Buscar

TRABALHO MAPA AVALIZAÇÃO FISICA

Prévia do material em texto

BEM-VINDO(A)
AO TIME!
Olá estagiário(a),
É uma grande satisfação tê-lo(a) conosco!
O nosso time vem desenvolvendo um projeto de integração e imersão de acadêmicos do curso de bacharelado em Educação física, nos processos e rotinas de uma academia.
Para avaliarmos seu nível de conhecimento acerca das medidas e avaliação em educação física, para futuros direcionamentos, nas próximas páginas você deverá cumprir todas as três tarefas.
Atenciosamente,
Coordenação.
	
UNICESUMAR – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (MODELO DE MAPA)
INSTRUÇÕES
Olá estagiário(a),
Antes de realizar as três tarefas e entregar esse arquivo, leia com atenção e siga as instruções abaixo:
· Faça a leitura com calma e atenção de todas as tarefas e diante de dúvidas, pergunte ao professor mediador.
· Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
· Faça o Download do guia intitulado “ABC do IMC”, que se encontra no Material da disciplina, para responder a atividade 2 do MAPA.
· Você deverá entregar esse arquivo em formato Word ou PDF.
· Não exclua nenhuma página desse arquivo, apenas preencha os campos das respostas.
· Antes de entregar, confira se o arquivo está correto.
· Cópias parcial ou total serão zeradas.
· Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
	Nome completo:
	LUCAS TIAGO MARCHI DÉA
	R.A.:
	21113330-5
Leia com atenção as informações das Fichas de Avaliação 1 e 2, abaixo, pois a partir delas você deverá responder as questões das Tarefas que se seguem.
	FICHA DE AVALIAÇÃO 1
	
	
	Data da avaliação
	16/02/2021
	
	
	Avaliado(a)
	Camila
	Data de nascimento
	11/01/2006
	Sexo
	feminino
	
	
	
	
	Massa corporal
	56kg
	Estatura
	1,64m
	Circunferência da Cintura
	65cm
	
	
	Circunferência do Abdome
	68cm
	
	
	Dobra cutânea do Tríceps
	12,5mm
	
	
	Dobra cutânea do Subescapular
	15,3mm
	
	
	FICHA DE AVALIAÇÃO 2
	
	
	Data da avaliação
	16/02/2021
	
	
	Avaliado(a)
	Danilo
	Data de nascimento
	15/09/2005
	Sexo
	masculino
	
	
	
