Buscar

Relação Família/Escola na Educação Infantil

Prévia do material em texto

Juliana Alves
Kelly Adriani Gomes
Natalia da Silva dos Santos
Riziele Cioffi de Sant´Ana
Prof.ª Aline Goulart Macan
 
RESUMO
Abordar o tema família/escola no processo de ensino e aprendizagem sempre é muito desafiador. Esta pesquisa retrata a realidade onde a família e as escolas estão inseridas. Nesse sentido a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da relação família-escola no processo de ensino-aprendizagem do educando, sendo essa a principal questão a ser respondida nessa pesquisa. Fora uma produção de cunho qualitativo, sendo estruturada através de métodos investigativos em forma de estudo de caso, utilizando como técnicas de coletas de dados: questionários e entrevistas, fundamentada por diversos teóricos.E esta pesquisa “Relação Família/Escola: Uma parceria importante no processo de ensino e aprendizagem” é uma pequena contribuição para essa temática tão vasta, que a cada dia sofre modificações dependendo da realidade em que está sendo discutida.
Palavras-chave: Família, escola, educação infantil.
1. INTRODUÇÃO
Levando em consideração que cada um desempenha um papel muito importante e fundamental na sociedade, é preciso, portanto, que a família, seja ela a composição que tenha, cumpra os seus deveres, e que a escola faça valer sua proposta pedagógica como meta, para que ambos possam atingir seus objetivos pretendidos na formação de crianças e jovens adolescentes e adultos. O ideal, e primeiro passo para que isso aconteça, é estabelecer regras que fortalecerão essa parceria, permitindo que a aprendizagem dos filhos e alunos se efetive claramente através de seus desempenhos, tanto no lar quanto na escola.
A família e a escola devem manter sempre um bom diálogo, demonstrar companheirismo e interesse pelos mesmos objetivos, que visam garantir uma melhor aprendizagem ao aluno, seja ela na sua formação pessoal e/ou social, comprometendo alcançar o sucesso na aprendizagem e na formação do indivíduo. Por outro lado, compreende-se que a família precisa ser conhecida e valorizada no contexto escolar, buscando-se sua integração e envolvimento na formação e vida do estudante.
Podemos observar que a família é a base, a principal na formação e desenvolvimento da criança. A partir do nascimento, as crianças começam a receber a educação básica para viver em sociedade e exercer a sua cidadania, como: pedir licença, desculpas, agradecer, obedecer, por favor, dividir, compartilhar, respeitar os pais, os avós, os tios (as), os colegas e os mais velhos; aprendem a se comportar adequadamente, a esperar a sua vez, entre outros. A escola dará continuidade no processo educativo vindo da família, e introduzirá a formação acadêmica indispensável para a construção intelectual e profissional do indivíduo – caminhará lado a lado com a família, favorecendo e fortalecendo a formação de valores, através da parceria juntos.
A parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na faixa etária escolar. […] Afinal, por que até hoje em pleno século XXI a escola reclama da pouca ou insignificante participação da família na escola, na vida escolar de seus filhos? Seria uma confusão de papéis? Onde estaria escondido o ponto central desse dilema que se arrastam anos e anos? (GARCIA, 2006, p. 12).
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Desde os tempos grego-romanos a mulher vem ganhando espaço dentro da sociedade e conquistando cada vez mais a sua liberdade. A mulher era vista como a dona do lar e o homem como o poder da casa ,aquele que sai para trazer o sustento,enquanto a mulher cuida da casa e dos filhos.Porém com as grandes mudanças na sociedade e nas estruturas familiares esse conceito era quase inexistente.Hoje a mulher também sai de casa para ajudar no sustento da família, e acaba tendo uma rotina dupla de trabalho,fora e dentro de casa.
Com isso acaba ocasionando algumas conseqüências, uma delas é o tempo que os pais tiram com seus filhos, para ajudar com os afazeres da escola,com a participação deles dentro do local de ensino e também com as brincadeiras.
É necessário entender a função de escola e família na vida de uma criança ,começando pela família,pois é a família que proporciona o primeiro contato com o “outro” ,é na família que se tem os primeiros vínculos ,onde a criança passa a ter sua própria concepção de mundo,e desenvolve funções sociais e cognitivas.
A escola é destinada a educação formal, além de ensinar o conhecimento sistematizado .
A família e a escola apresentam tarefas distintas, porém devem ser complementares, parceiras, nas quais exerçam o papel essencial na formação do individuo.
Hoje, a aproximação da instituição educativa com a família incita-nos a repensar a especificidade de ambas no desenvolvimento infantil. São ainda muitos os discursos sobre o tema que tratam à família de modo contraditório, considerando – a ora como refugio da criança, ora como uma ameaça ao seu pleno desenvolvimento.
