Buscar

Região Supra-hióidea

Prévia do material em texto

Região Supra-hióidea
 Faz parte da região anterior do pescoço. 
Limites: 
· Inferior: o limite que será a região infra-hióidea da supra-hióidea que é a linha imaginária ao nível do osso hióide e essa linha atinge até a margem anterior do M. esternocleidomastoideo.
· Superior: linha imaginária que passa ao nível da margem inferior da mandíbula e que atinge também a margem anterior do M. esternocleidomastoideo. 
Forma: triangular, de acordo com seus limites, de base é ao nível do osso hióide e o vértice no mento. 
A região supra-hióide tem uma outra região que está em íntimo contato e em única relação com ele, que é a região profunda a ela, chamada de Região sublingual, ou seja, profundamente a essa capa muscular. 
→ Região Sublingual: tem como limites, superiormente: a própria mucosa do assoalho oral. 
A região supra-hióidea é explorada/ examinada clinicamente: 
Nessa região encontramos linfonodos, e estes, quando inchados, irão demonstrar inflamações em tecidos adjacentes. Para se fazer esse exame clínico, sempre se faz, com o mento mais próximo possível da região anterior do pescoço, fazendo que as estruturas da região supra-hióidea ficam relaxadas, e a partir daí, o profissional vai digitar/tocar essa área para sentir se há uma inflamação. 
 Se o cirurgião dentista precisar fazer um corte nesta região, ocorre o oposto, o mento deve ficar o mais distante possível da região anterior do pescoço, elevando a cabeça para cima. Isso faz com que as estruturas na região Supra-hióide fiquem mais definidas. 
Camadas: 
1. Cútis: fora externamente essa região, apresenta Gl. Sebáceas e Gl. sudoríparas, no género masculino apresenta pelos que fazem parte da barba. 
 
2. Tela Subcutânea: difere das demais do corpo por ter 2 camadas.
▪ Externa: composta por gordura 
▪ Interna: composta por um M. platisma revestido por um tecido fibro a Fáscia Superficialis.
Estruturas Superficiais encontradas na Cútis e Tela Subcutânea: 
· Arteríolas: nada mais são do que, ramos da A. submental
· Vênulas que irão drenar na V. jugular anterior de cada lado. 
· Vasos linfáticos: que irão drenar os linfonodos submandibulares (estes estão na margem inferior da mandíbula).
· Nervos: 
· Motores: responsável pela movimentação do M. Platista (oriundos do ramo cervical do N. facial).
· Sensitivo: responsável pela inervação sensitiva da região (oriundos do ramo do N. cervical transverso).
3. Fáscia Cervical (existe didaticamente, pois não temos mais camadas por camadas), Temos essa terceira camada sendo formada pela Lâmina Superficial ou de Revestimento.
Essa lâmina é a mesma que se continua na região infra-hióide. A lâmina superficial, parte inferiormente do osso hióide e sobe em direção a dois pontos da mandíbula, ou da margem inferior da mandíbula ou da linha Mielóide. Tem dois planos de inserção, ambos formados por duas lâminas uma externa e uma interna: 
· Um plano que sai da região inferior do osso hióide até a região inferior da mandíbula 
· Um plano que sai da região inferior do osso hióide até a região da linha Mielóide. 
 
