Buscar

Microbiologia Básica - prova - 2021-2 - para envio

Prévia do material em texto

Microbiologia Básica
1. (1,5) Olavo resolveu fazer um almoço para comemorar seu aniversário e, para isso, preparou um jantar contendo: batata frita, arroz branco, salada e carne assada. A festa estava muito divertida e Olavo foi dormir muito exausto sem guardar a carne assada que foi o único alimento que havia sobrado da festa. No dia seguinte Olavo resolveu comer a carne assada. Antes, entretanto ferveu-a e posteriormente a comeu com arroz feito na hora. No entanto, após 3 horas da ingestão do alimento e subitamente Olavo apresentou náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça e febre. Diante do apresentado e dos assuntos abordados em aula, o que pode ter ocorrido com Olavo? EXPLIQUE DETALHADAMENTE.
R: Pelos sintomas descritos, Olavo sofreu de uma intoxicação alimentar. A causa desta são as toxinas produzidas pelos microrganismos presentes na carne. Há também a infecção bacteriana, que é causada quando a bactéria entra no organismo da pessoa. Quando se trata de infecção bacteriana, pode ser mais sério e causar problemas gerados por agentes patológicos capazes de produzir doenças infecciosas.
2. Um swab de conduto auditivo oriundo de um cão com suspeita de Otite foi recebido pela residente do Microlab para isolamento bacteriológico e teste de sensibilidade frente aos antimicrobianos. O swab foi inoculado em tudo contendo caldo Brain Heart Infusion (BHI) por 24h a 37 °C (1). Após esse período a residente procedeu a técnica de coloração de Gram e observou cocos Gram positivos em cadeia. Devido a uma situação de emergência, a residente teve que se ausentar do laboratório por uma semana(2) e acabou deixando o tubo inoculado em estufa bacteriológica a 37°C durante esse tempo. Ao retornar ao laboratório, a residente percebeu o que havia feito e resolveu conferir a viabilidade dos microrganismos e a morfologia bacteriana. Para a surpresa da residente, os cocos agora apresentavam-se, em sua maioria, Gram negativos (3). A residente ficou muito confusa e solicitou ajuda e você, microbiologista responsável pelo Laboratório.
Diante do exposto, responda:
a) (1,5) Em sua opinião e em relação aos assuntos abordados em sala, por que inicialmente a residente visualizou cocos Gram positivos e posteriormente esses cocos apresentaram-se como Gram negativos? Explique DETALHADAMENTE usando conceitos abordados sobre curva de crescimento microbiano, morfologia bacteriana e técnica de coloração de Gram.
R: Por ter passado muito tempo, as bactérias começaram a morrer, e consequentemente fragilizar as paredes bacterianas, então acabou corando como se fosse um gran negativo, pois na hora que cora e a estrutura está intacta, segura o cristal violeta, mas como as bactérias ja estavam fragilizadas, ela perde a parede e cora de fucsina.
b) (1,0) Em relação à curva de crescimento microbiano, identifique, com base no texto acima (1) (2) e (3), as fases lag, log, estacionária e declínio. Explique o que ocorre em cada uma delas.
R: Fase Lag: está tendo multiplicação, crescimento bacteriano
-Fase Log: entra em estabilidade, a linha reta, tem crescimento e morte, em equilíbrio 
-Fase de Declínio: sem crescimento, apenas morrem e diminui o numero
c) (1,0) Qual conduta laboratorial que você recomendaria à residente (a partir do Caldo BHI contendo os microrganismos) para evidenciar novamente e corretamente a morfologia microbiana? Explique sua resposta.
R: Seria bom pegar o caldo antigo, passar por um novo caldo, esperar 24h para retomarem o crescimento e então fazer uma nova lâmina
3. (1,0) Bolacha e Frozen eram namorados e ambos adoravam fazer churrasco aos finais de semana. Frozen era muito organizada e Bolacha era um churrasqueiro de “mão cheia”. Com muito cuidado Bolacha separou um belo pedaço de picanha crua apoiou sobre a tábua de madeira, temperou e colocou na grelha. No mesmo instante ele viu que havia linguiça pronta e resolveu cortar para sua amada. Espetou a linguiça e a apoiou sobre a mesma tábua que havia acabado de temperar a picanha. Ao perceber essa atitude do amado, Frozen desesperou-se e disse para Bolacha que o que ele fez era muito perigoso e comer essa linguiça poderia fazer mal para eles. Com base na descrição acima, explique DETALHADAMENTE o porquê de a Frozen ter afirmado que a ingestão dessa linguiça poderia fazer mal para eles. 
R: Pois a carne podia apresentar bactérias e provavelmente iria passar para a linguiça já que ele estava colocando no mesmo lugar onde a picanha crua estava. Essas bactérias morrem em alta temperatura porem ele ainda não tinha colocado na grelha então não tinha como saber se havia bactéria ou não, vendo a situação ela avisou que se houvesse bactéria naquela carne ela iria passar para a linguiça e eles iriam ter infecções alimentares.
4. (1,5) Em sua opinião e com relação ao conteúdo abordado na aula sobre genética microbiana, qual o risco de usar o jaleco que é utilizado em hospital (humano ou veterinário) em áreas comuns como restaurantes e padarias, ou ainda, qual risco de permanecer com as vestimentas usadas nos hospitais em sua própria casa. Explique, incluindo o conceito de conjugação bacteriana.
R: As roupas podem conter e carregar bactérias, essas bactérias podem se multiplicar e se proliferar. Por exemplo, você tratou um paciente e algum resíduo respigou em seu jaleco e você não tirou quando saiu da clínica, essa bactéria pode se multiplicar, passar seus genes paras outras através de conjugação bacteriana e se dispersar pelo ambiente em que você teve contato, podendo causar até uma zoonose. 
5. (1,0) Josefa, mãe neurótica, resolveu que os brinquedos das crianças necessitavam de cuidados especiais. Com base na foto abaixo, identifique se o procedimento trata-se de uma esterilização ou desinfecção. Explique. 
R: O ato de ferver os brinquedos como mostrado na foto, é muito comum também com bicos de mamadeiras e chupetas. É um processo de esterilização. A agua deve estar fervendo, e os objetos deixados de 5 a 10 minutos nessa água. Diferente da desinfecção que não mata todas as baterias por causa do curto tempo de contato. 
 