Sendo a família assim é a primeira educadora da criança, responsável pelos primeiros passos dado por ela, segundo Szymanzki (2003 p.22) “é na família que a criança encontra os primeiros “outros” e, por meio deles, aprende os modos de existir – seu mundo adquire significado e ela começa a constituir-se como sujeito”.
Isso não quer dizer que a escola não possa ensinar valores morais e sociais, mas a escola além desses ensinamentos possui outras especificidades como salienta Szymanzki (2003 p. 99);
“A educação é um processo que continua ao longo da vida, mas os pilares estão na educação da família e da escola” Andrea Ramal.(Pensador,2005).
A escola, entretanto, tem uma especificidade – a obrigação de ensinar (bem) conteúdos específicos de áreas do saber, escolhidos como sendo fundamentais para a instrução de novas gerações. O problema de as crianças aprenderem fração é da escola. Família nenhuma tem essa obrigação.
 Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina,ou , seja ,a família cabe oferecer a criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e a escola instruí-lo ,para que possam fazer frente as exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência.(OSORIO,1996,p,82).
Assim percebemos que as duas instituições possuem interesses comuns, mas cada uma com sua forma de educar. Desta maneira a família passa a participar da escola de diferentes maneiras, sendo até bem sutil como diz Szymanzki (2003 p.101);
.    
.    
Escola e família devem atuar juntas na desafiadora formação do aluno.Segundo a reportagem de Patrícia (2019,Redação Folha Vitoria)o dever da família vem a ser o constante interesse pela vida escolar ,não apenas na matéria do dia a dia ,mas em como foi seu dia na escola .Já o papel da escola vem a ser o de instruir o aluno,apoiar a família.Com essa indispensável união de ambas, o individuo passa a ter muito mais desempenho na vida escolar.
 “As famílias podem desenvolver práticas que venham a facilitar a aprendizagem na escolar (por exemplo: preparar para a alfabetização) e desenvolver hábitos coerentes com os exigidos pela escola (por exemplo: hábitos de conversação) ou não...”.
E é nesse sentido que a família passa a participar da escola, com pequenas intervenções no processo educacional da criança que gera grandes mudanças no seu comportamento e aprendizado.    
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para realizar esse trabalho foi utilizado encontros online, leituras de livros e artigos científicos, revistas, quadrinhos, estudo de gráficos e entrevistas com pais, alunos e coordenadores de escolas. Tão importante quanto o papel do professor na educação das crianças é o papel dos pais, afinal, são eles que estabelecem os primeiros ciclos de aprendizagem em casa. Por isso, é muito importante que exista essa consciência por parte dos responsáveis e que eles saibam qual é o dever da escola e o que compete a eles.
A cada dia que passa, percebe-se certa inversão de papéis, hoje as famílias confiam à educação formal de seus filhos desde muito cedo àescola. É claro que os pais tem consciência do seu papel, mas nem sempre acabam colocando isso em prática, muitas vezes por questão de tempo e a vida agitada que o ser humano vem levando.A escola cabe educar essas crianças para que elas tenham maturidade para pensar em alternativas, nos problemas que as gerações anteriores deixam como herança e nos novos desafios que serão enfrentados e para que isso aconteça, é preciso que família e escola caminhem juntas, cumprindo cada uma o seu papel tendo em vista que pais e professores têm que reconhecer seus papéis na educação das crianças, para que nenhuma instância esteja ausente de seus deveres como tem acontecido atualmente.
A sociedade precisa ter consciência de que o papel da escola não é transmitir conhecimentos da educação básica vinda da educação recebida em casa, isso é responsabilidade dos pais e da família. A instituição de ensino deve ensinar a criança detalhes relacionados à cidadania e os valores éticos, além de ajudar a criança a formar opinião e filosofias de vida. Na instituição se aprende o mundo e suas múltiplas linguagens. Nesta realiza-se uma caminhada acadêmica, a qual media novos caminhos para uma vida profissional.
A construção de relações dialógicas são alternativas viáveis que possibilitam transformar as relações de opressão por relações dialógicas que visam à humanização das pessoas na sala de aula, como alternativa possível para superar dificuldades do cotidiano. Assim, essa construção torna-se um desafio diante do contexto atual em que vivemos, já que muitas relações na sala de aula são construídas por relações de opressão, expressas por diferentes maneiras através de comportamentos, gestos, maneiras de ver o aluno em sala de aula, sobre o papel que o professor atribui acerca da educação, o papel do professor e suas responsabilidades enquanto um educador. O professor junto 
com seus alunos são os responsáveis por modificar estas relações de opressão no contexto diário da sala de aula, para um bem comum que proporcione uma educação humanizadora.
 Figura 1.
 
