Buscar

Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico: 
	R.A. 
	Curso: Graduação em Pedagogia
	 Disciplina: Psicologia do desenvolvimento da criança
	Valor da atividade: 3,50
	Prazo: 26/07/2021 até 27/08/2021
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso seja identificada cópia de colegas, ambos os trabalhos sofrerão decréscimo de nota;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT;
7. Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
8. Critérios de avaliação: Utilização do formulário padrão; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
Texto (mínimo de 30 e máximo de 40 linhas):
O TEMPO DA INFÂNCIA E A INFÂNCIA DOS NOSSOS TEMPOS
É notável que o nosso mundo está mudando muito no decorrer dos séculos por causa do uso descontrolado da tecnologia. Nessa nossa nova realidade encontramos muitas vezes adultos e infelizmente crianças que não conseguem mais se relacionar efetivamente com a outra pessoa. As telas se tornaram em muitas casas o médico, o amigo, a babá das crianças, o professor. 
Diante desse cenário é notável as mudanças sociais na atualidade, isso ocorre pelo fato das pessoas estarem somente de “corpo presente” na maioria das vezes, mais psicologicamente ausentes, um bom exemplo são os casais que saem para jantar, sentam frente a frente mais mal se olham, pois tem o olhar voltado para a tela do celular.
A internet, a tecnologia nos trouxeram inúmeros benefícios, quanto a isso não podemos discutir, porém esse acesso rápido e de uma maneira surpreendente nem sempre tem um lado positivo. Além disso as pessoas não temais tempo disponível, não se permite se quer apreciar a sua volta, pois a cada minuto tem a necessidade de responder uma mensagem, ver alguma notícia, trabalhar a cada segundo, minuto livre.
Com o surgimento da internet e com o seu uso desenfreado, nasceram novas palavras, novas formas de falar, dentre elas está a palavra visualização, que trás junto de si a urgência, a pressa. O ato de visualizar e não responder não é visto com bons olhos, se você visualiza tem quase a obrigação de responder quase que imediatamente.
Os pais também vem se modificando e entrando nessa nova era tecnológica. Muitas vezes não tem mais aquele aprendizado do dia a dia, do toque, do conhecer a criança, a tudo eles recorrem a internet, e se sentem na obrigação de seguir aquele padrão pré-determinado encontrado por exemplo no Dr. Google. As pessoas não tem mais aquela convivência do dia a dia. Os pais misturam o lazer com o trabalho não tem mais aquele momento de descanso e brincadeiras com os filhos, se sentem sempre na obrigação de estar disponíveis e acessíveis.
Com todo esse acesso a informação aplicativos chamativos, as crianças não estão aprendendo a se socializar, muitas vezes elas acham mais fácil o contato virtualmente, em muitos casos não sabem o que é compartilhar um brinquedo por exemplo, desconhecem as palavras que devem dizer ao outro pessoalmente, para chamar um coleguinha para brincar por exemplo. Essas crianças ficam paralisados diante dos aparelhos. É questionavam se realmente sabem falar ou somente sabem repetir palavras e sons que sem dos aplicativos usados pelos pais.
Diante disso concluímos que é de extrema importância o contato com o outro, o olho no olho, o sentir da pele. Para as crianças não é diferente é ouvindo o pai dizer que a comida é boa que ela se sente segura e tem vontade de experimentar. É com os pais dizendo que o brinquedo é bom é legal, que vais ser divertido que os pequenos encontra segurança para experimentar o novo.

Continue navegando