6. (1,5) Um documento sobre picada de cobra disponível no link: https://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3282/-1/mordidas-de-cobras.html aborda a seguinte informação:
“ Serpentes não Identificadas
Definição: Algumas vezes, quando a criança chama os pais, a serpente já desapareceu. Em outros casos, mata-se a serpente mas é difícil identificá-la por tanto caso mate-a, traga-a consigo. A maior parte das mordidas são de serpentes inofensivas, mas algumas precauções devem ser adotadas.
Cuidados domésticos com as mordidas de serpentes não identificadas
1-Tratamento
Geralmente, os dentes pequenos de uma serpente apenas deixam um arranhão que nem sequer perfura a pele. Nestes casos não se deve notar nenhuma marca das presas. Simplesmente lave bem a área da mordida com água e sabão. Se a pele está perfurada, peça que se aplique em seu filho uma vacina antitetânica de reforço se ele não recebeu nenhuma nos últimos 5 anos.
Procure imediatamente o médico de seu filho se:
- Houver marcas das presas.
- A área da mordida estiver inchada.
- Existirem bolhas de sangue ou manchas roxas na área da mordida.
- Seu filho apresentar algum sintoma nas próximas 6 horas.” 
Em relação à informação destacada acima, EXPLIQUE porque seria necessário um reforço da vacina antitetânica em caso de picada de cobra?
R: Por causa da boca da cobra e dela em si. A boca e a cobra carregam tanta bactéria que não é possível saber se ela tem ou não, por isso é necessário um antitetânico reforçado pois a pele esteve em contato com essas bactérias e podem ter ido para a corrente sanguínea.
7. OBS: Não será admitido plágio ou cópia, conforme explicado em aula.
As questões NECESSITAM DE JUSTIFICATIVA/EXPLICAÇÃO. A ausência dessa parte da resposta implicara considerar a questão incorreta. Boa avaliação.

Continue navegando