaliação de desempenho
A ferramenta de avaliação de desempenho é uma das mais importantes para que sua estratégia de gestão funcione corretamente, pois é possível medir a produtividade dos colaboradores, fazer avaliações de competências e também sobre a performance de cada funcionário e o andamento de suas metas.
Por meio das avaliações de desempenho se identifica os pontos de melhoria e novas formas de desenvolver as habilidades dos colaboradores, assim a entrega dos resultados será muito mais eficaz.
A cultura do Feedback
Uma das mais importantes ferramentas de qualquer tipo de gestão:
Contínuo;
One a one;
Canvas;
Positivos e negativos.
A cultura do Feedback
Uma das mais importantes ferramentas de qualquer tipo de gestão:
Contínuo;
One a one;
Canvas;
Positivos e negativos.
A cultura do Feedback
Canvas:
A cultura do Feedback
A cultura do Feedback
Remuneração variável
Uma remuneração variável estimula uma competição saudável dentro da empesa, podendo contribuir para a atração e retenção de talentos e motivar os colaboradores a superar suas metas.
Investir nessa ferramenta de gestão de pessoas incentiva o sentimento de valorização dos funcionários e aumenta o engajamento com os objetivos organizacionais, além de reforçar o vínculo dos colaboradores com a empresa.
Remuneração variável
Remuneração variável
Cuidados
Estagnação
Falta de esclarecimento
Vantagens
Estimulo
Comodismo
Falta de interesse 
Conflitos internos
Maior dedicação
Novas ideias
Novas soluções
Fator econômico 
Subsistemas da gestão de pessoas
Recrutamento e seleção de novos funcionários qualificados.
Avaliação do desempenho e descrição dos cargos da empresa.
Motivação e satisfação dos funcionários com o trabalho.
Capacitação e desenvolvimento das habilidades das pessoas.
Monitoramento dos resultados individuais dos funcionários.
Recrutamento e seleção 
O primeiro dos Subsistemas de RH diz respeito às atividades de suprimento de recursos humanos, como recrutamento, seleção, e entendimento da atual situação do mercado.
Tem o objetivo de entender o que tem sido feito no mercado referente a recrutamento, seu posicionamento e tendências. O estudo deve ser realizado frequentemente, entendendo como aproximar a demanda por trabalho e as vagas compatíveis com seu perfil.
Recrutamento e seleção 
Recrutamento e seleção 
Recrutamento e seleção 
Recrutamento e seleção 
Pragmaticamente, a etapa de seleção é onde compara-se o perfil dos recrutados com as características esperadas para o preenchimento das vagas. Para essa comparação, são realizadas entrevistas, provas, testes de personalidades, e tudo que possa trazer insumos para a seleção.
Por fim, é interessante tomar iniciativas para integrar os novos funcionários no cotidiano da empresa, buscando ambientá-los aos moldes da organização para que se adaptem o mais rápido possível.
Integração de talentos
A integração na empresa é um processo realizado pelas organizações para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho e também para engajar os colaboradores antigos a buscarem a qualidade em todos os procedimentos.
A ação da empresa deve acontecer a partir do primeiro dia de trabalho dos funcionários para que eles se sintam parte da equipe desde o primeiro momento — e para facilitar a adaptação dos colaboradores. Cada companhia adota uma maneira diferente de integração e o aconselhável é planejar de acordo com o perfil de seus funcionários e conforme a cultura da empresa.
Integração de talentos
Plano de Integração de talentos
Bora praticar?
Proatividade
Projetos
Estar expandindo o ramo da empresa
Licença maternidade de alguém
Mestre em desing
Indicação e filtragem de habilidades
U$ 3000,00
Obrigado

Continue navegando