Buscar

Atividade Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
MODELOS DE ORGANIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Atividade prática experimental
Práticas organizacionais e Temas de ordem ética no âmbito de Governança corporativa
1 - Parmalat 
2- a) O presidente da Parmalat (na época, Calisto Tanzi) desviou recursos da empresa em benefício de sua família. A principal causa dos problemas enfrentados pela empresa foi rombo de US$ 5 bilhões nas suas contas. A Parmalat afirmou que tinha dinheiro temporariamente bloqueado nas Ilhas Cayman, um paraíso fiscal no Caribe, e que esse bloqueio causou problemas em alguns de seus pagamentos rotineiros. Credores e investidores descobriram que era uma estratégia que contava com a emissão de documentos falsos. No mercado, isso levou a uma queda da confiança na empresa. Posteriormente um funcionário descumpriu a ordem de destruição de documentos que comprovassem fraudes e foi comprovado que a multinacional canalizava recursos financeiros por meio de suas filiais. Foi afirmada a manipulação de Informações Contábeis. O que resultou na demissão de Calisto Tanzi. 
b) Como explicitado no artigo, se em uma auditoria contábil ficar comprovada a contabilidade fraudada, a empresa pode ter as finanças prejudicadas e os gestores envolvidos podem ter que responder criminalmente. Os especialistas deste departamento precisam atuar como fiscais para extinguir essas práticas e acentuar a importância de uma contabilidade limpa e íntegra. Além do acompanhamento, é aconselhável a execução de auditorias internas para uma checagem mais complexa de cada setor, o que pode evidenciar golpistas dentro da organização. Essas averiguações podem ser conduzidas tanto pela contabilidade como também por uma equipe externa terceirizada especializada em fraudes contábeis. A vantagem da equipe externa e que como a princípio ela não tem nenhuma ligação de coleguismo com os times da empresa, ela tem mais capacidade de encontrar essas irregularidades.
3- Questão: Na cidade de Mariana, Minas Gerais, foi descoberta em uma empresa de auditoria externa dois funcionários que aliviam a checagem de documentos contábeis mediante o pagamento de propina. Essa empresa cumpre e honra a ordem ética no âmbito de Governança corporativa? Que medidas poderiam ser tomadas para solucionar esse problema? 
4- Os funcionários refletem diretamente na imagem e compromisso da empresa em geral. Mesmo numa empresa com grande número de funcionários, se apenas alguns cometem fraude corporativa, toda a empresa descumpre com a honra e ética. Visto isso, é necessário que nenhum funcionário feche os olhos para qualquer tipo de atividade ilícita.

Continue navegando