	
	Massa corporal
	98kg
	Estatura
	1,71m
	Circunferência da Cintura
	106cm
	
	
	Circunferência do Abdome
	115cm
	
	
	Dobra cutânea do Tríceps
	18,8mm
	
	
	Dobra cutânea do Subescapular
	27,5mm
	
	
TAREFA 1
A escolha de um teste para a avalição da aptidão física, por exemplo da composição corporal, deve considerar fatores como a população para o qual ele foi desenvolvido e o contexto em que será realizado. Além da escolha correta do teste é de fundamental importância seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.
Nesse contexto, responda as questões abaixo considerando as medidas apresentadas nas fichas de avaliação.
1. Para a condução das medidas antropométricas é importante que o avaliado esteja apropriadamente vestido. Segundo o material da disciplina, quais são as recomendações de vestimenta para uma avaliação?
	As recomendações são de roupas folgadas e que não atrapalhe as aferições. As mulheres podem utilizar biquíni ou um short folgado e um top, os homens podem utilizar uma sunga ou um short folgado.
2. De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?
	A massa corporal é medida utilizando uma balança adequada. Antes da avaliação, é importante verificar se a balança está corretamente calibrada. Para essa medida, o(a) avaliado(a) deverá se posicionar em pé, com os pés próximos entre si o máximo possível, sem calçados e com o mínimo de roupas possível, sobre a balança. O(a) avaliado(a) deve estar imóvel, com os braços relaxados ao longo do corpo, de costas para a escala de medidas
3. Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?
	A medida da estatura é feita por meio de um estadiômetro. Para essa medida, o(a) avaliado(a) deverá ser posicionado em pé (com os pés próximos entre si o máximo possível), com os braços relaxados e estendidos ao longo do tronco, e a cabeça ereta, de acordo com o plano de Frankfurt. O(a) avaliador(a) deverá orientar o(a) avaliado(a) a realizar a inspiração e a mantê-la até que a medida seja feita. O esquadro deverá ser encostado na cabeça do(a) avaliado(a), realizando uma pressão suficiente para pressionar os cabelos (este deverá ser solto na realização da medida. É orientado que essa medida seja feita duas vezes.
4. De acordo com o material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?
	A medida da circunferência da cintura, normalmente, é realizada na parte mais estreita do tronco. Outra forma de realizar essa medida é utilizar o ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca.
5. Segundo o material da disciplina, qual a forma de se realizar a medida da circunferência do abdome?
	A mensuração da circunferência do abdome é realizada no mesmo nível da cicatriz umbilical, usualmente descrita sobre a protuberância anterior máxima do abdome.
6. De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?
	1 - As medidas deverão ser realizadas sempre no hemicorpo direito do avaliado(a).
2 - Os pontos anatômicos deverão ser previamente identificados e marcados com lápis dermográfico.
3 - O tecido subcutâneo deverá ser definido mediante o pinçamento do polegar e dedo indicador da mão esquerda.
4 - A dobra deve ser destacada corretamente.
5 - A dobra precisará ser elevada a, pelo menos, 1 cm do ponto em que será feita a medida.
6 - A dobra precisará ficar elevada enquanto se realiza a medida propriamente dita.
7 - A pressão das hastes do adipômetro deverá ser solta lentamente.
8 - A medida deverá ser feita entre dois e três segundos.
9 - O processo necessita de três medidas de cada dobra em forma de rodízio.
10 - Será utilizada a mediana como parâmetro.
11 - Os três valores não poderão oscilar mais que 5%, caso haja diferença maior, a medida deverá ser repetida.
12 - A consecução das medidas não poderá ser realizada após o exercício físico, pois há o deslocamento de fluídos corporais para a pele e, consequentemente, será mais elevada a espessura das dobras cutâneas.
7. De acordo com o material da disciplina, onde e como é localizado o ponto anatômico da dobra cutânea tricipital?
	O ponto anatômico da dobra cutânea tricipital é o ponto médio entre o acrômio e o olécrano do braço do avaliado.
8. Segundo o material da disciplina, onde e como é localizado o ponto anatômico da dobra cutânea subescapular?
	A dobra cutânea subescapular toma-se como referência anatômica o angulo inferior da escapula, sendo a medida realizada 2 cm abaixo desse ângulo.
Ainda sobre importância de seguir as orientações dos protocolos para a obtenção de informações confiáveis, responda as questões a seguir.
