Buscar

aula_2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 2
Prof. Ricardo Ferreira
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Gestão de Processos 
AULA 2
Muitas empresas querem organizar-se por processos, mas não têm uma noção clara dos passos a seguir e das providências que devem ser tomadas. 
Outras não estão certas da decisão a tomar a respeito da sua estruturação por processos.
 Existem também as empresas que não sabem ao certo o que significa serem organizadas por processos.
E, finalmente, temos as empresas que precisam de mais esclarecimentos sobre o assunto para que possam analisar as vantagens de gestão por processos.
Algumas não têm certeza se a sua forma organizacional é adequada para a gestão por processos. 
AULA 2
Para organizar a empresa por processos de negócios, é preciso colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negócio começam e terminam nele. 
Clique na seta.
AULA 2
Para organizar a empresa por processos de negócios, é preciso colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negócio começam e terminam nele. 
A seguir, vamos conhecer o ambiente de negócios e as principais técnicas de levantamento de processos. 
O cliente está no centro das organizações por processos, e o objetivo final dessas empresas é oferecer para o cliente mais valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo.
AULA 2
Ambiente de Negócios
Com a finalidade de atender às expectativas do cliente, um negócio, segundo Tadeu Cruz, é a reunião dos três elementos: Pessoas, Processos e Tecnologia da Informação (TI).
Processos sem ligação com o planejamento estratégico não têm razão para continuar existindo, pois são consumidores de recursos e desorganizadores dos demais processos.
conhecer muito bem quais são os Fatores Críticos de Sucesso do Negócio. 
saber quais são os resultados esperados do negócio;
conhecer bem os objetivos do negócio;
Para criar os novos processos que suportarão um negócio novo ou já existente, é necessário contextualizá-los. Para isso, é preciso:
AULA 2
Os três elementos devem, necessariamente, agregar valor aos instrumentos que forem usados para produzir o bem ou serviço.
Sem conhecer os objetivos do negócio fica impossível criar os processos que deverão suportá-lo. 
Os objetivos do negócio devem estar diretamente ligados ao plano estratégico de negócio. Dessa forma, os processos também estarão ligados, direta ou indiretamente, ao plano estratégico de negócio.
AULA 2
Técnicas de levantamento de processos
2ª Fase
1ª Fase
3ª Fase
4ª Fase
5ª Fase
A organização de um processo ou de um setor comporta cinco fases que são: o levantamento, a análise, a estruturação, a implantação e o acompanhamento.
Em um levantamento de processo, o analista poderá utilizar mais de uma das técnicas de levantamento. Isso acontece para agilizar o processo ou ainda para conferir informações levantadas.
AULA 2
.
1ª fase
Levantamento
a) Generalidades: nesta fase, deve se considerar dois tópicos distintos: o primeiro é determinar o que faz a seção, como, onde, quando e porque e o segundo é verificar quem faz o que, como, onde, quando e porque, evitando a perda de tempo com detalhes supérfluos e observando o problema de quem substitui quem.
AULA 2
b) Procedimento: ao tomar o primeiro contato com a seção, o analista, com auxílio 
do chefe da mesma, deverá:
inteirar-se do objetivo da seção;
inteirar-se da posição hierárquica que a mesma ocupa no topo da empresa, bem como dos órgãos com quais a seção mantém contatos rotineiros;
inteirar-se da estrutura interna da seção, isto é: levantar o organograma atual e, de um modo geral, as principais funções de cada funcionário da mesma.
AULA 2
Em seguida, passará ao estudo do trabalho desenvolvido, na seção do seguinte modo:
atual das atribuições de cada funcionário da seção. Para isso, deverá se utilizar o questionário para a descrição do serviço individual, de entrevistas, bem como de observações in loco;
elaborar, com auxílio do chefe da seção, a situação atual, arrumando as atribuições pelas atividades básicas e respectivas tarefas;
levantar as relações que a seção tem com os outros órgãos da empresa, bem como os órgãos externos, observando os porquês destas relações e as tramitações normais;
levantar os fluxos de trabalho da seção, observando os fluxos dos papéis documentos
AULA 2
2ª fase
Análise
a) Generalidades: ao iniciar a análise, o analista deverá fazer, com o chefe da seção, um estudo a respeito dos trabalhos levantados, a fim de adquirir os conhecimentos práticos inerente às características dos trabalhos da seção, 
indispensáveis para boa compreensão das atribuições e ao prosseguimento da operação. Durante a análise, o analista deverá procurar sempre conhecer bem as atribuições para não comprometer a estruturação, por falta de conhecimento 
prático. Ter em mente que a análise deve restringir-se ao máximo, aos limites da própria seção e seus reais objetivos. 
AULA 2
b) Procedimento: 
 excluir todas as atribuições desnecessárias da seção;
analisar as atribuições restantes (distribuição e métodos de execução) juntamente com as modificações ocasionadas nos fluxos pela exclusão das atribuições desnecessárias, bem como o layout;
padronizar a terminologia das atribuições e hierarquizá-las pela ordem de importância. Caracterizar as atribuições fim e meio com relação aos objetivos da seção;
 analisar as comunicações, o arquivo, a disponibilidade de pessoal, as relações humanas no trabalho, o moral do grupo, a disciplina, as condições do local de trabalho, os equipamentos e a chefia.
AULA 2
3ª fase
Estruturação
a) Generalidades: a estruturação se processa ao mesmo tempo em que a fase anterior, pois o analista, à medida que vai analisando os problemas encontrados, vai também estruturando as soluções para os mesmos. Aqui, tratar-se-á, especificamente da arrumação final do que já foi estruturado para a apresentação do relatório.