4. Camada Sub-aponeurótica: abaixo da aponeurose, tecido fibroso. Estruturas encontradas nessa camada: 
· Músculos Supra-Hióideos
· Glândulas Submandibulares e Sublinguais
· Vasos
· Nervos 
· Linfonodos
 Músculos Supra-hióideos: são 4 pares 
Digástrico: formado por dois ventres e no meio destes um tendão 
· Ventre Posterior 
· Ventre Anterior 
· Origem: na incisura digástrica ou mastóide, na cabeça óssea, a partir daí, suas fibra desce obliquamente e vão em direção ao osso hióide, porém, não alcança-o. Esse M. quando próximo do osso hióide se transforma em um tendão se curvando para anterior e superior e se transforma em ventre anterior e que insere na fossa digástrica da mandíbula. 
No tendão vai se ter uma alça fibrosa que vai se fixar no osso hióide. 
· Inserção: está inserido/fixado ao osso hióide por uma alça fibrosa que abraça esse osso, a alça é formada a partir do seu tendão. 
· Ação: esse músculo quando se contra, exerce uma ação sobre o osso hióide, devido ao seu tendão estar inserido no osso pela alça fibrosa. Assim quando esse músculo se contrai exerce sua ação que é de auxiliar o abaixamento da mandíbula. 
· Região Supra-hióidea Média: região triangular entre os dois ventres do M. digástrico e tendo como base o osso hióide. Nesta região temos como parede mais profunda outro músculo, com fibras transversais o M. milo-hióideo . Essa região é ocupada por grupos de linfonodos mediais. 
Estilo-hióideo 
· Origem: vai do processo estilóide até o osso hióide, com uma relação na sua origem ântero-medial ao ventre posterior do digástrico. A partir da origem desse músculo, na base do processo estilóide, as fibras desse músculo, desce obliquamente e paralelamente ao ventre posterior, mas ele vai se tornando anterior nesse trajeto. 
· Inserção: de insere no osso hióide. Antes de se inserir no osso hióide, as fibras desse M. se tornam de posterior para anterior e se abre em dois feixes musculares, onde cada um destes feixes, abraço o ventre posterior ou tendão do M.Digástrico, para depois se inserir no osso hióide
· Ação: Sua contração irá elevar o osso hióide e ao elevar esse osso, encurta o assoalho oral. 
M. Milo-hióideo: parece o fundo de um barco, com fibras transversais. Esse M. divide o assoalho oral, ele é considerado o diafragma do assoalho oral. É convexo para a região supra-hióide. 
· Origem: na linha milo hióidea 
· Inserção: no osso hióide e por um espaçamento do fáscia que reveste este músculo, chamada de ráfia mediana fibrosa que une os dois M. milo-hióidea. 
· Ação: facilitar a fala e a deglutição, elevando o assoalho da boca e o osso hióide e rebaixando a mandíbula. 
· Estruturas Sublinguais: essas estruturas estão abaixo da mucosa do assoalho oral 
· Prolongamento anterior da Gl. Submandibular 
· Gl. Sub-lingual: imprime uma saliência na mucosa do assoalho oral 
· Nervo Lingual: ele sempre cruza com o Ducto da Gl. Submandibular. 
· Ducto da Gl. Submandibular: libera a saliva 
· Nervo Hipoglosso: forma um arco para superior e sempre nessa região vai se ter junto dele, paralelamente a ele a V. Lingual. Na profundidade desse músculo hioglosso que está cortado tenho ainda a A. lingual 
Pelo Plano frontal:
1. Língua
2. M. Hipoglosso
3. M. milo-hióideo
4. Mandíbula
5. Tela-Subcutânea 
6. Cútis
OBS: Explicação do M. milo-hióide ser considerado o diafragma da cavidade oral: por estar acima do osso hióide vai acabar por elevar este, ao ser elevado esse osso, a mucosa da cavidade oral vai ser encurtada. Pois o osso encurtar esse assoalho da cavidade oral. Quando mais aberta a boca estiver, mais raso será o assoalho da cavidade oral. 
M. Genio-hióideo: único M. não localizdo na região supra-hióide e sim na região sublingual. 
· Origem: no processo geniano da mandíbula inferior, está Sob.o M. milo-hióide até atingir o osso hióide, onde se insere. 
· Inserção: no osso Hióide. 
· Ação: na sua contração faz a elevação do osso hióide encurtando o assoalho da cavidade oral. Divide/ separa a cavidade bucal do pescoço e faz o baixar da mandíbula. 
· Inervação: é inervado por ramos da Alça cervical. 
· Exatamente na linha mediana, sobre esses músculos, tenho a língua. E nesse sulco formado entre, mandíbula, língua é os Mm. genioglosso e Genio-hióide, temos as estruturas linguais. 
Inervação dos Mm. Supra-Hióideos
· M. Estilo-Hióide e ventre posterior do M. digástrico: Ramo do N. Facial.
· M. Milo-Hióide e ventre anterior do M. Digástrico: N. Milohióideo, que é ramo do N. alveolar inferior (que adentra pelo canal mandibular pelo forame mandibular) e também é ramo do N. trigêmeo).
· M. Genio-Hióideo: é inervado pelo único N. motor que existe na região lingual o N. Hipogloso. 
Glândulas 
Submandibular: é uma das glândulas maiores e produz saliva.
Fáscia Submandibular: é a fáscia cervical que está revestindo essa glândula. O espaço denominado por essa fáscia que é ocupado pela gandula é chamado de Loja Submandibular.Essa fáscia não apresenta aderência com tecido glandular. 
Septo Interglandular: é um espaçamento fascial que está entre duas glândulas, entre a fáscia que reveste duas glândulas, as Gll. Submandibular e parótida. 
Divisão da glândula: 
· Na região supra-hióidea: 
· Corpo 
· Prolongamento Posterior: em direção ao gônio.
· Na região Submandibular. 
· Prolongamento Anterior 
· Ducto da Glândula Submandibular
Faces: essa glândula tem a forma de um prisma triangular.
· Ínfero-externa: linha horizontal e vertical, mais na diagonal, relaciona-se com a cútis
· Relação: 
· Cútis
· Tela subcutânea
· V. facial, drena a partir de um tronco comum, chamado de tronco venoso, que leva o nome das veias que daí saem, línguo-facial 
· Externa: voltada para lateral e relaciona-se com a mandíbula 
· Relações: 
· Fóvea Submandíbular
· M. Pterigóideo Medial (pequena relação). 
· Linfonodos Submandibulares
· A. Facial.
· A. Submental e paralela a ela a V. Submental 
· Súpero-interna: oblíqua, se relaciona com a musculatura mais profunda. 
· Relações, quais os músculos envolvidos: 
· Tendão do M. digástrico e ventre posterior digástrico
· M. Estilo-hióideo
· M. Milo-Hióideo
· M. Hipoglosso.
→ Por ter os M. milo-hióide e M. hipoglosso, entre eles passam estruturas sublinguais que também tem relação aqui, sendo elas: 
· Gl. Sublingual
· N. lingual
· Ducto da Gl. Submandibular
· N. hipoglosso + V. lingual 
· A. lingual ( na profundidade do M. hipoglosso)
Ducto da Gl. Submandibular: o seu ducto parte do prolongamento anterior da Gl.submandibular, tem em torno de 5cm de comprimento e vai percorrer um trajeto em direção à linha mediana. Nesse trajeto, cruza com o N. lingual, se relaciona com a glândula Sublingual e recebe ductos dessa Gl. e se abre na cavidade oral por uma saliência chamada de papila sublingual, que está próxima do freio lingual.
 