 Figura 2.
 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
É dentro do núcleo familiar que a criança constrói seus primeiros vínculos,a educação deve começar dentro de casa para que possa ter melhores resultados no trabalho pedagógico.A relação entre escola e família passam por profundas transformações ao longo do tempo,o que pode interferir na estrutura familiar e o processo nas escolas em relação ao aprendizado.É necessário que tenha uma compreensão da escola,de que, a maioria dos pais trabalham para manter o sustento dos seus ,por este motivo muitas vezes o que deveria ser visto como responsabilidade dos pais ,passa a ser da escola .Por conseguinte devemos ressaltar ,que a ausência dos pais no cotidiano escolar dos filhos pode dificultar e muito o aprendizado do individuo,levantando barreiras muito difíceis de derrubar sem o comprometimento de ambas as partes .
Contudo percebemos que escola e família devem andar lado a lado ,dividindo seus papéis e responsabilidades,mas também compreendendo um ao outro,para que assim o aluno tenha o crescimento almejado,com estrutura ,boa educação ,aprendizado social,cultural entre outros. É importante que os pais percebam um fato: não é a quantidade de tempo o que faz diferença crucial, mas sim a qualidade desse tempo, ou seja, de que forma foi aproveitado e quais foram os pontos positivos observados. Um simples gesto de perguntar como foi o dia da criança e de mostrar interesse é bom, pois o pequeno se sente valorizado. Um convite para dormirem juntos às vezes, ou lerem uma história juntos ou de brincar um pouco antes de sair para o trabalho ou de almoçar, faz diferença para o bom convívio entre pais e filhos.
Não é necessário que os pais se sintam culpados por não atender todas as vontades do seu filho, pois a criança estará crescendo de forma madura em casa, na escola, na interação com outras pessoas se sentir-se valorizada e amada no tempo disponível em cada momento da vida dela.
5. CONCLUSÃO
 A conclusão que chegamos no fim desse trabalho que é dever dos pais e da escola como um conjunto de saber para uma educação de qualidade. Claro que sempre terá o maior percentual sobre a educação dos seus filhos será os pais. Não importa o dia, a hora e se tem algo marcado, acompanhar os seus filhos na escola deveria ser uma prática constante, pois uma vez que a criança se sinta sozinha na escola, ela sofrerá consequências de depressão e abandono mais tarde, mexendo ainda mais com a sua consciência, fazendo-o passar por situações constrangedoras, como por exemplo a mãe que esquece de buscar a sua filha no colégio.
 
As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família”. (mario sergio cortella)
.
REFERÊNCIAS 
. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/relacao-familia-escola
https://blog.wpensar.com.br/comunicacao-escolar/importancia-da-relacao-entre-escola-e-familia-para-o-desenvolvimento-dos-alunos/#:~:text=%20Rela%C3%A7%C3%A3o%20entre%20escola%20e%20fam%C3%ADlia%3A%20dicas%20para,do%20filho.%20%C3%89%20preciso%20entender%20os...%20More%20
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/familia-escola-uma-relacao-promissora.htm
https://direcionalescolas.com.br/o-papel-da-familia-na-educacao-infantil/
https://direcionalescolas.com.br/o-papel-da-familia-na-educacao-infantil/	
https://oespacoeducar.com.br/2019/04/23/educacao-infantil-projeto-familia-completo-com-material-para-download/
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.

Continue navegando