9. As informações coletadas em uma avaliação estão suscetíveis a incoerências decorrentes de erros conhecidos como “Erro de Medida”. Nesse sentido, quais são as quatro subdivisões do erro de medida apresentadas no material da disciplina? Explique e exemplifique cada uma delas.
	A - Erro sistemático instrumental: erro decorrente da calibração do equipamento (por exemplo, o professor de Educação Física está realizando avaliações da composição corporal de seus alunos por meio do adipômetro e, nessa condição hipotética, ele esqueceu de conferir a calibração do equipamento).
B - Erro sistemático teórico: erro decorrente da utilização de fórmulas, condições e/ou literatura inapropriada para a condição. Seguiremos o exemplo do tópico A, referente ao professor de Educação Física que está realizando avaliações da composição corporal. O erro sistemático teórico, na situação descrita, seria a utilização, após a avaliação da composição corporal, de fórmulas de outras faixas etárias ou etnias ou outra subclassificação quenão fosse validada para as pessoas que o professor está avaliando.
C - Erro sistemático ambiental: erro relativo ao estado de equipamento, quadra, pista, local, temperatura, umidade, horário, dentre outros. Utilizando o exemplo já descrito, um erro sistemático ambiental seria efetivar a avaliação da composição corporal dentro de um local quente, que promovesse a transpiração do avaliado e, em virtude disso, prejudicasse o correto pinçamento das dobras cutâneas.
D - Erro sistemático observacional: falhas do avaliador na leitura ou manuseamento do equipamento. Como exemplo para essa condição, podemos citar a leitura incorreta dos valores obtidos no pinçamento das dobras cutâneas realizado na avaliação da composição corporal feita pelo professor de Educação Física.
10. Além do Erro de Medida, deve-se considerar a fidedignidade, principalmente, quando se realizam avaliações sequenciais, isto é, avaliações ao longo de um período de tempo. Nesse contexto, explique o que é a Fidedignidade intra-avaliador e a Fidedignidade interavaliador.
	Fidedignidade Intra-avaliador: Refere à consistência d medida efetuada pelo mesmo avaliador várias vezes em situações diferentes.
Fidedignidade Interavaliador: Verifica-se a consistência da mesma medida ou teste de desempenhado por avaliadores.
TAREFA 2
Com base nas informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você irá calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e determinar o estado nutricional dos avaliados, isto é, se os avaliados apresentam baixo peso, peso normal, sobrepeso ou obesidade. Atenção, para realizar essa classificação, você deverá consultar o guia “ABC do IMC”.
Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.
1. Cálculo completo e o resultado do IMC da Camila.
	IMC = Peso Corporal em quilos/ (estatura em metros)²
IMC = 56/ (164)²
IMC = 56/2,6896
IMC = 20,82
2. Resultado da idade em meses da Camila.
	181 meses de idade.
3. Diagnóstico do IMC da Camila.
	Camila tem o IMC de 20,82 sendo assim, é diagnosticado como Normal.
4. Cálculo completo e o resultado do IMC do Danilo.
	IMC = Peso Corporal em quilos/ (estatura em metros)²
IMC= 98/1,71²
IMC= 98/2,9241
IMC= 33,51
5. Resultado da idade em meses do Danilo.
	185 meses.
6. Diagnóstico do IMC do Danilo.
	O diagnóstico do IMC do Danilo é de 33,51: Obesidade Grau I
TAREFA 3
Considerando nas informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3 você irá estimar o percentual de gordura corporal, assim como, a massa gorda e massa isenta de gordura dos avaliados. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.
Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.
1. Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Camila.
	%G = 1,35 x (TR + SE) - 0,012 x (TR + SE)2 - 2,4
%G = 1,35 x (12,5 + 15,3) - 0,012 x (12,5 + 15,3)2 - 2,4
%G = (1,35 x 27,5) - ( 0,012 x 772,84) - 2,4
%G = 37,53 - 9,27408 - 2,4
%G = 25, 85
2. Cálculo completo e o resultado da quantidade de massa gorda, em quilos, da Camila.
	MG = (MC x %G) / 100
MG = (56 x 25,85) / 100
MG = 14,47 kg
3. Cálculo completo e o resultado da quantidade de massa isenta de gordura, em quilos, da Camila.
	MIG = MC - MG
MIG = 56 - 14,47
MIG = 41,53 kg
4. Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do Danilo.
	%G = 1,35 x (TR + SE) - 0,012 X (TR + SE)2 - 4,4
%G = 1,35 x (18'8 + 27,5) - 0,012 x (18,8 + 27,5)2 -4,4
%G = (1,35 x 46,3) - (0,012 x 2.143,69) - 4,4
%G = 62,505 - 25,72428 - 4,4
%G = 32,38
5. Cálculo completo e o resultado da quantidade de massa gorda, em quilos, do Danilo.
	MG = (MC x %G) / 100
MG = (98 x 32,38) / 100
MG = 31,73 kg
6. Cálculo completo e o resultado da quantidade de massa isenta de gordura, em quilos, do Danilo.
	MIG = MC - MG
MIG = 98 - 31,73
MIG = 66,27 kg

Continue navegando

Outros materiais