Buscar

Externalidades Negativas e o Papel do Estado

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ABERTA DE DIREITO FINANCEIRO, ECONÔMICO E CONSUMIDOR
Prezado(a) aluno(a), você está diante de uma questão aberta cuja principal função é contribuir para sua formação profissional. Embora trate-se de uma atividade avaliativa, nosso objetivo é que você aprenda enquanto a desenvolve e que construa competências necessárias a um bom gestor público. Trata-se de uma atividade prática que você utilizará os conteúdos estudados nas primeiras semanas. Leia o enunciado com atenção e desenvolva sua atividade. 
Um dos mais agudos macroconflitos das sociedades de hoje e do futuro é o que se estabelece entre expansão econômica e a preservação ambiental. Sobre este tema, procure em sua cidade, ou em locais próximos, dois exemplos de externalidades negativas relacionadas ao meio ambiente. Após a pesquisa, apresente um relatório, com a descrição detalhada dos casos identificados nos espaços a seguir. 
Aluno (a)
Sara Dias dos Santos Victor 
Cidade
Franciscópolis-MG
INTRODUÇÃO
O que é externalidade negativa e como ela afeta a sociedade?
É uma atividade econômica que impõe um efeito negativo a um terceiro não relacionado. Pode surgir tanto durante a produção quanto no consumo de um bem ou serviço.
A sociedade é afetada de forma significativa, pois, a externalidade é tanto benefícios quanto custo para a população.
DESENVOLVIMENTO
	
	Externalidade negativa 1
	Externalidade negativa 2
	Descrição
	
Custo social
	
Contaminação do rio que atravessa a cidade
	Quem é o agente gerador?
	Lanchonete instalada na via pública 
	Esgoto doméstico lançado diretamente no rio
	Qual o impacto que ação do agente gerador causou na comunidade?
	
Transtorno causado pelo transito local, poluição visual e sonora
	
Contaminação de doenças infecciosas que pode ser transmitidas aos humanos, poluição visual
	Quais medidas foram ou deveriam ter sido tomadas pelo poder público?
	
Representantes fiscalizadores devem estar atentos ao equilíbrio e harmonia no espaço urbano, como a manutenção e conservação do espaço público.
	Regularização do saneamento básico para diminuir o impacto que atinge o meio ambiente e também o bem estar da sociedade.
CONCLUSÃO
Apresente uma reflexão sobre o papel do Estado no controle de externalidades negativas.
O Estado pode combater para diminuir os males à sociedade como por exemplo as questões ambientais e algumas medidas tomadas em relação ao desenvolvimento sustentável, visando anular efeitos maléficos advinda de alguma atividade privada, criando ou estimulando a instalação de atividades que constituam externalidades positivas (como a educação ou investigação), e impedindo ou inibindo a geração de externalidades negativas. Isto pode ser feito através de instrumentos tais como taxação e sanções legais ou, inversamente, renúncia fiscal e concessão de subsídios conforme o caso.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1. Na hipótese de não encontrar dois exemplos de geração de externalidades em sua comunidade, você poderá usar casos reais publicados na internet ou outro meio. Mas, assim sendo, é preciso citar a(s) empresas(s); os impactos sociais; e as fontes pesquisadas.
2. Esta atividade será avaliada em até 21 pontos. Para que você atinja a totalidade da pontuação é fundamental que sua resposta atenda aos seguintes critérios:
a) adequada relação teórica com o conteúdo estudado;
b) consistência dos argumentos apresentados de forma clara e objetiva;
c) domínio da norma culta da língua escrita;
d) autoria na construção do texto e indicação das fontes utilizadas.
3. Respostas copiadas de sites ou do próprio material indicado para estudo serão consideradas PLÁGIO e invalidadas com atribuição de nota zero.
4. Caso tenha dúvidas, confira as regras de citação no link abaixo nas páginas 29 a 31 http://www.uniube.br/biblioteca/novo/arquivos/2015/manual_normatizacao2015.pdf
Bom estudo! Qualquer dúvida entre em contato com seu professor on line

Continue navegando

Outros materiais