Buscar

Documento sem título (5)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O que você entende sobre alimento volumoso e concentrado? Explique e dê exemplos.
Alimentos volumosos são aqueles que apresentam alto teor de fibra bruta, mais que 18%, e baixo teor energético. São pobres em fósforo. Ricos em vitaminas A, D e E. A fibra efetiva presente do volumoso é capaz de estimular a ruminação.
As principais características desses são a capacidade de manter a flora do rúmen, serem fonte de cálcio e microminerais. Para vacas leiteiras, são importantes para manter o teor de gordura do leite. Seu uso permite a produção de alimentos de alto valor nutritivo com menores custos.
Ex: Pastagens, fenos, silagens, restos culturais, sabugos, etc.
Alimentos concentrados apresentam menos de 18% de proteína bruta. São pobres em cálcio e ricos em fósforo, apresentam altas concentrações de proteína e energia, são muito palatáveis, seu principal produto de degradação no rúmen é o ácido propiônico.
Estes são divididos em concentrados energéticos que são representados, principalmente, pelos grãos de cereais e seus subprodutos, raízes e tubérculos, e as gorduras e óleos de origem vegetal ou animal. apresentam menos de 20% de PB, pobres em cálcio e médios em P, geralmente ricos em energia e são palatáveis.
Ex: Milho, farelo de arroz, farelo de trigo, sorgo, etc.
E alimentos concentrados proteicos que apresentam mais de 20% de PB, são ricos em P e médios em energia.
ex: farelo de soja, caroço de algodão, farelo de algodão, uréia, etc.
2. Você acredita que o estado do Pará tem potencial para produção de carne bovina de qualidade para contribuir com o abastecimento no país e exportar para o mundo? Explique.
Sim, o Pará tem potencial para produção de carne bovina, de acordo com os dados, o rebanho da nossa região irá aumentar e desta forma, por meio de tecnologias para usar animais melhorados e adequados ao nosso clima, aumentará a produção de carne de corte, possui portos para exportação destes produtos, portos muito mais próximos e dentro da nossa região como é o caso de Santarém. Possui área suficiente para a produção e manejo adequado. 
3. Você sendo consultor em uma fazenda de bovinos de corte no estado do Pará, que tipos de bovinos você recomendaria para esse sistema de criação? Explique.
Recomendaria o uso de animais Zebuínos, pois estes possuem características mais parecidas com as características presentes na nossa região, este animal é mais adequado para climas quentes por possuírem pele pigmentada , são animais mais resistentes por possuir casco pretos e duros que são mais adequado ao sistema de criação da nossa região. 
Os zebuínos nelore seriam uma boa opção para esse sistema de criação. E também da raça Guzerá, que podem ser utilizados tanto para a produção de carne quanto para a produção de leite.
4. Qual a importância da estação de monta em um sistema de produção de bovinos de corte? Explique.
A sua importância está relacionada principalmente ao aumento da eficiência reprodutiva. Isto se dá porque através da estação monta é possível sincronizar o período nutricional da vaca com a época de maior disponibilidade de alimento para as mesmas. Desta maneira, pode-se conseguir melhores índices reprodutivos, pois haverá fornecimento de nutrientes suficientes para a atividade de reprodução. 
A estação de monta também contribui para a formação de lotes de animais uniformes, em períodos estratégicos, melhorando o controle e o gerenciamento do rebanho. Como consequência, aumenta o poder de negociação do pecuarista e a competitividade no mercado.
5. Quais os cuidados devem ser adotados com as vacas no fim da gestação e parição, e com os bezerros ao nascimento?
· As fêmeas devem ser levadas 15 dias antes do parto para para o pasto maternidade e devem ser mantidas ali por cerca de 15 dias após a parição também;
· As visitas dos funcionários que fazem o manejo do gado, devem acontecer pelo menos duas vezes ao dia, permitindo assim o melhor acompanhamento das vacas e diagnósticos de problemas encontrados;
· A pastagem deve ser de porte baixo, não ser um lugar úmido e produzir sombra aos animais durante o dia. A manutenção de condições adequadas do piquete maternidade é importante não só para a vaca, mas também para o bezerro. É de extrema importância que este nasça em um ambiente limpo e seco, para reduzir a ocorrência de infecções umbilicais e impedir que os bezerros mamem o colostro em tetos sujos de fezes, urina e barro.
· O parto deve ser observado e auxiliado quando necessário. É importante que o auxílio seja feito por pessoas treinadas e que os cuidados com a higiene sejam sempre adotados. Logo após o nascimento deve-se observar o bezerro e, se necessário, fazer a remoção das membranas fetais, muco do nariz e boca. Nos casos de partos auxiliados, esses cuidados são ainda mais importantes, sendo necessário além da remoção das membranas fetais, secar e levar o bezerro para um local aquecido;
· No momento do parto é importante que o bezerro realize o primeiro contato e a primeira mamada;
· É necessário fazer a pesagem do animal;
· A cura do umbigo e a colostragem, são fundamentais após o nascimento, e devem ser feitas o mais rápido possível. Toda essa atenção deve ser dada aos bezerros para aumentar as taxas de sobrevivência, minimizar a incidência de doenças e otimizar seu desenvolvimento, proporcionando um bom ambiente e condições adequadas no nascimento;
· O local do nascimento e de criação dos bezerros nos primeiros dias de vida é muito importante para o controle das infecções umbilicais. Este local deve ser limpo e seco para que o umbigo não esteja exposto às contaminações do ambiente;

Continue navegando