Sub-lingual: é considerada uma glândula maior, que produz saliva.Está abaixo da mucosa do assoalho oral. Produz uma saliência nessa região, quando se eleva a língua. 
Relações:
· Superiormente: a mucosa, cheia de microperfurações onde a saliva também é drenada.
· Inferiormente: M. Milo-Hióideo
· Anterior e Lateral: se relaciona com a mandíbula, através do acidente anatômico Fóvea Sublingual
· Posteriormente: relação com o prolongamento posterior sa Gl. Submandibular e com o N. lingual. 
· Medialmente: Ducto da Gl. Submandibular e N. lingual (pois este vem de lateral para medial).Também os dois Mm. Genioglosso e Genio-hióide. 
 Linfonodos: temos dois grupos os mediais e laterais: 
· Mediais: localizados na região supra-hióidea média, de 1 a 3 linfonodos sobre a musculatura do M. milo-hióide. Eles realizam a filtração/ drenagem dos vasos linfáticos que vem do lábio inferior e mento. 
· Laterais ou Submandibulares: paralelos à margem inferior da mandíbula, de 5 a 8 linfonodos. Realizam a drenagem de vasos linfáticos dos dentes inferiores, assoalho oral e da face. 
· Júgulo-digástrico: próximos da V. jugular interna e o M. digástrico, grupos de linfonodos que drenam vasos linfáticos que provém, da Língua (⅓ posterior), tonsilas palatinas e parte oral da faringe. 
Vasos 
 Artérias 
Olhando pela A. carótida externa, temos 3 ramos anteriores na região anterior do pescoço, de inferior para superior temos: 
→ A. tireóidea superior, A. lingual e A.Facial. 
A. Facial: origem na carótida externa acima da origem da A. lingual. Está medialmente ao ventre posterior do M. Digástrico e do M. estilo-hióideo. Nesse trajeto, a A. facial emite dois ramos ascendentes: 
→ Ramos Cervicais: vão para a região da garganta. 
· A. Palatina Ascendente 
· A. Pterigóidea 
→ A. facial, continua seu trajeto para posterior e penetra na loja submandibular e nesta emite ramos glandulares e uma outra artéria.
→ Ramos na Loja Submandibular 
· Aa. Glandulares (3-4) 
· A. Submentual 
Depois da loja submandibular, a A. facial sai dessa e atinge a margem inferior da mandíbula contornando esta até chegar na face, tendo então, seu trajeto na face. 
 
A. Lingual: se origina acima da A. tireóidea superior. Ela após sua origem, se posiciona na profundidade do M. hipoglosso, próximo do osso hióide. Tem um trajeto até atingir a língua, emitindo ramos linguais para irrigar a musculatura lingual. 
 
Veias 
· V. Lingual: drena todo o sangue venoso da língua e assoalho oral e vai drenar para a V. jugular interna indiretamente,pois antes dela temos o tronco venoso, chamado de tiro-hideo-facial. 
· V. Facial: drena o sangue da face e na face, fica posterior a A. facial. Ao chegar na região supra-hióidea, vai receber a V. submental e vai ter um trajeto sub a face infero-esterna da Gl. drenando diretamente ou indiretamente na V. jugular interna.
Nervos 
· N. Lingual: ramo mandibular V3, ele se origina do mandibular. Ao chegar na região sublingual ele é subgengival. É bem superficial. Cruza de lateral para medial pelo Ducto Sub. mandibular até chegar na língua. Leva a sensibilidade, fibras gustativas além da saliva. 
· N. Milohióide: cruza pelo sulco milo-hióideo e percorrendo esse sulco chega a superfície externa do M. milo-hióideo, inervando-o juntamente com o ventre anterior do Digástrico, fazendo a inervação motora.

Continue navegando