AULA 2
b) Procedimento: 
 apresentar a situação, observando os novos fluxos e as modificações sofridas pelo layout coordenando a opinião do chefe, a importância das atribuições e suas relações;
 montar o novo organograma da seção;
 submeter o relatório a quem de direito para aprovação.
AULA 2
4ª fase
Implementação
a) Generalidades: Observar atentamente se as soluções que estão sendo implantadas são exequíveis, práticas e econômicas. Se alguma não satisfizer a estas exigências deverá ser rapidamente corrigida, criando-se outras soluções mais viáveis.
AULA 2
b) Procedimento: 
 apresentar ao chefe da seção, tirando todas as dúvidas, o plano a ser implantado;
 apresentar a cada funcionário suas novas tarefas, tirando todas as dúvidas;
 acompanhar o que está sendo implantado, nos mínimos detalhes, incentivando o treinamento para que a seção, no mais curto tempo, se ajuste às novas condições de trabalho.
AULA 2
5ª fase
Acompanhamento
a) Generalidades: este é o acompanhamento propriamente dito, quando o analista não mais permanece dentro da seção, a partir do instante em que a mesma sai da velocidade inicial, entretanto em ritmo natural de trabalho, perfeitamente ajustada às novas práticas.
b) Procedimento: o procedimento é função da característica de cada empresa e de cada órgão da mesma.
AULA 2
Os Analistas de Processos responsáveis por estudos organizacionais têm à sua disposição três instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. 
Instrumentos de levantamentos de informações
Entrevista
Questionário
Observação Pessoal
AULA 2
Entrevista
A entrevista oferece inúmeras vantagens e sua aplicação é incentivada pela maioria dos estudiosos. Ela tem como objetivo minimizar resistências e, também, envolver os entrevistados proporcionando um maior grau de participação e discussão.
AULA 2
a) Vantagens: 
 permitir que o entrevistado faça críticas e sugestões sobre o seu trabalho ou sobre a organização;
 permitir que a pessoa da organização que tenha dificuldade em expor os seus pontos de vista de forma escrita o faça oralmente;
 possibilitar ao entrevistador o conhecimento mais profundo da própria
área aonde atua ou que comanda;
 obter informações que estão “guardadas” apenas na memória do entrevistado;
estimular o raciocínio de ambos: entrevistador e entrevistado.
b) Desvantagens: 
 dificuldade de fazer anotações ao longo da entrevista;
 frequência de palpites e adivinhações;
 envolvimentos de natureza emocional;
 tempo gasto por entrevista.
AULA 2
Questionário
 A utilização do questionário em estudos e análises organizacionais é bastante difundida, mas não tanto quanto o uso da entrevista. Há algumas restrições com relação a sua eficácia. Com a aplicação do questionário é possível dar andamento a um estudo que envolva um número considerável de indivíduos a mesma pergunta.
AULA 2
a) Vantagens:
 possibilita envolver um maior número de pessoas no levantamento das informações;
 permite ao inquirido um período para formular respostas;
 permite melhor detalhamento das respostas;
permite a tabulação das respostas através de quadros, tabelas e gráficos.
b) Desvantagens: 
 resistência no preenchimento do questionário;
 emissão de falsas informações;
 interpretação variada de um
AULA 2
Observação Pessoal
Este é o único instrumento de coleta de dados que jamais poderá ser utilizado como único nos estudos organizacionais. A observação pessoal subsidia o correto desenvolvimento do projeto de estudo organizacional.
AULA 2
a) Vantagens: 
 é um meio de comparar as informações de entrevistas e questionários com a realidade;
 conhecimento técnico e prático do assunto estudado.
b) Desvantagens: 
 processo demorado;
 impressões errôneas;
 perturbações dos trabalhos regulares.
AULA 2
Todos os instrumentos de levantamento de informações podem ser utilizados dentro de um mesmo estudo, mas não se poderá utilizar apenas a observação pessoal como instrumento único de tomada de informações, qualquer que seja o estudo em desenvolvimento. 
AULA 2
Síntese da Aula 02 – Processos Organizacionais 
Nesta aula, você:
 aprendeu que para organizar a empresa por processo o foco precisa estar no cliente;
 viu que um ambiente de negócios é a reunião de três elementos: Pessoas, Processos e TI;
 compreendeu que para criar os processos é preciso conhecer bem os objetivos do negócio; saber quais são os resultados esperados; conhecer os fatores críticos de sucesso do negócio;
 conheceu que a organização de um processo comporta cinco fases: levantamento, análise, estruturação, implantação e acompanhamento;
 viu que existem três instrumentos que possibilitam uma análise organizacional: a entrevista, o questionário e a observação pessoal (ou direta).
Z:\PROJETOS\_BIBLIOTECA\imagens_compradas\desenhos, ilustrações, 3d, abstrato: stockxpertcom_id7031271_jpg_7d305a1ef678ce3675cd9e1405c6abee
*
Imagem alvo: 7850962_97118694
 Ao clicar na seta, ela se desloca até o centro do alvo e aparece o box de texto conforme próximo slide
O último box entra no final
O itens ticados vão aparecendo um a um. 
Pop up do slide anterior.
*
O box 5 só aparece depois de clicar em todas as fases
*
*
*
*
*
*
http://guiadicas.net/fotos/2009/05/como-se-comportar-numa-entrevista-de-emprego.jpg
http://www.milenajorge.net/mestrado/mie/wp-content/uploads/2009/11/questionario.jpg
Z:\PROJETOS\_BIBLIOTECA\imagens_people_and_groups: 69051
Inserir barra de rolagem caso fique muito grande na tela.
Inserir barra de rolagem caso fique muito grande na tela.
Inserir barra de rolagem caso fique muito grande na tela.
Depois de clicar em todos os instrumentos e visualizá-los, aparece o box 5.
Arquivo da síntese: Sintese_Aula_02
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais